A Apple anunciou nesta segunda-feira (9), durante a WWDC25, sua conferência anual para desenvolvedores, o iOS 26: nova versão do sistema operacional, que chega com um visual completamente repaginado. De acordo com informações da MacMagazine, a partir de agora o sistema passará a adotar o ano vigente em vez da numeração tradicional para identificar suas versões.
Entre as principais novidades, o destaque vai para o chamado Liquid Glass, que traz uma aparência translúcida e dinâmica para toda a interface do sistema, começando pela tela de bloqueio. Em vez de escurecer completamente, a tela agora exibe elementos semitransparentes que se adaptam ao papel de parede escolhido pelo usuário, incluindo um efeito 3D que reage ao movimento do iPhone.

O redesenho também se estende a vários aplicativos nativos. Além de novos ícones, apps como Câmera, Safari, Apple Music, Apple News e Apple Podcasts passaram por mudanças visuais significativas.

Novo design
No app Câmera, o novo visual dá mais destaque ao que está sendo capturado, com um layout mais limpo e intuitivo. As funções como flash, temporizador, proporções e outras opções agora aparecem organizadas em um menu na parte inferior da tela.

O iMessage também foi aprimorado e recebe novos recursos com o iOS 26, como planos de fundo personalizados para conversas, enquetes em grupo, envio de Apple Cash em grupos, indicadores de digitação em conversas coletivas e filtros de mensagens.

Já o Safari passou por uma transformação mais significativa: agora, as páginas são renderizadas da borda superior à inferior da tela, enquanto elementos como a barra de endereço flutuam sobre o conteúdo com um efeito translúcido. A proposta é tornar a navegação mais imersiva e visualmente limpa.

Já o Apple Music, o Apple News e o Apple Podcasts receberam uma mudança mais sutil, mas ganharam uma nova barra de abas flutuante que se adapta dinamicamente conforme o usuário navega pelos apps, podendo se posicionar ao centro ou nas extremidades da tela. O Apple Music também ganha outras novidades, como tradução de letras, pronúncia de letras, AutoMix e Pins de Música.
Por fim, a Apple anunciou um novo conjunto de APIs para que desenvolvedores possam incorporar o visual Liquid Glass em seus próprios aplicativos, contribuindo para uma experiência mais coesa e elegante em todo o sistema, inclusive com apps de terceiros.
iOS 26 – “Liquid Glass” #Apple #WWDC2025 #WWDC25 #IOS26 pic.twitter.com/ucyXeuyToS
— AC (@ACinPhilly) June 9, 2025
O iOS 26 será compatível com modelos a partir do iPhone SE (2ª geração) até o iPhone 16e, incluindo futuros lançamentos da marca.
Confira a lista completa de aparelhos compatíveis:

As mudanças visuais e funcionais do novo sistema também se estendem a outros dispositivos da marca, como a Apple TV, o macOS Tahoe, o Apple Watch e os iPads. No caso dos iPads, o iPadOS 26 traz novidades como: Gerenciador de janelas renovado (new window management); Nova barra de menu superior; Opção de adicionar arquivos diretamente ao dock; Chegada do app Preview, similar ao disponível no Mac e outros recursos que aprimoram a experiência multitarefa.



Apple Intelligence
Alvo de críticas desde o lançamento no ano passado, a inteligência artificial da Apple também foi aprimorada e agora conta com novos recursos.
Durante a conferência, a empresa anunciou o Live Translation, um sistema de tradução em tempo real que funcionará no iMessage, FaceTime e no app Telefone. A funcionalidade traduz texto e áudio instantaneamente, permitindo que pessoas que falam idiomas diferentes se comuniquem com mais facilidade.
Segundo a Apple, os modelos de IA usados para essa função rodam localmente no próprio iPhone, o que garante mais segurança e privacidade às conversas.

Outra novidade é a inteligência visual (visual intelligence), capaz de analisar o que está na tela do usuário e oferecer assistência contextual, como identificar um produto em uma imagem e sugerir links para comprá-lo online. Caso o usuário ainda tenha dúvidas, será possível fazer perguntas diretamente ao ChatGPT ou iniciar uma busca no Google e em outros aplicativos compatíveis.
O iOS 26 estará disponível em versão beta para desenvolvedores a partir de hoje (9), e será liberado para todos os usuários no segundo semestre.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques