Era de Aquário, o que é? Começo, influência do signo e próxima era


Independentemente de você acreditar em signos ou astrologia e na influência disso sobre a nossa vida, muito provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a Era de Aquário. Se trata de um assunto um tanto quanto controverso, carregado de opiniões diversas. No entanto, uma das principais ideias a respeito da Era de Aquário é que no geral é que a humanidade estará muito mais evoluida.

Sendo assim, de acordo com a astrologia, a era cósmica regida pelo signo de aquário, favorecerá a comunicação, a busca por findar os problemas que atormentam a humanidade e uma forte oposição ao autoritarismo. Para muitos estudiosos, atualmente estamos vivendo a Era de Aquário. Contudo, não há um consenso a respeito disso. Isso porque não existe uma precisão dos cálculos matemáticos sobre o início e fim das eras astrológicas.

Mas, para os que acreditam que estamos vivendo a era aquariana, existem vários fatores ligados ao signo sugerem que ela está influenciando sim o nosso atual momento. Por isso, hoje iremos entender melhor o que é a Era de Aquário, a transição de uma era para a outra e as eras cósmicas até hoje.

Era de Aquário

Comunidade do Deserto

A Era de Aquário faz parte do conceito astronômico e astrológico chamado “eras cósmicas”. Desse modo, elas são definidas a partir de dois movimentos da Terra e a sua relação com as constelações zodiacais. O primeiro é a precessão dos equinócios e o segundo é a variação da obliquidade do eixo terrestre.

O pólo celeste, que é a extensão imaginária do pólo terrestre, faz um movimento circular, de leste para o oeste e demora 25.794 anos para voltar ao ponto de partida. Assim, conforme se dá o movimento, há uma deslocamento em relação à constelação que marca o equinócio de primavera no Hemisfério Norte.

Então, o movimento que causa essa mudança na orientação de eixo do planeta é o que chamamos de precessão dos equinócios. Portanto, devido a esse movimento há a variação na obliquidade desse eixo. Assim, o ponto em que o Equador celeste encosta na linha eclíptica, chamada também de Ponto Vernal, percorre todas as constelações zodiacais nesse período. Desse modo, os 25.794 anos divididos em 12 signos do zodiaco, daria 2.149 anos para cada era astrológica.

Na  década de 1960, uma crença ganhou força dizendo que uma “nova era” que estava por chegar marcaria uma nova fase para a humanidade, a tal Era de Aquário. Mas afinal, quando começa essa nova era?

Começo da Era de Aquário

Sapo

Quando começa a Era de Aquário é um dos maiores dilemas sobre o assunto, uma vez que não há um consenso entre os estudiosos. Mesmo que haja cálculos matemáticos que fundamentam as eras cósmicas, não há uma precisão sobre o começo e o fim de cada uma delas. Sendo assim, as datas de início exato de cada era cósmica varia muito dependendo da linha de pensamento.

Então, para alguns a nova era evolutiva já começou, enquanto outros ainda estão a sua espera. Para os astrônomos, a Era Aquariana, começará apenas no ano 2600. Em contrapartida, os astrólogos acreditam que já estamos vivendo ela, e que ela teve início em janeiro de 2001, junto ao começo do terceiro milênio.

Assim, essa falta de consenso faz com que as pessoas vivam sentimentos diversos. Ou seja, enquanto alguns já estão lá na frente, outros estão bem para trás. Por consequência, muitos já estão vivendo a consciência dessa nova era, apesar de ainda estar praticando os valores do mundo antigo. Mas de acordo com a astrologia, isso é completamente normal.

Influência do signo de Aquário

Quizlandia

Sendo assim, para os que acreditam em astrologia, e na influência disso sobre a vida humana, estamos vivendo a Era de Aquário. E não é difícil notar alguns aspectos próprios desse signo no nosso momento atual. Por exemplo, a comunicação nunca esteve tão evoluida, agora temos a internet e satélites. Também uma busca por evoluir, o que resultou no avanço tecnológico. E por último, mas não menos importante, a oposição ao autoritarismo e a luta pela liberdade individual.

Assim, a principal promessa para essa área é a tecnologia, que por sua vez pode fazer com que rompamos de vez com o nosso lado instintivo. O que dependendo do ponto de vista, pode deixar as coisas muito mais lógicas e frias. Mas que por outro lado, pode ser aperfeiçoada a ponto de solucionar todos os problemas criados com ela até agora.

Contudo, as características aquariana podem ou fazer com que as pessoas abandonem antigos comportamentos danosos ou então trazer agitação, alienação e rebelião. Alguns dos fatores já presentes no atual momento. Mas olhando mais para um lado mais individual, a era aquariana pode fazer ser marcada pela transformação do homem por meio do ser. Olhando a fundo para a sua própria verdade e essência, porque esta é a era do ser. Então, serão os sentimentos e emoções que fará com que as pessoas se questione o porque das coisas que estão fazendo.

Portanto, a Era de Aquário marcará uma grande revolução, uma grande mudança em relação as demais eras. O que faz muito sentindo, levando em consideração que isso é algo marcante do símbolo de aquário. Enquanto os intelectuais esperam por uma era fria e racional, os místicos acreditam em uma mudança positiva e cheia de amor.

Próxima Era e eras passadas

Medium

O movimento do Ponto Vernal é inverso ao descolamento da Terra em relação às constelações. Isso significa que a ordem das eras cósmicas é oposta ao dos signos. Portanto, daqui 2 mil anos a humanidade entrará na Era de Capricórnio. E tudo aponta que será completamente diferente da Era de Aquário. A previsão é de um tempo voltado para a origem da humanidade, uma das principais característica do signo de capricórnio.

Seguindo essa lógica de pensamento, até hoje foram 7 eras cósmicas.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Signos do zodíaco – Quais são e suas principais características.

Fontes: Super Interessante Vanessa Tuleski Medium

Imagens: Awebic Sapo Comunidade do Deserto Quizlandia Medium

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *