Um homem foi repreendido por uma juíza em Nova York, nos EUA, após apresentar, durante uma audiência, um advogado gerado por inteligência artificial (IA). O caso aconteceu no dia 26 de março. Jerome Dewald, que movia uma ação trabalhista, criou um avatar digital para argumentar suas apelações.
“O recorrente enviou um vídeo para sua argumentação. Ok. Vamos ouvir esse vídeo agora“, iniciou a juíza Sallie Manzanet-Daniels, antes de se deparar com um avatar de um homem jovem, sorridente e vestido de forma adequada para audiência.
“Que o tribunal me permita falar“, começou ele. “Venho aqui humildemente para apresentar meu argumento diante de um painel de cinco juízes…“, disse o bot, antes de ser prontamente interrompido por Sallie. A magistrada questionou se o que aparecia no vídeo era o advogado, e Jerome explicou: “Fui eu que gerei isso. Essa pessoa não é real“.
A juíza não aprovou a iniciativa e repreendeu Jerome, além de pedir que ele encerrasse a transmissão. “Ok. Teria sido bom saber disso quando você fez a solicitação. Você não me informou, senhor. Eu recebi a solicitação e você já compareceu perante este tribunal e conseguiu testemunhar verbalmente no passado. Você já foi até o escritório do meu assistente e teve conversas presenciais com nossa equipe por mais de 30 minutos. Ok. Eu não gosto de ser enganada“, afirmou.

Segundo divulgado pela AFP, Dewald resolveu se desculpar com o tribunal por meio de uma carta, afirmando que não teve a intenção de enganar ninguém. Ele explicou que não tem advogados e, por isso, decidiu criar um avatar para apresentar seus argumentos de forma mais clara, sem erros ou hesitações.
Em entrevista à agência, ele contou que chegou a pedir permissão para usar um vídeo pré-gravado. Tentou criar uma réplica digital de si mesmo, mas não conseguiu — e optou por usar o avatar que foi apresentado na sessão. “O tribunal ficou realmente irritado com isso. Eles me deram uma bronca daquelas“, relembrou ele.
Apesar do esporro, o processo movido por Jerome ainda segue tramitando na Justiça. A sessão foi gravada e o vídeo mostra todo o ocorrido.
Confira:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques