A nossa casa é um reflexo de nós mesmos, e por isso é muito importante que ela esteja sempre com uma boa aparência e bem cuidada. Além do mais, é um lugar onde passamos boa parte do nosso tempo, e ninguém gosta de ficar em um ambiente sujo, não é mesmo? Entre os vários móveis de uma casa, a mesa de vidro é um que demanda um cuidado especial para manter a sua conservação e aparência. E como limpar mesa de vidro não é tão simples e óbvio como parece.

Diferentemente de outras mesas, como de madeira ou ferro, a mesa de vidro é muito mais fácil de ser limpa, no entanto, é preciso saber o jeito certo de como limpar mesa de vidro. A começar pelo uso dos materiais corretos, que evitam danificar a superfície do vidro, que é considerado um material frágil.

Portanto, hoje iremos aprender como limpar mesa de vidro, eliminando a gordura e manchas, e claro, alguns truques para manter a sua mesa conservada por muito mais tempo.

Como limpar mesa de vidro: materiais

Decor Fácil

Antes de aprender como limpar mesa de vidro, precisamos conhecer primeiro quais os materiais mais indicados para esse tipo de tarefa. Isso porque, como dito anteriormente, o vidro é um material frágil e pode ser facilmente danificado se não manuseado da forma correta ou com o uso de materiais abrasivos.

Além disso, também é importante levar em consideração o tipo de vidro da sua mesa. Por exemplo, se o vidro for liso, é muito fácil de limpar e tem mais possibilidades de materiais para limpeza. Já o vidro temperado requer um pouco mais de atenção, já que pode ser facilmente riscado dependendo dos materiais usados.

Mas de modo geral, na hora de limpar a sua mesa de vidro você irá precisar de materiais simples que tem em toda residência, como uma esponja ou pano macio, limpa vidros, ou álcool, vinagre, detergente neutro e água. Separe tudo que irá usar e deixe a sua disposição na hora de limpar a mesa de vidro.

Como limpar mesa de vidro engordurada

Decor Fácil

É muito comum, após uma refeição que caia restos de comida ou bebida sobre a mesa de vidro, deixando-a engordurada. Nesse tipo de situação, como limpar mesa de vidro é um pouquinho mais difícil, mas nada demais. A dica aqui é: antes de começar a limpeza propriamente dita, passe um papel toalha sobre a mesa para remover o excesso de gordura.

Feito isso, você pode começar a limpar a sua mesa, se tiver algum produto próprio para isso pode usar, ou se não for o caso, faça uma misturinha caseira tão eficaz quanto um limpa vidros, usando água e vinagre em quantidades iguais. Adicione a mistura dos dois ingredientes em um borrifador e borrife sobre a mesa, em seguida venha com a esponja ou pano úmido passando sobre todo o móvel. Feito isso, finalize passando um pano seco, daqueles que não soltam fiapos ou mesmo um papel toalha.

Se ainda assim perceber que a mesa esta engordurada, use água quente na mistura e passe novamente. Ou tente outra opção, usando vinagre e detergente neutro para esfregar o tampo de vidro da mesa. O passo a passo é o mesmo e termina com um pano seco.

Como limpar mesa de vidro temperado

Wiki How

No caso de quem tem mesa de vidro temperado, é importante tomar um pouco mais de cuidado na hora da higienização do móvel. O ideal é usar apenas água, detergente neutro e esponja macia ou pano macio que não solte fiapos.

Prepare uma mistura de água e detergente neutro em quantidades iguais e borrife diretamente sobre a mesa. E então, com uma esponja (usando o lado macio) esfregue levemente o tampão de vidro para remover qualquer sujeira. Feito isso, deixe a misturinha agindo por uns 15 minutos. Após esse período, esfregue novamente com a esponja e depois passe um pano levemente umedecido para remover o detergente. Por fim, com um pano seco lustre o vidro, deixando-o brilhando.

Dicas de limpeza e conservação da mesa de vidro

Pinterest

Como limpar mesa de vidro não é difícil, mas para mantê-la sempre limpa e conservada é importante tomar alguns cuidados.

Limpeza diária

Para começar, o ideal é limpá-la diariamente, mesmo que uma limpeza leve apenas para retirar qualquer poeira ou resto de comida que possa ter caído. Para a limpeza do dia a dia, você pode usar apenas um pano embebido de álcool. Ou se preferir, pode misturar uma tampinha de amaciante em um litro de água e passar sobre a mesa com um pano macio.

Mesa de vidro embaçada

No caso de mesa de vidro embaçada, existe uma técnica muito simples para resolver esse problema. Para desembaçar a sua mesa de vidro, utilize um sabão em barra comum e esfregue-o sobre a mesa seca. Nesse caso é muito importante que tanto o sabão quanto a mesa estejam secos. Feito isso, venha com um pano seco ou papel toalha e esfregue levemente o vidro até que fique transparente. O sabão seco deixará o vidro brilhando e completamente desembaçado.

Secagem

Como limpar mesa de vidro - Dicas de limpeza e conservação do móvel
Decor Fácil

Uma das partes mais importantes de como limpar mesa de vidro é a secagem. É muito importante que essa etapa seja feita imediatamente após a aplicação do produto, para evitar manchar o vidro. Para isso, use um pano seco que não solte fiapos ou um papel toalha.

Evite manchas

O ideal é fazer a limpeza da mesa de vidro na sombra. Isso porque o contato de produtos de limpeza com o sol, mesmo que detergente ou vinagre pode acabar manchando o vidro. Sendo assim, evite limpar a mesa em locais que bate o sol.

Produtos abrasivos

Evite produtos à base de solventes e saponáceos, que são substâncias abrasivas e que podem danificar o seu móvel permanentemente, com manchas ou riscos. Outra coisa que deve ser evitada na hora de limpar mesa de vidro, é papel de jornal. Por muito tempo as pessoas recomendavam usar folhas de jornal para limpar vidro. Mas acontece que a tinta usada nos jornais pode grudar no vidro e deixar manchas permanentes. Por isso, opte sempre pelo papel toalha.

Movimentos certos

Viva Decora

O segredo de como limpar mesa de vidro está no produto utilizado e também na forma como se esfrega o vidro. Por isso, o uso de movimentos certos é imprescindível para um bom resultado. A dica é esfregar fazendo movimentos verticais e horizontais, mas sempre com delicadeza, nada de colocar muita força no vidro.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como limpar espelho – O que não usar, passo a passo e dicas infalíveis.

Fontes: Decor Fácil Viminas Cleanipedia

Imagens: Casa Deck Decor Fácil Decor Fácil Wiki How Pinterest Decor Fácil Viva Decora

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *