A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a interdição da pasta de dente Colgate Total Clean Mint. A decisão foi tomada após a empresa entrar com recurso. Com isso, o produto poderá voltar a ser comercializado. No entanto, o órgão emitiu um alerta sanitário orientando os usuários a notificarem qualquer reação adversa.
“A recomendação do alerta é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente, é importante procurar um profissional de saúde“, declarou a agência, em nota.
A Anvisa destacou ainda que “este alerta se aplica a todos os cremes dentais que contenham o fluoreto de estanho em sua formulação“, e que os casos de reações adversas podem ser notificados no sistema “Notivisa”. Enquanto isso, o processo segue em tramitação interna do órgão.
A interdição havia sido determinada na quinta-feira (27) e foi publicada no Diário Oficial da União, após relatos de consumidores que apresentaram sintomas como inchaço nos lábios e amígdalas, ardência, dormência, boca seca e irritação nas gengivas. A pasta — uma nova versão da Colgate Total 12 — passou recentemente por reformulação, na qual o fluoreto de sódio foi substituído por fluoreto de estanho.
De acordo com a Anvisa, foram registradas oito notificações envolvendo 13 eventos adversos. Uma das consumidoras afetadas foi Denise Correia Santiago, de Santos, no litoral paulista, conforme informações do g1. Ela divulgou imagens que mostram o inchaço nos lábios e contou ao portal que sentiu o produto mais forte já no primeiro uso. Após cinco dias, começou a apresentar sintomas mais intensos, como vermelhidão e queimaduras.

No mesmo dia da interdição, a Colgate-Palmolive divulgou uma nota afirmando que a nova fórmula passou por mais de 10 anos de testes rigorosos e é segura para uso. A empresa reconheceu, no entanto, que algumas pessoas podem apresentar sensibilidade. Um canal de atendimento foi disponibilizado aos consumidores. Após a suspensão, a companhia emitiu uma nova nota reforçando esses pontos e esclarecendo a decisão da Anvisa.
Confira a nota na íntegra:
“A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores“.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques