Alergia ao sol – Sintomas, causas, tratamentos e prevenção


O verão chegou e, com ele, surgem diversos problemas de pele, como, por exemplo, a alergia ao sol, também denominada como dermatite solar. Comum em muitas pessoas, a alergia ao sol é uma reação do sistema imune aos raios solares, que provoca inflamações nas regiões como rosto, braço e peitoral, que são as mais expostas ao sol

Entre os sintomas causados pela alergia ao sol, está, por exemplo, a vermelhidão, coceira, formação de bolinhas brancas ou avermelhadas e, em casos graves, podem surgir esses sintomas até mesmo na pele coberta de roupa.

Ainda não se sabe a causa exata que causa essa reação, mas segundo especialistas da saúde e dermatologistas, a alergia ao sol acontece devido às alterações provocadas pelo sol na pele. Portanto, caso você queira saber um pouco mais sobre a dermatite solar, como suas causas, sintomas e tratamentos, continue por aqui.

Sintomas da Alergia ao Sol

Atlas da Saúde

Os sintomas da alergia ao sol dependem de inúmeros fatores, e podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com a sensibilidade da pele e do sistema imune de cada indivíduo. No entanto, existem os sinais mais comuns, que são:

  • Manchas vermelhas na pele;
  • Coceira nas regiões avermelhadas;
  • Bolhas brancas e/ou vermelhas na pele;
  • Sensação de queimado;
  • Irritação e sensibilidade na pele.

É importante lembrar que o diagnóstico da alergia ao sol deve ser feito por um dermatologista. Aliás, em alguns casos, é necessário a realização de exames mais específicos, como por exemplo, exames de sangue ou biópsia da pele.

Principais causas

A dermatite solar é causada pela exposição à luz solar. No entanto, algumas pessoas são mais propícias a sofrerem com as reações inflamatórias, sendo elas:

  • Pessoas de pele clara;
  • Mulheres entre 15 e 35 anos;
  • Pessoas que vivem em regiões menos ensolaradas, mas que entram em contato exagerado com o sol.

Como prevenir a alergia ao sol

Alergia ao sol – Sintomas, causas, tratamentos e prevenção
Uol

Embora não exista um tratamento específico para a alergia ao sol, existem algumas dicas que podem ajudar a proteger a sua pele dos raios UV. Como, por exemplo:

  • Consumo de suplementos alimentares que contêm betacaroteno, nicotinamida (vitamina B3), selênio e probióticos;
  • Evitar a exposição solar prolongada (Principalmente entre 10 horas e 16 horas, pois nesse período os raios solares são mais intensos);
  • Passar protetor solar, de 2 em 2 horas;
  • Usar roupas com proteção UV;
  • Utilizar hidratantes com fator de proteção 30 ou superior;
  • Usar acessórios como, por exemplo, boné, chapéu e óculos de sol.

Tratamento

UmCOMO

Não há um tratamento exato para a alergia ao sol, no entanto, é importante lembrar de sempre evitar o contato prolongado com o sol e utilizar protetor solar diariamente.

No entanto, caso mesmo seguindo as recomendações, os sintomas continuem surgindo, é preciso pedir uma receita de remédios anti-histamínicos para o seu(a) dermatologista, como, por exemplo, Loratadina ou Allegra. Além disso, corticoides também podem ser usados para aliviar os sintomas da alergia ao sol.

Por fim, recomenda-se banhos de água fria e o uso de babosa.

Então, o que achou da nossa matéria? Aproveite que está por aqui e confira também: Mancha de protetor solar – Como remover a sujeira das roupas.

Fontes: La Roche, Tua Saúde.

Fontes das imagens: Noticias ao Minuto, Atlas da Saúde, Uol, UmCOMO.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *