Uma das imagens de pornografia infantil encontrada com José Dumont levantou nova suspeita da polícia. Nesta semana, o relatório do Núcleo de Combate ao Uso e à Exploração Sexual Infantil apontou que pelo menos uma das fotos pode ter sido feita com a câmera do celular do ator. Ele foi preso em flagrante em 15 de setembro, e também é investigado por pedofilia e estupro de vulnerável.
Entre celular e computador, os policiais da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima localizaram cerca de 240 registros armazenados. Alguns dos arquivos mostram cenas de sexo entre crianças de 8 a 11 anos, além de fotos de bebês. No entanto, os eletrônicos ainda devem passar por uma perícia nos próximos dias. O objetivo da nova análise, segundo o jornal Extra, é descobrir se existem mais registros ocultos.
Após a prisão, Dumont se defendeu das acusações. À polícia, ele argumentou que as imagens faziam parte de uma espécie de “laboratório de trabalho”. Em depoimento prestado às autoridades, o ator alegou que os vídeos eram um “estudo para a futura realização de um trabalho acerca do tema, sem tabus ou filtros“. O artista ainda afirmou que conseguiu as imagens “na internet” e negou a participação ativa em sua produção e captação.
Na segunda-feira (19), o Ministério Público da Paraíba também anunciou que solicitou a retomada das investigações que apuram uma denúncia de estupro de vulnerável contra José Dumont. Preso no Rio de Janeiro, a previsão é que o artista seja ouvido por videoconferência, dentro de 30 dias.
De acordo com o jornal O Globo, o inquérito estava parado desde 2013, por tentativas falhas de encontrar o ator para depoimento. Segundo o MP, desta vez ,foi solicitado à polícia que as vítimas do suposto crime sejam identificadas e ouvidas.
O caso ficou público quando duas mulheres procuraram as autoridades para denunciar que Dumont levava crianças para seu apartamento, no município de Cabedelo. As testemunhas chegaram a ser ouvidas, além de uma terceira pessoa que confirmou que menores frequentavam o local. No entanto, as crianças não foram localizadas. Na época, a investigação não encontrou indícios suficientes de crime e o ator não foi denunciado pelo Ministério Público.
A prisão
José Dumont foi preso durante uma ação da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima. Além do flagrante, a polícia apura um suposto envolvimento do ator, de 72 anos, com uma criança de 12 anos. De acordo com as informações das autoridades, Dumont teria oferecido ajuda financeira para um fã e, a partir disso, iniciado uma troca de beijos e carícias íntimas com o adolescente.
Câmeras de segurança teriam registrado essa aproximação e os contatos íntimos, cujas imagens teriam sido usadas como base para a abertura de um inquérito. Já na quinta-feira (15), os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do ator. No local, os policiais encontraram imagens e vídeos de sexo envolvendo crianças – o que culminou na prisão de Dumont em flagrante.
Em nota ao hugogloss.com, a Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou a investigação. “De acordo com a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), o autor foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de imagens de sexo envolvendo crianças. A investigação está sob sigilo”, disse a corporação.
Siga o Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossas notícias!