Hamamélis, o que é? Como usar e benefícios para a pele


Pouca gente sabe, mas a linda florzinha da planta Hamamélis é medicinal e tem muito uso na indústria dos cosméticos, principalmente os de pele, graças à sua ação adstringente, anti-inflamatória e secativa.

Essa plantinha pode, inclusive, ajudar no tratamento de hemorroidas, dores de garganta, queimaduras. Sendo assim, algumas gostas do óleo, chá ou uma pomada feita com Hamamélis podem ser muito eficientes.

O que é Hamamélis?

A Hamamélis (Hamamelis virginiana) é um tipo de arbusto nativo da América do Norte e que também está na Ásia. Ele cresce com folhas de tamanho médio e com flores geralmente amarelas.

Em suma, seu extrato, feito das folhas secas, é usado para fins fitoterápicos, podendo virar chás, óleos ou pomadas. Com isso, os indígenas norte americanos utilizam há séculos essa planta para tratar queimaduras e irritações na pele.Hamamélis, o que é? Benefícios para a saúde

Como Hamamélis pode ser usada?

O extrato da Hamamélis é muito versátil, assim como muitas outras plantas utilizadas na medicina. Portanto, é possível encontrar seus benefícios em várias formas e para diferentes usos, por exemplo:

  • Pomadas e cremes
  • Comprimidos e cápsulas
  • Chá
  • Óleo essencial
  • Escalda pés
  • Tintura
  • Extrato
Hamamélis, o que é? Benefícios para a saúde
Fonte: Tua Saúde

No entanto, gestantes, lactantes e pessoas com úlceras e problemas estomacais não são indicadas para utilizarem a Hamamélis, pois seus efeitos colaterais podem causar náuseas, atacar a gastrite, vômitos, muita salivação, danos no fígado e nos rins.

Sendo assim, a ingestão desse fitoterápico deve ser com moderação e, se possível, com a indicação de um médico, para evitar que danos colaterais graves aconteçam.

Benefícios da Hamamélis

Produtos á base de Hamamélis ajudam a aliviar as queimaduras de sol, coceiras, alergias, inflamações, acne e ferimentos que podem aparecer na pele. Além disso, também pode ser ótima para picadas de insetos, contusões e até psoríase e eczemas. Contudo, você sabe por quê? Pois vamos explicara gora.

Hamamélis, o que é? Benefícios para a saúde
Fonte: ZARLLOR

Ação anti-inflamatória

Por seus princípios ativos serem os taninos e o ácido gálico, a Hamamélis age como um anti-inflamatório e tônico facial. Ainda, seus antioxidantes atrasam a ação dos radicais livres, desacelerando o processo de envelhecimento das células e, consequentemente, dando um aspecto mais jovem para a pele e, também, maior imunidade contra doenças – se for ingerida.

Por isso, o uso prolongado ajuda a reduzir as linhas de expressão, inflamação, espinhas e psoríase, pois evita a irritação e descamação, sendo excelente para tratar a sensibilidade do couro cabeludo e de queimaduras também.

Adstringente

Como se já não fosse ótima, a Hamamélis também tem ação adstringente. Em suma, isso acontece porque sua composição auxilia na redução dos poros, além de acalmar a pele sensível. Com isso, sim, ela está presente nas composições de muitos produtos adstringentes para a pele.

Fonte: Tudo Ela

Fontes: eCycle, Sallve, Seleções, Cuidaí

Imagens: Blog da Plantei, Tudo Ela, Tua Saúde, ZARLLOR

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *