O papel de parede surgiu como uma opção prática e barata de transformar a decoração de ambientes. É ideal para quem não quer investir em uma nova pintura, mas ainda assim deseja dar uma diferenciada nas paredes da casa. Hoje em dia é possível encontrar os mais variados tipos de papeis de paredes com infinitas estampas disponíveis. No entanto, por não ser algo definitivo, é possível trocar de tempos em tempos. E aí fica a dúvida, como tirar papel de parede?

A aplicação geralmente é mais simples do que a remoção, mas nada tão complicado. Contudo, é importante estar ciente de que é uma tarefa um pouco trabalhosa e que demandará um bom tempo e disposição. Dependendo do tipo e estado do papel de parede, essa tarefa pode ser mais ou menos complicada.

Por isso, hoje iremos aprender como tirar papel de parede de quatro formas bem práticas. Portanto, vamos aprender desde a preparação até a finalização do processo.

Remoção do papel de parede

Viva Decora

Antes de aprender como tirar papel de parede, é preciso levar em consideração alguns fatores a respeito da remoção. Independentemente da sua motivação, seja porque o papel de parede está velho, soltando ou mesmo porque você quer trocar por um outro, já saiba que vai precisar separar algumas horas do seu dia para essa tarefa.

No geral o processo não é muito difícil, mas também não é tão simples, e irá depender do tipo de papel. Existem vários tipos de papel de parede, cada um com níveis distintos de resistência na hora da remoção. Por exemplo, papéis de parede removíveis saem muito facilmente, apenas puxando um ponta solta. Já os tradicionais demandam um pouco mais de esforço e paciência.

Sendo assim, se você não sabe exatamente qual o tipo de papel de parede foi colocado, é melhor fazer um teste antes de começar a remoção. Aqui, o primeiro passo é puxar uma ponta do papel para ver o que acontece. Se saiu com facilidade, temos um papel TNT ou removível, ótimo então. Se saiu em partes e rasgou, se trata de um papel de parede tradicional. Agora se ao puxar você tirou apenas a camada protetora, você está diante de um papel impermeável ou de vinil, que são mais resistentes e mais difíceis de remover.

Independentemente do método ou tipo de papel de parede, já adiantamos que todos utilizam água. Portanto, se o seu caso for um papel de parede impermeável, comece retirando a película protetora. Se não conseguir tirar tudo, com um estilete faça alguns cortes pelo papel para que a água consiga passar para o seu interior.

Como tirar papel de parede: preparação

Decor Fácil

A preparação é parte fundamental de como tirar papel de parede. Antes de começar o processo em si, é preciso tomar alguns cuidados básicos e preparar o material que você irá usar. Então, como dito anteriormente, isso irá levar um bom tempo, por isso, o recomendado é reservar um dia ou final de semana para se dedicar exclusivamente a isso.

E também é bom fazer isso durante o dia, com luz natural. Isso porque para tirar o papel de parede você irá precisar desligar a eletricidade da casa, para evitar choques elétricos e outros acidentes. Outro cuidado essencial antes de começar, é cobrir todas as tomadas e interruptores com fita adesiva, já que você irá utilizar água e espátula de ferro. Dependendo de como for, será necessário até retirar as molduras das tomadas e interruptores, já que parte do papel de parede pode estar abaixo delas.

Não tem como tirar papel de parede e não fazer sujeira. Sendo assim, você irá precisar cobrir o chão do cômodo com uma lona ou capa, para proteger o piso. E por último, mas não menos importante, afastar todos os móveis da parede, colocando-os em outro lugar ou centralizado no mesmo cômodo.

Quanto aos materiais básicos você irá precisar de uma espátula, um rolo de pintura e uma bandeja de pintura ou balde mesmo. Os demais itens irão depender do método usado, que conheceremos a seguir.

Como tirar papel de parede: 4 formas práticas de remoção

Casa & Festa

Agora sim vamos aprender o passo a passo de como tirar papel de parede. Nesse caso, 4 formas práticas de fazer a remoção sem muito trabalho.

1 Remoção com água

Viva Decora

Esse é o método mais simples é básico de como tirar papel de parede.

  1. Primeiramente, você irá encher a bandeja de pintura ou bande com água quente.
  2. Em seguida, irá molhar o rolo de pintura na água quente e passar na parede até que o papel e a cola comecem a amolecer.
  3. Feito isso, use a espátula para remover o papel de parede começando de baixo para cima.

2 Remoção com amaciante

Casa

Esse método funciona basicamente como o primeiro, com a adição do amaciante.

  1. Primeiramente você irá preparar uma mistura com 3/4 de água quente para 1/4 de amaciante.
  2. Então, com a mistura pronta é só aplicar na parede usando o rolo de pintura.
  3. Deixe a solução agir sobre o papel por alguns minutos.
  4. Após esse período, utilize a espátula para retirar o papel de parede de baixo para cima.

3 Remoção com vinagre

Terra

O vinagre branco é um ótimo ingrediente para remover papel de parede, funciona também como os dois primeiros. No entanto, é importante deixar as portas e janelas abertas para que o cheiro no vinagre não impregne no ambiente.

  1. Comece preparando a solução com 1/5 de vinagre branco para 4/5 de água quente.
  2. Depois, é só molhar o rolo de pintura na solução e aplicar sobre o papel de parede.
  3. O ideal é que fique bem úmido para que o papel e a cola amoleçam bem para serem retirados.
  4. Quando estivem bem amolecidos, use a espátula para remover todo o papel, começando de baixo para cima.

4 Remoção com vaporizador

Cleanipedia

Todos os métodos de como tirar papel de parede são eficazes, porém se você tiver um vaporizador a disposição o processo pode ser ainda mais fácil. Porém, para a sua própria segurança, o ideal é usar luvas e uma blusa de mangas compridas, para evitar que o vapor ou gotas de água possam te queimar.

  1. Comece aplicando o vapor em seções e segurando o aparelho contra o papel de parede.
  2. Assim, conforme for avançando vá levantando o papel com a espátula.
  3. O vapor quente irá ajudar a soltar mais facilmente o papel e a cola

Dica extra

Viva Decora

Então, depois de utilizar qualquer um desses métodos de como tirar papel de parede, você ainda notar que ficou um pouco de cola na parede, a solução está no detergente. Sendo assim, misture um pouco de água quente com um pouco de detergente e com uma esponja esfregue na parede. Depois é só enxaguar com um pano úmido e terminar com um pano seco.

Finalização

Ideias Decor

Após remover todo o papel e cola e limpar a parede é hora de dar os toques finais para o acabamento ficar completo.

  • O próximo passo é lixar a parede, para remover definitivamente qualquer vestígio de cola que possa ter ficado preso na parede. Além disso, irá ajudar a remover outras pequenas sujeiras que possam estar presas.
  • Se depois de lixar a parede você encontrou alguma imperfeição, você pode corrigi-las usando uma massa. O mesmo se encontrar buracos de pregos ou pequenos furos na parede que estavam tampados pelo papel.
  • Se o seu intuito após tirar o papel de parede é pintá-la ou aplicar um novo papel, o ideal é esperar pelo menos 24 horas para isso. A parede precisa secar completamente, e para que o novo papel ou tinta fixe corretamente.
  • Por fim, se você terminou a retirada do papel de parede e não pretende fazer mais nenhuma mudança por enquanto, é só limpar o cômodo, remover o lixo e a cobertura do piso. Em seguida, devolver os móveis no seu lugar.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como colocar papel de parede na sua casa.

Fontes: Viva Decora Decor Fácil

Imagens: Terra Viva Decora Decor Fácil Casa & Festa Casa Cleanipedia Viva Decora Ideias Decor

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *