Aliança de namoro – Tipos e significados do anel de compromisso


É comum que quando duas pessoas estabelecem algum compromisso de relacionamento sério, elas formalizem isso com um anel. Os apaixonados à moda antiga não deixam de lado essa tradição que é milenar, nasceu com povos antigos e está presente na sociedade até os dias de hoje. Tudo começa com a aliança de namoro, vai de encontro ao anel que oficializa um noivado até que haja a troca para anéis que selam um casamento.

O que muitos não imaginam, é que a aliança de namoro simboliza algo infinito, pois ela não tem início, meio e nem fim. Dessa forma ela faz uma analogia ao relacionamento que tem o intuito de ser eterno — pelo menos enquanto durar.

Contudo, as alianças de compromisso sejam elas quais forem, elas tem tradições de uso e significados, que você pode conferir logo abaixo.

História da aliança de namoro (ou anel de compromisso)

Aliança de namoro — tipos e significados do anel de compromisso
Elo7

Segundo a história da humanidade, as alianças de casamento existem desde a época dos hindus, romanos, egípcios, entre outros povos. Elas eram usadas com a mesma finalidade de hoje, mostrar que duas pessoas tinham comunhão juntas. Além disso, eram motivos de ostentação nos dedos dos casais de décadas mais antigas.

Por conta disso, os casais apaixonados foram tendo interesse na joia e o costume passou também para pessoas que ainda namoravam, mas não existe nada pré-datado do início disso. O que se sabe, é que a aliança de namoro veio da aliança de casamento, e simboliza as mesmas coisas, porém com intensidades diferentes.

Tipos de anéis de compromisso e seus significados

Aliança de namoro

Aliança de namoro — tipos e significados do anel de compromisso
Waufen

O significado da aliança de namoro pode ser que seja particular de um casal, mas de um modo geral ela significa uma demonstração material da comunhão, amor e companheirismo entre duas pessoas. A palavra “aliança” vem da expressão em latim “alligare”, o que significa união ou algo próximo. Dessa forma, ela é vista legitimamente em quase todo o mundo como uma comprovação de um compromisso, para dizer que você ama a outra pessoa.

Portanto, quando um casal usa alianças para selar o namoro, eles querem mostrar para as outras pessoas esse pacto de companheirismo, e além disso, frisar através do material que esse compromisso é sério. Geralmente os anéis de namoro são pratas e usados no dedo anelar direito, mas a escolha da cor fica a critério de quem usa e pode conter alguma característica especial, como gravação de nomes, datas, entre outras coisas.

Aliança de noivado

De maneira idêntica à aliança de namoro, a aliança de noivado também simboliza a materialização de um compromisso. No entanto, por ser noivado, o anel tende a ganhar uma importância ainda maior, tanto simbolicamente quanto financeiramente. De um modo geral, as alianças de noivado são mais trabalhadas e podem custar mais caro, sendo banhadas a ouro branco, amarelo ou rose.

Desse modo, por já ser uma aliança mais cara, os casais são adeptos à troca de alianças no casamento utilizando as mesmas, apenas passando elas da mão direita para o anelar da mão esquerda.

Aliança de casamento

Aliança de namoro — tipos e significados do anel de compromisso
Waufen

Uma das principais teorias sobre a aliança de casamento, é que ela é colocada no anelar esquerdo por conta de uma lenda. Anteriormente, segundo os romanos, o dedo anelar esquerdo especificamente tem uma veia que vai direto ao coração e era chamada por eles de Vena Amoris, ou “veia do amor”. Todavia, um tempo depois, os cientistas descobriram que essa informação é falsa, mas essa continua sendo a explicação favorita dos românticos apaixonados.

Das alianças de compromisso mais comuns, estão as alianças feitas em prata com detalhes em ouro, com prata diamantada, prata lumiére, prata silver star, com pequenas pedras, em fosco, lisas ou com entalhes na peça.

Solitário

Aliança de namoro — tipos e significados do anel de compromisso
Lile Rose

Mais conhecido como “anel do amor”, o solitário pode ser considerado o anel mais clássico que existe. Esse tipo de anel é bem mais fino e elegante, podendo vir acompanhado de um brilhante ou não. Desse modo, geralmente a joia é feita em ouro branco ou amarelo.

Depois do casamento, pode ser colocado junto da aliança e até mesmo fazer parte de uma composição com aliança e meia aliança. No Brasil, o solitário é bastante conhecido, sendo utilizado para noivados, formaturas e festas de 15 anos.

Aliança de namoro alternativa

Aliança de namoro — tipos e significados do anel de compromisso
Tudo Com Moda

Casais modernos e mais diferentões, preferem usar a criatividade na hora de selar o compromisso entre duas pessoas. Sendo assim, algumas pessoas preferem utilizar piercings no lugar das alianças, assim como mostra a figura abaixo. Além dos piercings, tatuagens também são usadas para demonstrar amor entre duas pessoas.

Como escolher o modelo

Aliança de namoro — tipos e significados do anel de compromisso
Waufen

Não existe uma regra para escolher o modelo de uma aliança de compromisso, pois essa é uma escolha a partir de gostoso, personalidades e critérios do próprio casal. Contudo, há algumas dicas que podem te ajudar a escolher o melhor material e o tamanho correto.

Primeiramente, é necessário observar a qualidade do material. O mais comum e mais procurado é o tipo de aliança de aço, mas elas também podem ser de moedas antigas ou compostas por diferentes materiais como pedras preciosas ou semelhantes.

Outra grande dica é verificar se as duas alianças escolhidas são realmente do mesmo modelo. Além disso, para não gastar dinheiro a toa comprando um aliança que não vai caber no anel do(a) seu parceiro(a), meça com uma linha e leve para a joalheria para escolher um anel com a medida certa.

Se você gostou desse conteúdo, com toda certeza também vai adorar saber mais sobre: Elopement Wedding, o que é? Como fazer um casamento a dois.

Fontes: Definição Net, Prata Fina, Waufen.

Imagens: Waufen, Elo7, Waufen, Waufen, Lile Rose, Tudo Com Moda.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *