Um avião de pequeno porte caiu e explodiu no município de Prado, extremo sul da Bahia, na segunda-feira, (1o), deixando uma pessoa morta e outra ferida. A vítima era o empresário Fredy Tanos, proprietário do laboratório Laboranálise, no centro de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Já o sobrevivente é Mário Gontijo, empresário do mesmo ramo e que pilotava a aeronave. Ele foi encaminhado para o atendimento médico de emergência.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), Fredy ficou preso às ferragens e teve o corpo carbonizado. Ele foi removido por agentes da Brigada de Emergência Voluntária de Cumuruxatiba e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por análises.
Mário, por sua vez, foi socorrido lúcido pelo pelotão de Teixeira de Freitas (BA), e encaminhado de helicóptero ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Porto Seguro. Segundo a corporação, o homem é proprietário do avião, de modelo MC-01, fabricado pela brasileira Montaer. Ele também é ex-secretário municipal de Saúde de Eunápolis (BA), na região ao sul do estado.
Conforme o site Estado de Minas, registros mostraram que a aeronave voava baixo na hora do acidente. A causa da tragédia, no entanto, ainda é desconhecida. Ao veículo, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que agentes do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Cenipa com sede em Recife (PE), foram acionados para investigar o caso.
Veja o local do acidente:
Avião de pequeno porte cai na Bahia; uma pessoa morreu e outra ficou ferida pic.twitter.com/pZJGCXPbiZ
— Diario de Pernambuco (@DiarioPE) February 11, 2025
“Durante a Ação Inicial, são aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e pelo levantamento de outras informações necessárias à investigação”, explicou o órgão em nota.
À Folha de S. Paulo, uma testemunha relatou o que teria acontecido. “Ele veio naquela direção ali. Eu estava ‘trampando’ ali, eu vi o avião passando baixinho nos pés de coco”, descreveu. Outras disseram que moradores locais ofereceram os primeiros socorros.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques