Remédios caseiros para cólica – Dicas que aliviam dores menstruais


As cólicas menstruais são um problema comum para mulheres dos 12 aos 30 anos. São contrações no útero para eliminar o sangue e o incômodo é desconfortante, que pode não se resolver sozinho. Dessa forma, diversos remédios caseiros para cólica são úteis na hora de resolver o problema e até preveni-lo.

Mas, você sabe o que acontece dentro do seu corpo quando sente cólicas?

Primeiramente vamos entender a menstruação: ela ocorre simplesmente pelo fato de a gestação não acontecer. Assim então, todos os meses, o nosso corpo se prepara para receber o feto. Por conseguinte, as trompas, o útero e os ovários ficam na expectativa da fecundação e, quando ela não acontece, todo o arcabouço formado para receber o novo ser se desfaz na forma de sangue.

Enquanto isso acontece, no útero uma camada chamada de endométrio é formada para que o óvulo seja nutrido e se desenvolva. Contudo, quando isso não acontece, o útero envia sinais para produzir prostaglandina e fazer com que ocorra a perca dessa camada inutilizada. É dessa forma, então, que as dores iniciam ao tentar expelir essa camada.

Caso a dor seja muito intensa, o indicado é procurar um médico. No entanto, alguns remédios caseiros para a cólica naturais feitos com chás podem ajudar a superar essas dores desconfortáveis. Não só os chás, mas também atitudes no dia-a-dia, ingestão de certos alimentos e até massagens podem curar as dores da cólica.

mulher sentindo cólica
Natural Woman Hood

Chás como remédios caseiros para a cólica

Chá de Gengibre com Camomila

Este é um poderoso remédio caseiro para cólicas, já que o gengibre é anti-inflamatório, enquanto a camomila é um ótimo calmante. A ação dos dois juntos é relaxante e some com a dor, dessa maneira é uma ótima opção para acabar com as dores menstruais.

Para fazer o chá, é preciso ferver com água 1 (uma) colher de chá de gengibre com a panela tampada por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, acrescentar a mesma quantidade de camomila seca e realizar a infusão por dez minutos. Por conseguinte, retire do fogo, coe e adoce com mel para ser consumido por cerca de três vezes ao dia para surtir efeito.

Chá de Lavanda

A lavanda, também chamada de alfazema, é uma planta medicinal que estimula a circulação periférica, aliviando a dor, portanto é recomendada remédio caseiro para cólica.

O seu preparo é simples, basta ferver 50g de folhas de lavanda para 1 (um) litro de água, mas você pode fazer cataplasma de lavanda e aplicar no abdômen de 2 a 3 vezes ao dia.

Chá de Folhas de Mangueira

chá folha de mangueira
Agência CH

Como a folha da mangueira é rica em propriedades anti-espasmódicas, essa substância atua fortemente amenizando as cólicas, isso porque são causadas por espasmos no útero.

O chá é simples, basta ferver por 5 (cinco) minutos 20 gramas de folhas da mangueira para 1 (um) litro de água, por fim, adoçar com mel de abelha apenas na sua xícara, no momento em que for beber.

Chá de Agnocasto

As propriedades sedativas da planta agnocasto ajudam a equilibrar os níveis hormonais, podendo aliviar cólicas, espinhas e até a tenebrosa TPM. É um ótimo remédio caseiro para a cólica.

O modo de preparo para fazer o delicioso chá consiste em misturar 1 colher de sopa de agnocasto em 200ml de água fervente, coar e beber de 2 a 4 vezes por dia.

Chá de Menta

O chá de menta é uma maneira rápida e refrescante de melhorar a saúde em um modo geral. Além de carminativo, também é analgésico, já que reduz dores associadas a cólicas.

Como fazer o Chá de Menta: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Chá de Calêndula

cha de calendula para colica
Mundo Boa Forma

Juntamente com erva-doce e noz moscada, a calêndula tem propriedades anti-espamódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e calmantes, sendo muito benéfica em situações de cólica. Além disso, essa junção de ingredientes podem ajudar a regular o ciclo menstrual.

Para o chá, ferva 1 (uma) colher de chá de noz moscada, uma de erva-doce e algumas flores calêndulas para a porção de 200ml.

Remédio caseiro para cólica: Chá de Orégano

O chá feito de orégano é um forte remédio caseiro para cólica menstrual, pois ele é uma erva aromática com propriedades anti-inflamatórias. Além disso, o orégano é benéfico para regularizar o ciclo menstrual.

Enfim, você pode ferver por cerca de 10 (dez) minutos 1 (uma) colher de chá de orégano para uma xícara de água, coar e assim que esfriar já pode consumir.

Chá de Alfavaca

Para aliviar dores da cólica, o chá de alfavaca pode ser uma boa opção, já que ela possui propriedades relaxantes e anti-espamódicas, que aliviam as dores menstruais.

O preparo do chá vai apenas 1 (uma) colher de sopa de alfavaca para 500ml de água fervente, assim então quando pronto, basta esperar esfriar para tomar de 6 em 6 horas o seu novo remédio caseiro para cólica.

Remédio caseiro para cólica: Chá de Artemísia

Remédios caseiros para cólica: chás e dicas que aliviam dores menstruais
Ginecologia Natural

Assim como vários chás citados, a artemísia também possui ação antiespasmódica, que ajuda a diminuir a dor e o desconforto abdominal, causado pelas cólicas intestinais ou menstruais.

Modo de fazer este remédio caseiro para cólica: ferva a água e coloque as folhas da erva. Deixe ferver por dez minutos. Desligue o fogo, reserve para esfriar, coe e beba de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Dicas para aliviar a cólica

Remédio caseiro para cólica: bolsa de água quente ou compressa fria

Muita gente não sabe, mas tanto o calor quanto o frio podem te ajudar a melhorar as dores que se desenvolvem com a cólica. Ela ajuda ajuda a relaxar a musculatura e reduzir as contrações uterinas. Dessa forma, a dor fica menos intensa.

Por outro lado, a compressa fria também é útil, pois o frio consegue retardar a resposta da dor, ou seja, deixa os impulsos nervosos mais lentos e, assim, a resposta a esse sintoma diminui.

compressa para cólica
Vix

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica que utiliza agulhas em pontos cruciais do corpo tanto para aliviar as dores, quanto para preveni-las. Além disso, acupuntura trata também a TPM e ajuda a regularizar o ciclo menstrual, sendo uma ótima aliada para os remédios caseiros para cólica.

Exercícios Físicos

São muitas as vantagens dos exercícios físicos no corpo. Ao treinar, você libera endorfina no sangue, provocando uma sensação de prazer, o que ajuda a esquecer o desconforto da cólica. Além disso, os líquidos retidos que causam inchaço são drenados com o aumento da temperatura corporal e fazer com que os vasos do colo uterino se dilatem, facilitando a passagem do sangue.

Massagem como remédio caseiro para cólica

Algumas técnicas de massagens possuem efeito calmante, melhoram e relaxam a musculatura de uma pessoa, sendo uma espécie de remédio caseiro para cólica. As massagens de pedras, ayurvédica, tuiná, shiatsu e reflexologia são incríveis para as cólicas, caso a intensidade não cesse durante o período menstrual.

massagem para curar cólica
Neia Massoterapeuta

Analgésicos e anti-inflamatórios

Alguns dos analgésicos comuns solucionam bem o incômodo das cólicas, no entanto, é importante que peça orientação médica para se medicar.

Anticoncepcionais à base de hormônios

Uma das formas mais comuns de tratar o ciclo menstrual por um todo é através das pílulas anticoncepcionais. Ao regularem a menstruação, acabam regulando também o nível de cólicas no organismo.

Alimentos que são como remédios caseiros para cólica

Peixe

O consumo de peixe auxilia o controle de espamos, pois prostaglandina é produzida com base em ácidos graxos, e peixes são ricos nessa substância.

Fibras

Um ótimo remédio caseiro para a cólica, os cereais integrais, frutas e verduras favorecem a eliminação do estrógeno em excesso, hormônio responsável por ajudar as contrações musculares para saída do sangue menstrual. Menos estrógeno é igual a menos contrações e, portanto, menos dores.

Abacaxi

Abacaxi é rico em bromelina, uma substância que melhora digestão e também tem ação anti-inflamatória.

Fontes: Tua Saúde, Minha Vida, Compressa Para Cólica.

Imagens: Natural Woman Hood, Revista Marie Claire, Agência CH, Mundo Boa Forma, Ginecologia Natural, Vix, Neia Massoterapeuta.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *