Ratos na cozinha e um chef francês: seria esse um live-action de “Ratatouille”? Erick Jacquin se surpreendeu, mais uma vez, durante um episódio da quarta temporada de “Pesadelo na Cozinha”. No nono programa, exibido nesta terça-feira (8) na Band, o chef se deparou com um restaurante infestado de baratas e com um verdadeiro cemitério de ratos dentro do forno.
Jacquin foi chamado por Celestino, proprietário do restaurante luso-brasileiro “Dona Emília”, localizado em Santa Ifigênia, região central de São Paulo, para ajudá-lo a salvar o negócio. Ao chegar, o jurado do MasterChef criticou a quantidade de objetos sem uso acumulados no local, chegando a comparar o ambiente com um museu.
Apesar de elogiar a agilidade da equipe na cozinha e aprovar alguns pratos, o choque maior veio ao conhecer a área onde os alimentos eram preparados. O local estava tomado pela sujeira: gordura em excesso por todos os lados e vários eletrodomésticos quebrados, além da falta de alguns.
“É um filme de terror, nojento. Nunca vi um restaurante sem geladeira na minha vida”, esbravejou o chef. “Eles são rápidos, só que são péssimos. Parece que estou dentro de uma fritadeira, de tanta gordura que tem nas paredes e nos móveis”, declarou.
Mas foi o forno combinado — equipamento avaliado em cerca de R$ 100 mil — que acabou ganhando o protagonismo do episódio. O aparelho estava há cinco anos parado por estar quebrado, e o chef decidiu chamar um especialista para avaliá-lo.
Ao abrir a parte elétrica do forno, o técnico se deparou com uma cena assustadora: diversos roedores mortos e fezes espalhadas.
“Aqui não está sendo somente um forno, está sendo um abrigo. É uma família de ratos”, revelou o eletricista. “Ele [rato] comeu alguns componentes, comeu chicote, mangueiras…”, concluiu enquanto as imagens mostravam os restos dos animais.

Ao receber a notícia, Jacquin apontou a falta de higiene como reflexo direto da situação e tomou uma decisão imediata para proteger os clientes. “Você não cuida deste restaurante. Vamos fechar o restaurante”, afirmou o chef.
Ele então se dirigiu ao salão e avisou aos consumidores que aguardavam seus pedidos: “Eu vou fechar o restaurante agora, porque esse restaurante é muito perigoso. Ninguém cuida, ninguém limpa, ninguém lava. Eu descobri umas coisas que vocês nem imaginam. Eu não posso nem contar para vocês”.
O chef então pega uma placa com os dizeres “Perigo. Afaste-se” e anuncia: “É um perigo aqui, tem que se afastar”. Os clientes deixam o local, e Jacquin retorna à cozinha onde dá mais uma bronca no proprietário.
Assista:
Jacquin fechou um restaurante que tinha um CEMITÉRIO DE RATOS DENTRO DO FORNO.
A gente não tem noção de onde tá comendo. pic.twitter.com/GGNz05ikvr
— Rocco 🌵 (@tricolor277) April 6, 2025
Depois, o restaurante passou pela reforma oferecida pelo programa e recebeu uma limpeza. O forno também foi consertado e retornou à cozinha. O episódio completo pode ser assistido na plataforma de streaming Max.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques