O príncipe Harry usará seu uniforme militar quando participar de uma vigília especial para a rainha Elizabeth II no sábado (17), segundo informações do portal Page Six. O neto da de Elizabeth II tinha sido inicialmente proibido pelo Palácio de Buckingham de usar o seu uniforme militar no funeral da monarca.
Uma fonte próxima à família real britânica afirmou que não foi Harry quem solicitou a mudança. “Ele estava simplesmente preparado para usar o que sua avó planejou. Ele está focado em honrá-la e é isso. Se eles quiserem ele de uniforme, não tenho razão para pensar que ele não vai obedecer”, disse o insider.
Ao portal Daily Mirror, uma outra fonte complementou a informação, apontando que aquela era uma “situação ridícula“, em primeiro lugar. “O duque de Sussex serviu ao seu país e é um membro altamente respeitado das forças armadas por tudo o que fez pelos veteranos. É importante que todos os netos da rainha se sintam bem-vindos e confortáveis enquanto lamentam sua amada avó juntos”, afirmou.
No sábado (17), os oito netos da rainha, incluindo os príncipes William e Harry, farão uma vigília de 15 minutos ao lado do caixão da avó, que faleceu na última quinta-feira (8). As princesas Beatrice e Eugenie, Zara e Peter Philips e Lady Louise e James, o visconde Severn, também participarão da homenagem, que será realizada no Westminster Hall.
Ainda não foi confirmado, no entanto, se Harry poderá usar seu uniforme militar para o funeral oficial de Elizabeth II, que ocorrerá na próxima segunda-feira (19), na Capela de St. George, do Castelo de Windsor. O duque de Sussex foi proibido de usar o seu traje oficial no início desta semana e, originalmente, só poderia usar o seu terno matinal para os eventos funerários da rainha.
Na terça-feira (13), o príncipe se manifestou sobre a situação, por meio de um representante. “O príncipe Harry, duque de Sussex, usará um traje matinal durante os eventos em homenagem à sua avó. Sua década de serviço militar não é determinada pelo uniforme que ele usa e pedimos respeitosamente que o foco permaneça na vida e no legado de sua majestade, a rainha Elizabeth II”, disse o comunicado.
Além de Harry, o seu outro tio desonrado, príncipe Andrew, também foi impedido de usar seu uniforme militar para o funeral da monarca. O duque de Sussex, de 38 anos, foi destituído de seus títulos militares quando revogou as suas funções reais em 2020 e se mudou para a Califórnia com a esposa, Meghan Markle. Já Andrew foi forçado a abandonar a vida pública em 2019, após conceder uma entrevista polêmica à BBC, na qual defendeu sua amizade com o criminoso sexual Jeffrey Epstein e alegou nunca ter conhecido Virginia Giuffre, a mulher que o acusou de abuso sexual.
Siga o Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossas notícias!