Após três dias de buscas, a Polícia Civil localizou Thaila Jacinto Alves da Silva, de 18 anos, que estava desaparecida desde a manhã da última segunda-feira (17). A jovem, que saiu de casa para ir à escola e não retornou, foi encontrada na noite de quinta-feira (20) em um ônibus que seguia pela BR-101, em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com a investigação, ela havia viajado sozinha ao Rio de Janeiro e estava retornando ao estado.
O chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, confirmou que a abordagem ocorreu durante o trajeto de volta da estudante. “Localizamos ela no Rio de Janeiro e depois a interceptamos no ônibus, voltando, na estrada. Abordaram ela em Torres e trouxeram para Porto Alegre”, afirmou Sodré.
A estudante, moradora da zona sul de Porto Alegre, deveria ter embarcado em dois ônibus para chegar à escola, localizada no bairro Azenha, mas nunca chegou ao destino. Por volta das 14h daquele dia, sua mãe, Juliana Jacinto da Silva, percebeu que algo estava errado ao notar que a filha não respondia às mensagens e não postava nada nas redes sociais. “Ela posta tudo: o que come, com quem está. Já causou uma estranheza”, disse a mãe.
Diante da falta de contato, a família registrou o desaparecimento e o caso passou a ser investigado pela Delegacia de Pessoas Desaparecidas. A polícia analisou imagens das câmeras de segurança dos ônibus e ouviu familiares, amigos e conhecidos para tentar reconstruir os passos da jovem.
O pai de Thaila, Ricardo Alexandre Alves, chegou a levantar a hipótese de que a filha poderia ter sido induzida a sair da cidade. “Não sei se neste momento ela foi abordada, se ela foi induzida, se ela foi por vontade própria. Eu preciso que me ajudem”, declarou.
Durante a investigação, a polícia descobriu que Thaila embarcou voluntariamente em um ônibus com destino ao Rio de Janeiro. Após passar alguns dias na cidade, ela desistiu da viagem e decidiu retornar ao Rio Grande do Sul. Quando o ônibus em que estava foi identificado, as autoridades realizaram a abordagem e confirmaram sua identidade. Em um vídeo, ela explica o que aconteceu e ainda reencontra com a mãe. Veja:
A estudante contou aos policiais que viajou sozinha em busca de trabalho, mas não conseguiu seguir com o plano e resolveu voltar. Segundo as autoridades, ela pagou as passagens por conta própria e não havia sinais de coação ou envolvimento de terceiros em seu desaparecimento.
Thaila também relatou que não se alimentava há dois dias. Por isso, após ser localizada, foi encaminhada para atendimento médico em Torres antes de reencontrar seus familiares em Porto Alegre. A Delegacia de Pessoas Desaparecidas afirmou que a família foi orientada sobre a situação e que o caso foi encerrado.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques