Nesta quarta-feira (29), a Imperatriz Leopoldinense surpreendeu ao anunciar que Rafa Kalimann não seria mais musa da escola de samba no Carnaval 2025. Ao portal Leo Dias, a agremiação revelou que a saída teria se dado por conta do descumprimento de compromissos por parte da influenciadora.
“Ela foi dispensada pela presidente por não comparecer aos compromissos da escola“, informou a assessoria da Imperatriz, em nota. Nas redes sociais, a agremiação agradeceu Kalimann e a desejou “sucesso em seus projetos futuros“.
A atriz se pronunciou em nota enviada ao hugogloss.com. A equipe de Rafa ressaltou o “carinho e respeito” da influencer pela Imperatriz e comentou o motivo apontado pela escola de samba sobre sua saída. A ausência de Kalimann em alguns dos ensaios teria se dado diante de compromissos profissionais fechados antes dela ser confirmada como musa.
“Rafa Kalimann tem enorme carinho e respeito pela Imperatriz Leopoldinense e pela comunidade da escola, que sempre a acolheu com tanto afeto. Em relação à sua ausência em alguns dos ensaios, esclarecemos que, devido a compromissos previamente assumidos antes da oficialização como musa, não foi possível estar presente em todas as ocasiões como esperado“, reconheceu.
“Ainda assim, Rafa participou sempre que sua agenda permitiu, com dedicação e respeito à escola. Rafa agradece imensamente pela parceria e deseja à Imperatriz todo o sucesso em sua trajetória brilhante“, concluiu a equipe.
A influenciadora era musa da Imperatriz desde 2023, quando foi anunciada no posto. Na época, ela declarou que se sentia apaixonada pela escola de samba. A atriz também desfilou no Carnaval do ano passado e esteve presente em alguns dos recentes ensaios.
Nas redes sociais, ainda durante a madrugada, Rafa já havia agradecido por todos os momentos vividos na escola de samba. Ela compartilhou um vídeo na quadra, em que aparece dançando com dezenas de membros da agremiação.
“Quero agradecer imensamente a Imperatriz Leopoldinense por todos os momentos especiais que vivi ao lado da escola. Foi uma honra fazer parte dessa história tão rica e emocionante, aprendendo e compartilhando tanto com a comunidade. Levo comigo memórias incríveis e um carinho enorme pela Imperatriz e por tudo que ela representa no Carnaval“, expressou.

Por fim, Kalimann também desejou sucesso para a escola de samba. “Desejo todo o sucesso do mundo à escola e que ela continue brilhando e encantando a todos com sua força e tradição. Com muita gratidão e amor, Rafa“, concluiu.
Confira:
Rafa Kalimann se pronuncia após ser dispensada da Imperatriz Leopoldinense pic.twitter.com/bWETyNET2V
— WWLBD
(@whatwouldlbdo) January 30, 2025
Polêmica nos ensaios
Em dezembro, ela se envolveu em uma polêmica nas redes sociais após ser acusada de cometer intolerância religiosa durante um dos desfiles da agremiação, em comemoração ao Dia Nacional do Samba. Para este ano, a Imperatriz terá como enredo “Ómi Tútu ao Olúfon – Água fresca para o senhor de Ifón”, que conta a história da saga de Oxalá ao reino de Oyó para visitar Xangô.
Evangélica, Kalimann acabou criticada depois que alguns internautas a acusaram de não cantar a palavra “Exu” em vídeo, que viralizou nas redes sociais. Ao hugogloss.com, a influenciadora desabafou sobre uma “distorção intencional” do trecho do desfile e detalhou os bastidores do caso.

“É possível me ver cantando o samba-enredo completo em muitos outros vídeos que eu e a escola compartilhamos, mas infelizmente acabou sendo replicado de maneira distorcida e intencional. Mais uma vez, sou alvo de ofensas e suposições feitas a partir de um pequeno trecho, um recorte que não mostra quem eu sou“, declarou.
“Sou cristã. E minha fé me ensina diariamente a importância de coexistir com diversas religiões. É uma honra poder desfilar na Imperatriz Leopoldinense e, junto a ela, contar a saga de Oxalá ao reino de Oyó para visitar Xangô, uma jornada linda que ensina valores profundos como humildade, resiliência, perdão e respeito mútuo. Eu canto o samba enredo inteiro da minha escola a plenos pulmões porque minha arte está a serviço de todas as histórias, sobretudo as que precisam ser contadas e que não são as minhas“, esclareceu a influenciadora.
Embora tenha sido bastante atacada, Kalimann apareceu cantando normalmente, em outros trechos, a palavra “Exu”. Ela refletiu sobre esses vídeos não ganharem a mesma tração na internet. Além disso, também esclareceu que em nenhum momento cogitou não desfilar pela Imperatriz Leopoldinense por conta do samba-enredo, e afirmou ser respeitosa com todas as crenças.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques