A insatisfação com a demora da Justiça levou um advogado de Recife a um protesto inusitado. Após cinco anos aguardando o julgamento de um recurso, Délio Fortes Lins e Silva, 72, decidiu anexar a imagem de um bolo de aniversário em uma petição encaminhada ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O documento, protocolado em 25 de fevereiro, foi direcionado ao desembargador Alberto Nogueira Virgínio, relator do caso, e “comemora” os cinco anos de espera pela decisão.
No texto, Délio enfatizou o longo período transcorrido desde a distribuição do recurso. “Cinco anos, 60 meses, 1.825 dias. É muito tempo para um magistrado julgar um mero recurso sem qualquer complexidade jurídica”, escreveu.
O advogado não poupou críticas à demora do magistrado. “O autor nunca teve a pretensão de ser um desembargador. Uma coisa é certa: se tivesse sido, teria vergonha por demorar cinco anos para julgar um recurso de tamanha simplicidade”, afirmou. Ele ainda previu que seu pedido será rejeitado, mas cobrou rapidez: “Que o faça, mas faça logo. Não demore, Excelência, mais cinco anos para fazê-lo”.
Como forma de ilustrar sua indignação, Délio encerrou a petição com uma provocação direta ao desembargador: “Fique certo, Excelência, que o autor, a cada ano que passa, estará sempre lembrando do eminente Magistrado, festejando e batendo palmas em Vosso louvor. Que Deus ilumine o caminho vagaroso da inércia”. Logo abaixo, anexou a imagem do bolo de chocolate decorado com morangos e cinco velas, simbolizando o tempo de espera.

A movimentação do processo no TJPE começou em maio de 2018, e a última atualização ocorreu apenas em fevereiro de 2025, quando o caso foi enviado para o atual relator. O tribunal não se pronunciou sobre a petição e, de acordo com a CNN, alegou que, em respeito à Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), magistrados não podem comentar processos em tramitação.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques