Pré-poo, o que é? Utilidade, como utilizar e benefícios


Quando se fala em cuidar do cabelo, é possível listar as mais variadas técnicas e truques descobertos ao longo dos anos por especialistas e amantes do cuidado especial com os fios. As possibilidades são inúmeras: o pré-poo, assim como todas as outras, chega para intensificar a saúde, brilho e hidratação das madeixas. Seguindo instruções fáceis, o hack de beleza é uma boa pedida para quem quer melhorar a aparência do cabelo sem muito esforço.

Afinal, o que é o pré-poo? De antemão, assim como o nome sugere, o termo é a junção das palavras “pré” e “shampoo”. O tratamento ocorre antes da limpeza habitual, funcionando como uma pré-lavagem do cabelo. O pré-poo possui certa semelhança com a umectação, que consiste em hidratar os fios com óleo. A diferença, porém, consiste no preparo, onde são utilizadas misturas variadas de óleos, máscaras e hidratantes próprios para aplicação.

O objetivo do tratamento é, acima de tudo, auxiliar na proteção dos fios, que sofrem com intempéries e até mesmo lavagens excessivas. O pré-poo busca barrar o efeito negativo dos surfactantes, substâncias contidas nos produtos usuais de limpeza do cabelo. Frequentemente, a lavagem com shampoo pode ressecar os fios, deixando-os embaraçados e com aspecto quebradiço. Em contrapartida, o pré-poo visa protegê-los e nutri-los, evitando até mesmo possíveis pontas duplas.

pré-poo
Fonte: Naturally Curly

Como funciona o pré-poo?

Primordialmente, o truque é exatamente o que o nome sugere: é realizada uma pré-lavagem nos fios, preparando o cabelo para o shampoo. Dessa forma, a ação impossibilita que a limpeza e a hidratação, naturais do cabelo, sejam eliminadas junto das impurezas que a lavagem comum busca se livrar.

Em matéria de escolha dos produtos, o pré-poo segue uma ordem básica: é necessária uma base branca, como cremes e condicionadores, uma fonte de nutrição, como óleos, e uma fonte de hidratação, que varia entre soros fisiológicos, vitaminas e até mesmo água.

Quando realizado, o pré-poo funciona como um filme protetor, e os efeitos podem ser notados logo depois da primeira lavagem. O processo é extremamente simples e muitas vezes não é nem mesmo necessário utilizar todas as três bases exemplificadas, podendo ser feitas separadamente. Máscaras, óleos e condicionadores são produtos populares de quem se familiarizou com a técnica, escolhendo entre as possibilidades ou alternando-as. É possível utilizar o truque até 3 vezes por semana.

Como fazer

pré-poo
Fonte: Beleza e Saúde

Antes de mais nada, o preparo dos ingredientes não tem muito segredo. Você vai precisar de um produto que possua propriedades extremamente hidratantes, como máscaras de nutrição, óleos ou até mesmo o básico condicionador. São inúmeras as combinações possíveis para o pré-poo, que também pode levar ingredientes como mel e glicerina junto da escolha de base. A proporção fica à sua escolha, que deve julgar quanto da mistura vai aos fios.

É importante, porém, que se atente ao comprimento do cabelo e à sua porosidade, que ocorre quando os fios perdem sua forma e elasticidade. Cabelos porosos costumam absorver mais produto que os outros. A mistura deve ser aplicada em todo comprimento e nas pontas, mas jamais no couro cabeludo.

Dessa forma, por suas propriedades altamente hidratantes, o efeito no couro cabeludo seria indesejável. O pré-poo deve agir no cabelo por pelo menos 20 ou 30 minutos, e depois dele, a lavagem ocorre normalmente, com shampoo e condicionador.

Quem deve fazer o pré-poo?

Fonte: Curls Understood

O truque é altamente indicado para todos que possuem os fios ressecados e danificados, mas não há nenhuma restrição de tipo de cabelo.

Quem mais se beneficia do tratamento é quem tem o cabelo cacheado, devido o fato do formato espiralado das mechas dificultar a chegada dos óleos naturais presentes no cabelo até suas pontas, tornando-as secas. Juntamente com o cabelo cacheado está o danificado pelos vários tipos de química, chapinha ou babyliss, ou qualquer outro tipo de processo que possa danificar as pontas.

Quais são seus benefícios?

pré-poo
Fonte: Purepeople

São inúmeros os resultados do pré-poo à longo prazo, seus benefícios garantindo muito mais do que apenas uma boa hidratação nas pontas do seu cabelo. Com ele, os fios se tornam mais fortes e mais resistentes à danificação, impedindo até mesmo os efeitos negativos das químicas pesadas.

Além disso, o pré-poo também combate o frizz, deixando o cabelo mais forte e mais sedoso. Após um tempo, é possível notar suas cutículas mais fechadas e com uma resistência maior, além da alta proteção contra os efeitos de sulfatos pesados, como o sódio lauril sufato.

Acima de tudo, o truque é extremamente fácil de se preparar, sua praticidade facilitando a integração na rotina comum de lavagem do cabelo. Com o uso contínuo durante as semanas, suas pontas apresentarão um aspecto muito mais saudável, sem medo dos efeitos do shampoo na limpeza diária. Vale a pena tentar!

O que você achou dessa matéria? Se te interessou, aproveite também para conferir Aparência dos cabelos – Tipos, lavagem técnica e dicas

Fontes: Coisas de Diva, Beleza Extraordinária, Left

Imagens: Naturally Curly, Curls Understood, Purepeople, Beleza e Saúde

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *