Cosméticos de rosto podem ser passados na área dos olhos? Confira!

Cosméticos de rosto podem ser passados na área dos olhos? Confira!

Uma das perguntas que mais recebo no Instagram do CDD é se dá para aplicar cosméticos faciais na área dos olhos. Será que tem problema? Pensando nisso, tirei várias dúvidas com a dermatologista Marina Hayashida para criar esse conteúdo. Se quiser saber vendo em vídeo, é só dar play aqui embaixo. Se preferir ler, logo adiante tem uma entrevista completa com a médica!

Cosméticos faciais na área dos olhos: em vídeo

Entrevista com a Dra. Marina na íntegra!

Cosméticos de rosto podem ser passados na área dos olhos? Confira!

Foto: Alexandru Zdrobau/Unsplash

Qual a diferença entre a pele do rosto e a pele da área dos olhos?

A pele da área dos olhos tem todas as camadas da pele mais finas que o restante do rosto (tanto a epiderme quanto a derme) e quase nada de tecido de gordura (subcutâneo). Além disso, é uma região de muita movimentação devido ao músculo orbicular dos olhos. Devido a estes fatores, é uma pele mais sensível, frágil e suscetível a ressecamento com maior facilidade. Além disso, está propensa ao aparecimento de linhas e sulcos de maneira mais rápida.

Podemos dizer que cada região possui as mesmas necessidades?

A região dos olhos precisa de uma hidratação mais intensa e diária em todas as pessoas. Os ativos de dermocosméticos necessários para ação antioxidante e antiidade do local são similares ao restante do rosto, mas normalmente em concentrações menores ou juntamente com produtos que acalmam a pele, de maneira a evitar reação de irritação local, como vermelhidão, descamação, inchaço e coceira.

Por que existem produtos específicos para o rosto e outros específicos para a área dos olhos?

Existem produtos diferenciados para que se consiga colocar concentrações menores de alguns ativos e adicionar alguns que ajudam na maior tolerância de uso deles na área dos olhos, como a niacinamida. A indústria também adiciona ativos que ajudam a diminuir inchaços e escurecimento por variações dos vasos da região, como a cafeína. 

Você recomenda que sejam passados produtos diferentes em cada região?

Normalmente eu recomendo sim. Entretanto, algumas pessoas têm a região mais tolerante e usam também produtos no rosto com formulações não-irritantes (como, por exemplo, o Salicyli C10, que é uma vitamina C com boa tolerância quando usada na área dos olhos). Então, quando não existe nenhuma intolerância ao uso no local, eu não vejo problema em usar o mesmo produto no rosto todo. Mas é preciso ficar atenta às formulações. Por exemplo: o Ivy C Gel também contém vitamina C, mas pode ao longo do tempo de uso irritar a área dos olhos por conter retinol.

Que tipo de situação pode ocorrer quando se aplica um cosmético de rosto na área dos olhos?

O que mais ocorre é a irritação local, com vermelhidão, descamação, inchaço e coceira. A região também pode ficar muito ressecada quando se usa retinol e ácido glicólico, por exemplo, o que acentua as linhas de expressão e dá a impressão de que o local envelheceu até mais.

Existe algum produto que poderia oferecer menos risco quando passado na região?

No geral, a região costuma tolerar bem o ácido hialurônico.

Por outro lado, qual substância não deve entrar em contato com a área dos olhos quando em sua versão facial?

Alguns exemplos comuns: qualquer produto com ácido retinóico, tretinoína, retinol, ácido glicólico e ácido azelaico. Produtos que contenham ácido tranexâmico, ácido kójico, ácido fítico, entre outros, podem ser usados em versões específicas para olhos.

Listinha para facilitar sua vida!

Criei uma listinha de compostos encontrados em produtos para o rosto que são mais ou menos ok para serem usados na área dos olhos. O que está na coluna verde possivelmente não trará nenhum tipo de problema. O item na coluna amarela é para se ter atenção, já que depende de ser vitamina C pura ou não, de sua concentração e de uma fórmula não-irritante. Na coluna vermelha, estão os ativos que devem ser evitados, já que são mais propensos a darem reação. Veja a seguir:

Se você sempre achou que a quantidade de produtos para a área dos olhos era só uma invenção das marcas para vender mais, aí está o parecer de uma especialista! Gostou do post? Então manda pra alguém que pode se interessar também!

Leia mais: Todos os posts que já fizemos sobre área dos olhos por aqui!

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *