O empresário Ronaldo Garbin morreu no último sábado (24), aos 42 anos. Ele ficou conhecido por atuar nos salvamentos durante as enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.
Especialista em resgates e guia de rafting – prática de descida em corredeiras com botes infláveis -, o empresário se uniu às forças de segurança para auxiliar moradores da região serrana do estado que ficaram ilhados.
De acordo com informações da TV Globo, Garbin estava internado na UTI de um hospital em Caxias do Sul, onde tratava de um quadro de leucemia. Ele aguardava por doações de sangue e plaquetas.
Uma mobilização regional buscou atender à necessidade com 60 doadores. Nos últimos dias, amigos e familiares organizaram uma ampla campanha nas redes sociais.

O velório ocorreu neste domingo (25), na Capela São José, de Bento Gonçalves. Uma cerimônia de cremação foi realizada horas depois, no Memorial Crematório São José, em Caxias do Sul.
Nas redes, amigos e familiares honraram a atitude heroica de Garbin. “Em maio de 2024, quando as enchentes devastaram o Rio Grande do Sul, Ronaldo Garbin não pensou duas vezes. Usou seus botes de rafting e, com coração e coração, salvou dezenas de pessoas em áreas onde nem o exército conseguiu chegar“, destacou um amigo próximo.
A namorada de Garbin também lamentou a morte. “Hoje eu descobri a maior dor da vida, o silêncio e a ausência já gritam dentro de mim. Garba, eu sempre caminharei ao teu lado, obrigada por me ensinar o amor de verdade! A vida ao teu lado foi linda! Meu protetor, meu herói, meu amor e agora meu anjo“, escreveu.
Em nota, a Prefeitura de Santa Tereza, município vizinho a Bento Gonçalves, onde ele residia, manifestou “profundo pesar pelo falecimento“. “Ronaldo teve atuação que fez a diferença nos momentos mais difíceis enfrentados pelos municípios durante as enchentes de maio de 2024. Sua dedicação, empatia e disposição para ajudar comunidades inteiras serão sempre lembradas. Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a todos que, assim como nós, reconhecem a importância do legado que ele deixa“, declarou.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques