Diretor de “Anora”, grande vencedor do Oscar, é acusado de plágio: “Nem mudou o nome”

Diretor de “Anora”, grande vencedor do Oscar, é acusado de plágio: “Nem mudou o nome”

O diretor Sean Baker, responsável por “Anora“, grande vencedor do Oscar 2025, foi acusado de plágio nas redes sociais. O filme, que conquistou cinco estatuetas, incluindo “Melhor Filme”, “Melhor Direção”, “Melhor Roteiro Original”, “Melhor Montagem” e “Melhor Atriz” para Mikey Madison, estaria diretamente baseado em um projeto chamado “The Skill Set”, desenvolvido em 2016 pela roteirista Alana Massey. As acusações vieram à tona após uma série de publicações feitas pela atriz Emily Warfield, e rapidamente ganharam repercussão.

Warfield afirmou que “The Skill Set” era uma produção independente que abordava “amizades, vinganças e trabalho sexual” e que seu roteiro foi compartilhado com Baker em 2016 para pedir sua opinião e conselhos. “Baker roubou os personagens, o cenário, os temas e o tom de uma pequena produção feita por trabalhadoras do sexo da qual participei em 2015, e que foi compartilhada com ele em 2016 para pedir seu conselho”, declarou Warfield.

Segundo Warfield, o projeto contava com um piloto gravado, que serviria para captação de recursos. No entanto, a produção nunca conseguiu financiamento suficiente para seguir adiante. Ela alega que Baker teria se apropriado das ideias principais da obra para desenvolver “Anora”, sem dar créditos a ninguém envolvido no projeto original. “Não mudar o nome da Annie ou a aparência dos personagens principais é tão audacioso e desnecessário, ele só faria isso se realmente achasse que a gente não era nada”, escreveu Warfield.

Okay. I was already having a fucking week, but I finally made myself watch Anora, and I can’t sit on this anymore:

Baker stole the characters, setting, themes, and tone from a tiny sex worker-made production I was in in 2015, and which was shared with him in 2016 *to solicit his advice*.

[image or embed]

— EDW, Defiant Jazz Era (@emilydwarfield.bsky.social) March 5, 2025 at 3:11 AM

A diretora Cheyenne Picardo, que também participou do desenvolvimento de “The Skill Set”, se manifestou em apoio às declarações de Warfield. “A pessoa que viveu a experiência, filmou um piloto, tentou vender esse piloto e ainda compartilhou o piloto no Twitter, provavelmente merece alguma coisa”, afirmou. Picardo acrescentou que há evidências públicas de que Massey e Baker tiveram contato direto e discutiram a produção, além de conversarem sobre trabalho sexual e sua representação na mídia. “Se roubam de um de nós, vão continuar roubando”, concluiu a diretora.

Continua depois da Publicidade

Well since this is blowing up: check out the proof of concept trailer. It is *very* 2015 but you can tell how much funnier and cooler ours would’ve been with the right institutional backing vimeo.com/196761252

[image or embed]

— EDW, Defiant Jazz Era (@emilydwarfield.bsky.social) March 5, 2025 at 5:02 AM

Ainda segundo Picardo, Massey e Baker tiveram uma comunicação extensa na época, com trocas de mensagens e conversas sobre o projeto. A diretora, no entanto, ressaltou que Baker é conhecido por apoiar outros diretores e, por isso, a denúncia foi surpreendente. “A reputação dele em ajudar outros diretores é geralmente boa. Então, isso é um choque”, afirmou.

Até o momento, Alana Massey, criadora do projeto supostamente plagiado, não confirmou a veracidade das acusações, mas registros de 2016 mostram que ela divulgou o piloto de “The Skill Set” e chegou a anunciar que passaria grande parte de 2017 tentando concretizar o projeto. Sean Baker a produção de “Anora” também não se pronunciaram.



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *