Uma confusão abalou o Flamengo neste sábado (29), após a vitória do time contra o Atlético-MG. O atacante Pedro recebeu um soco no rosto do preparador físico Pablo Fernández e prestou queixa em Belo Horizonte. Após a repercussão do caso, o “Esporte Espetacular”, da TV Globo, divulgou imagens que mostram o início da discussão entre os dois ainda durante a partida na Arena do Independência.
No trecho é possível ver Pablo convocando Pedro para o aquecimento no segundo tempo, mas o atleta se recusa. Depois do jogo, o preparador se dirige para o vestiário e o camisa 9 o segue. Esse seria o momento da briga que gerou a agressão. Assista:
— BrennoEBrunoVideos (@VideosBreeBru) July 30, 2023
Ao deixarem o estádio, Pedro e os colegas de equipe, Thiago Maia e Everton Cebolinha, foram para uma delegacia da capital mineira prestar depoimento. O futebolista também passou por um exame de corpo de delito.
De acordo com o boletim de ocorrência divulgado pelo GE, Pedro estava conversando com familiares no telefone, quando o preparador físico se aproximou, colocou o dedo no rosto do jogador e questionou o motivo de ele não ter aquecido. O argentino deu três tapas no rosto do atleta, que teria afastado as mãos do profissional. De acordo com Pedro, foi aí que ele levou o soco.
Nas redes sociais, o jogador descreveu o ataque. “Poderia estar aqui falando dos escassos minutos recebidos nos últimos jogos, mas o que aconteceu hoje foi mais grave do que pode acontecer dentro das quatro linhas. Covardemente, sem motivo e inexplicavelmente, fui agredido, com um soco no rosto, por Pablo Fernandez, membro da comissão técnica do Sampaoli”, denunciou ele.
“A covardia física se sobrepôs diante da covardia psicológica que tenho sofrido nas últimas semanas. Alguém que se acha no direito de agredir o outro não merece respeito de ninguém. Já passei por muitas provações aqui no Flamengo, mas nada se compara com a covardia sofrida hoje”, desabafou.
Corpo de delito confirma agressão
Na madrugada deste domingo (30), a polícia afirmou ter constatado lesões leves na boca e no rosto de Pedro. Com isso, foi feito um termo circunstanciado, procedimento para crimes de menor potencial.
“A vítima, de 26 anos, foi encaminhada ao Instituto Médico-Legal André Roquete (IMLAR) para realizar o exame de corpo de delito, onde foram constatadas lesões leves no rosto e na boca. Após as procedimentos de polícia judiciária, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), em que o envolvido, de 54 anos, assumiu o compromisso de comparecer à audiência no Juizado Especial Criminal para as medidas legais cabíveis, conforme previsão legal, foi liberado”, informou o documento.
A partir do resultado, o delegado Marcos Pimenta explicou que Fernández não será preso e provavelmente será punido com pagamento de multa. “Pode sair do Brasil, pois não há mandado de prisão, e a pena conferida nesse tipo de delito é multa, o que não requer sua prisão”, observou em uma entrevista divulgada pela ESPN.
Pablo Fernández pede desculpas
O preparador se manifestou sobre o caso em uma nota à imprensa, e pediu desculpas a Pedro. Confira o texto na íntegra:
“Eu poderia começar essas palavras de mil maneiras, mas a única que realmente faz sentido é pedir desculpas. Ao Pedro, aos colegas, aos trabalhadores e ao Flamengo. Entrei no vestiário muito chateado, querendo resolver logo a situação e fiz errado. Foi planejado que hoje seria um dia de folga. É uma pena, porque eu gostaria de poder, primeiro, falar sobre isso pessoalmente com todos os funcionários do clube. Senti-me muito magoado com uma situação e reagi da pior forma.
Estive pensando sobre o que aconteceu por horas e gostaria de poder voltar no tempo. Mas não se pode. O que existe é o presente e o futuro. Isso é pedir perdão e tentar novamente. Todas as vezes que for necessário. Lamento e gostaria de corrigir. A alta competição geralmente tem coisas que nos fazem mal. Situações de alto estresse que nos fazem reagir e pensar mal. Não pretendo situar esse contexto como uma desculpa, mas como uma explicação.
Definitivamente, se eu tivesse divergências com o Pedro deveria tê-las resolvido em outro momento e de outra forma. Vou tentar fazer isso acontecer. Vou trabalhar para mudar e ser melhor.”
Essa não é a primeira vez que o preparador se envolve em um caso de agressão. Em 2021, na França, ele deu um soco em um torcedor que invadiu o gramado e foi punido com suspensão.
Técnico do Flamengo se manifesta
Além de Pedro e Pablo, o técnico do time se pronunciou sobre a polêmica. Em uma declaração divulgada em suas redes sociais, Jorge Sampaoli lamentou o ocorrido e analisou como o caso pode afetar o clube. “A violência é menos aceita a cada dia como forma de resolver as coisas. É uma transformação que levará tempo. Não será de um dia para o outro. Todos nós temos o direito de cometer erros. Porque temos a possibilidade de nos transformarmos. Para ser melhor”, escreveu o profissional.
“Não tenho dormido pensando em como ajudar Pedro e Pablo. Sei que vocês dois tiveram uma noite horrível. E que, aconteça o que acontecer, temos a obrigação de nos cuidar. Para nos mudar. Para unir. Para ser melhor”, relatou Sampaoli. Veja a declaração completa:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques