Um avião da Air Busan, com 169 passageiros e 7 tripulantes a bordo, foi evacuado de forma emergencial após um incêndio iniciar no Aeroporto Internacional de Gimhae, em Busan, na Coreia do Sul. O incidente ocorreu na noite de terça-feira (28), momentos antes do avião decolar para Hong Kong. De acordo com a mídia local, o fogo teria começado em uma bateria portátil que estava armazenada inadequadamente no compartimento de bagagem de mão.
A investigação preliminar indica que “um incêndio parece ter começado quando a bateria portátil de um passageiro, que estava armazenada no compartimento superior como bagagem de mão, foi comprimida”, conforme reportado pelo jornal JoongAng Ilbo. Uma fonte da Air Busan confimou a informação, explicando que o incêndio teve início no compartimento superior de bagagem de mão.
New photo shows Air Busan A321 fuselage completely destroyed by the fire that erupted in the tail of the aircraft at Busan Gimhae International Airport in South Korea while preparing to depart to Hong Kong.
Fire authorities say three people sustained non-life-threatening… pic.twitter.com/lUaDOcMm1E
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) January 28, 2025
O incêndio provocou ferimentos leves em sete pessoas, sendo que uma ainda permanece hospitalizada. As autoridades locais, incluindo a polícia, estão investigando quem poderá ser responsabilizado pelo acidente e se há necessidade de revisar os regulamentos sobre bagagem de mão e as instalações elétricas dentro das aeronaves.
As chamas consumiram quase metade da fuselagem do avião, embora as asas e os motores não tenham sido afetados, segundo relatórios. Um passageiro descreveu o cenário como “caótico e assustador”, relatando à agência de notícias Yonhap que fumaça preta saiu do compartimento de bagagem, localizado acima dos passageiros da última fileira, antes da evacuação ser iniciada.
Ongoing ! An Air Busan Airbus A321 aircraft caught fire at Gimhae International Airport (PUS).
At around 10:30pm local time on the 28th, a fire broke out in the tail section of an Air Busan plane bound for Hong Kong at Gimhae Airport.
It was reported that all 170 passengers… pic.twitter.com/pa1CwaUEj6
— FL360aero (@fl360aero) January 28, 2025
Durante a evacuação, um passageiro sentado perto da saída de emergência abriu a porta, e o comissário de bordo abriu a saída oposta, permitindo que outros passageiros começassem a evacuar, detalhou a fonte ao JoongAng Ilbo. As autoridades do Ministério dos Transportes da Coreia do Sul indicaram que a investigação sobre as causas do incêndio ainda está em andamento e que ainda não há um prazo definido para a divulgação dos resultados.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques