Hamdan Ballal, palestino e vencedor do Oscar 2025 pelo documentário “Sem Chão”, foi atacado por colonos israelenses e detido por militares das Forças de Defesa de Israel na Cisjordânia, conforme divulgado pelo jornal israelense Haaretz. O linchamento ocorreu nesta segunda-feira (24), nas proximidades de Susya.
Segundo Yuval Abraha, jornalista israelense e também diretor do documentário premiado, que compartilhou um relato em seu perfil no X, Hamdan foi socorrido e colocado em uma ambulância após ser espancado por colonos, sofrendo ferimentos na cabeça e no estômago. Contudo, ele foi retirado da ambulância por militares israelenses enquanto recebia atendimento.
“Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Ballal, co-diretor do nosso filme ‘Sem Chão’. Eles o espancaram, e ele está com ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Não há sinal dele desde então“, escreveu Abraha.
A group of settlers just lynched Hamdan Ballal, co director of our film no other land. They beat him and he has injuries in his head and stomach, bleeding. Soldiers invaded the ambulance he called, and took him. No sign of him since.
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) March 24, 2025
A Associated Press informou que testemunhas relataram que entre 10 a 20 colonos mascarados atacaram Ballal e outros ativistas judeus com pedras e bastões, além de danificarem os vidros e pneus dos veículos. “Não sabemos onde Hamdan está porque ele foi levado vendado”, declarou Josh Kimelman, um dos ativistas que estavam no lugar, à AP.
Abraha também compartilhou um vídeo do momento do ataque. Ele comparou os colonos a um grupo da Ku Klux Klan e registrou o instante em que uma pedra quebrou a câmera que filmava a cena.
“O grupo de colonos armados e mascarados, semelhantes ao KKK, que lincharam o diretor de ‘Sem Chão’, Hamdan Ballal (ainda desaparecido), capturado aqui em vídeo“, relatou ele.
The group of armed KKK-like masked settlers that lynched No Other Land director Hamdan Ballal (still missing), caught here on camera. pic.twitter.com/kFGFxSEanY
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) March 24, 2025
Segundo o g1, as Forças de Defesa de Israel não deram detalhes, mas afirmaram que estão investigando a situação.
Sem Chão (No Other Land) é um documentário de 2024 que segue Basel Adra, um palestino que documenta, ao longo de cinco anos, a destruição de sua comunidade, Masafer Yatta, na Cisjordânia, pelas forças militares israelenses. Durante sua jornada, ele se alia a Yuval Abraha, formando uma parceria improvável. Rachel Szor, israelense, e Hamdan Ballal também são co-diretores do projeto.

Ao subirem ao palco para receber o Oscar, os quatro fizeram um importante discurso sobre a situação da Palestina: “Apelamos ao mundo para que tome medidas sérias para pôr fim à injustiça e à limpeza étnica do povo palestino“.
Discurso do diretor de “No Other Land”, Basel Adra, após ganhar a estatueta por “Melhor Documentário”:
“Apelamos ao mundo para que tome medidas sérias para pôr fim à injustiça e à limpeza étnica do povo palestino”. #Oscars2025
— Hugo Gloss (@HugoGloss) March 3, 2025
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques