Benefícios da babosa, quais são? Como consumir e contraindicações


A Aloe Vera, conhecida popularmente como babosa, é uma planta medicinal originária da África e famosa por ser benéfica para a saúde e também para a estética. Entre os benefícios da babosa está, por exemplo, ações anti-oxidantes, anti-histamínica e anti-inflamatória.

O nome “babosa” foi dado devido sua consistência gelatinosa, comparada a uma baba. Além disso, é importante lembrar que existem mais de 200 espécies da planta, todas com características semelhantes umas das outras.

via GIPHY

Os benefícios da babosa para a estética são muito populares entre as mulheres. O uso da planta tem resultados positivos para cicatrizar feridas e também ajudar no combate ao envelhecimento, diminuindo, por exemplo, rugas e linhas de expressão.

Ficou curioso(a) para saber mais sobre os benefícios da babosa? Então, continue por aqui que nós, da Àrea de Mulher, separamos tudo que você precisa saber, além de uma receita utilizando a planta medicinal.

Benefícios da babosa

Imagem: O imparcial

Os benefícios da babosa são inúmeros, tanto para a saúde e para o funcionamento do organismo, quanto para fins estéticos, ajudando, por exemplo, a hidratar os cabelos e trazer firmeza para a pele. Portanto, confira todos os benefícios da Aloe Vera a seguir.

  • Ação hidratante para a pele e cabelos;
  • A babosa é anti-inflamatória, calmante e cicatrizante;
  • Trata a queda dos fios;
  • Reduz a temperatura do corpo, portanto, baixa a febre;
  • Outro benefício da babosa é que a planta pode ser usada para auxiliar no emagrecimento;
  • Reduz celulites;
  • Estimula o crescimento do cabelo;
  • Combate rugas e linhas de expressão;
  • A babosa pode ser um removedor de maquiagem natural;
  • Por fim, e não menos importante, a Aloe Vera pode ser usada para combater a herpes.

Além disso, a babosa também pode ser usada para tratar, por exemplo, problemas como dores musculares, gripe, insônia, prisão de ventre e problemas digestivos.

Como consumir

No Brasil, o uso da Aloe Vera, tem autorização somente em produtos cosméticos e em medicamentos fitoterápicos. Por outro lado, em outros países, a planta tem sido usada principalmente como suplemento para tratamento da obesidade.

No entanto, receitas caseiras como suco e gel para a pele podem ser feitos para consumo.

Contraindicações

Imagem: NCultura

O uso da babosa é contraindicado para crianças e grávidas durante a gestação e amamentação. Além disso, a planta também deve ser evitada por pacientes com inflamações no útero ou ovários, hemorroidas, fissuras anais, pedras na bexiga, varizes, apendicite, prostatite, cistite, disenterias e nefrite.

Seu uso em exagero também pode causar diversos distúrbios gastrointestinais, como, por exemplo, dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. Em alguns casos é comum ter prisão de ventre e irritação renal.

É importante lembrar também, antes de consumir a babosa, conferir se a planta é do tipo Barbadensis Miller, pois esta é a mais recomendada para o uso humano, já que as outras podem ser tóxicas e prejudiciais para a saúde.

Receita – Suco de babosa

Benefícios da babosa - suco de babosa
Imagem: N1

Primeiramente, para preparar um suco de babosa caseiro, deve-se retirar as folhas da planta, cortar os espinhos e lavar. Logo depois, é preciso retirar toda parte amarela presente na planta. Além disso, é recomendado que se descarte toda a casca e utilize apenas a parte gelatinosa.

Por fim, adicione a parte gelatinosa da babosa no liquidificador, com 1 litro de água. Adicione, se quiser, uma colher de mel e um limão, para retirar o gosto forte da planta. E então, é só bater e servir para consumo!

Aliás, o que achou da nossa matéria sobre os benefícios da babosa? Aproveite para conferir também: Centella Asiática, para que serve? Benefícios e como usar.

Fontes: Ecycle, Minha vida, Tua saúde, Tua Saúde 2.
Fontes das imagens: N1, NCultura, AMulher, O imparcial.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *