Qual a idade ideal para aplicação de botox? Veja aqui!


No passado, a aplicação da toxina botulínica era restrita apenas às mulheres com mais idade, que desejavam amenizar as rugas e as linhas de expressão. Entretanto, hoje em dia essa realidade mudou bastante, e a aplicação de botox é feita em diversas fases da vida e para diferentes objetivos — tanto de maneira preventiva quanto terapêutica.

Vale dizer desde já que “botox” é a marca registrada do laboratório Allergan, mas é como a toxina botulínica acabou ficando popularmente conhecida (e mais chamada). Inclusive, existem várias marcas de boa qualidade, entre as mais utilizadas podem ser citadas: Allergan, Dysport, Xeomin, Bérgamo e Cristália.

Além dos tratamentos estéticos, um estilo de vida saudável também é fator decisivo para o alcance da beleza desejada. Porém, não podemos negar que os resultados de quem se cuida desde cedo são visíveis. Neste post, saiba mais sobre a formação das rugas, a aplicação de botox e a idade certa para fazer o tratamento!

Entenda mais sobre a formação das rugas

Antes de começar a falar sobre a toxina botulínica, é importante entender como as rugas se formam. Com o passar do tempo, nosso corpo vai deixando de produzir colágeno, o responsável pelo viço e pela elasticidade da pele. Isso acontece por volta dos 30 anos (varia de pessoa para pessoa), idade em que notamos o aparecimento de linhas de expressão.

A formação dessas linhas dependerá ainda do seu estilo de vida, da hidratação cutânea e dos cuidados que você tem com a pele, além de fatores genéticos, é claro. Por esse motivo, é importante evitar dormir muito tarde, o hábito de fumar, a elevada exposição ao sol e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

No início, as marcas de expressão são finas e discretas e costumam aparecer quando sorrimos, franzimos a testa ou fazemos alguma careta. Embora sejam quase imperceptíveis quando não há gesto facial proeminente, elas são o primeiro sinal para a formação das rugas profundas.

Estas, por sua vez, são notadas mesmo com o rosto em repouso e incomodam tanto que são uma das principais causas da busca por tratamentos de rejuvenescimento. Nesse contexto, a aplicação de toxina botulínica deixou de ser exclusiva para as pessoas de mais idade e passou a ser uma alternativa para a prevenção de rugas. Inclusive, para aplicar a toxina botulínica em peles mais jovens, a indicação é que as marcas de expressão aparentes com o rosto em repouso sejam o fator decisivo, mais do que a idade.

Conheça a aplicação de toxina botulínica

O botox é uma toxina cuja função é paralisar o movimento dos músculos da área na qual é aplicada. Por isso, eles deixam de se deslocar de forma acentuada, o que atenua a aparência de rugas e evita que as linhas de expressão se tornem mais profundas.

Cada vez mais, a aplicação de toxina botulínica vem sendo aproveitada como método preventivo, e não apenas como tratamento. Assim, é possível retardar bastante a formação de rugas em regiões como a testa e a área dos olhos, que tendem a se movimentar mais quando nos expressamos.

Além do combate às rugas, a aplicação de toxina botulínica serve para corrigir assimetrias e outros problemas, como o sorriso gengival. O recurso é utilizado, ainda, como terapia em casos de bruxismo (a mania de ranger os dentes) e demais doenças ligadas à contração muscular.

Saiba qual é a idade ideal para usar botox

Afinal de contas, qual é a idade adequada para fazer o uso de toxina botulínica? Essa é a dúvida de muitas mulheres — e até mesmo dos homens —, pois, embora seja aplicado preventivamente, pessoas muito jovens não precisam dele.

Se você já tem o hábito de frequentar o dermatologista, um biomédico ou um dentista especializado na técnica, ele será a pessoa mais indicada para responder à pergunta. Lembre-se de que a saúde da pele depende do seu estilo de vida, dos cuidados que você tem com ela e da sua alimentação.

Ciente disso, saiba que algumas mulheres começam a apresentar sinais bem cedo, após os 20 anos, enquanto outras retêm o viço por muito mais tempo — seja por serem menos expressivas, seja por se cuidarem desde jovens.

Para quem tem marcas de expressão mais aparentes, o uso preventivo da toxina botulínica pode ser facilmente realizado. Então, se você acha que precisa melhorar a aparência da sua pele com a aplicação da toxina, não deixe de conversar com um especialista já.

Sem dúvida, a aplicação de botox é uma maneira de resgatar a autoestima e de se sentir bem com a imagem vista no espelho. Porém, é importante cultivar bons hábitos de alimentação e ir ao médico periodicamente. Antes de investir nesse recurso, consulte um bom profissional e veja se realmente a toxina botulínica é ideal para você nesse momento, combinado?

E então, o que achou deste post? Tiramos as suas dúvidas sobre a hora certa para aplicar toxina botulínica? Agora, aproveite que chegou até aqui e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem a par do assunto!

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *