5 Suplementos Para Melhorar a Qualidade do Sono


5 Suplementos Para Melhorar a Qualidade do Sono

O sono é parte fundamental do processo de desenvolvimento físico. Se você não consegue dormir direito, ou quer simplesmente melhorar seu sono, existem alguns suplementos que podem te ajudar.

Dormir bem é fundamental para quem quer ter ter uma saúde plena, pois é neste momento que o corpo produz a maior quantidade de hormônios como a testosterona e o GH.

Uma noite bem dormida proporciona um dia com muita mais energia e disposição e uma performance muito melhor nas atividades físicas e mentais. Além de melhorar nossa imunidade.

Como muita gente tem dificuldade para dormir direito, cientistas e pesquisadores do sono pesquisam muito e já descobriram substâncias capazes de ajudar ou resolver esse problema. Hoje, já é possível usar algumas delas na forma de suplemento e, assim, melhorar a qualidade do sono.

1.Ashwagandha

5 Suplementos Para Melhorar a Qualidade do Sono

A ashwagandha (ou ginseng indiano) é um fitoterápico que ainda está sendo amplamente estudado. É uma raiz que é muito comum na medicina indiana. O uso regular de ashwagandha é extremamente benéfico para quem tem uma rotina intensa, repleta de compromissos e estresse, ajudando a melhorar a qualidade de vida.

A principal indicação da ashwagandha é a redução da ansiedade. Ela tende a extinguir pensamentos ansiosos e permite que a mente torne-se mais calma. Estes efeitos ansiolíticos são alcançados pela ativação de receptores GABA. Quando estes receptores são ativados, isso resulta em sentimentos de calma e relaxamento.

O sistema nervoso central é levemente sedado, o que causa uma sensação de paz. Esta possivelmente é a chave para a eficácia de tomar ashwagandha para problemas de sono. Quantidade recomendada: de 400 a 800 mg.

2. Melatonina

5 Suplementos Para Melhorar a Qualidade do Sono

A melatonina é uma substância natural produzida pelo nosso corpo. Essa substância é uma das responsáveis pela qualidade do nosso sono. Quando o corpo, por motivos como estresse, fadiga ou qualquer outro, não produz essa substância nas quantidades adequadas, passamos a ter insônia. Nesses casos, o uso do suplemento melatonina é recomendado.

A melatonina também é conhecida como um excelente antioxidante, para combater pressão alta e dor de cabeça.

Mas a principal função dela é, de fato, a indução ao sono, muito indicada para combater a insônia. Então, se você acorda várias vezes ao longo da noite, tem dificuldade para pegar no sono ou até mesmo acorda de manhã com a sensação de ter dormido mal e com o corpo ainda cansado, certamente a suplementação com melatonina poderá auxiliar.

Por ser idêntica ao hormônio produzido em nosso corpo, a melatonina não causa efeito colateral desde que seja consumida de forma adequada. Dose recomendada: iniciar sempre com doses baixas (1mg ou menos, e observar os efeitos individualmente).

3. L-theanina

5 Suplementos Para Melhorar a Qualidade do Sono

A l-theanina é um aminoácido encontrado no chá verde. A substância é conhecida por promover o relaxamento, além de combater o estresse e ansiedade sem efeito sedativo, aumentando ao mesmo tempo o foco e a atenção.

Este aminoácido ainda auxilia na qualidade do sono e na redução da insônia. Existe até um estudo científico que diz que a l-theanina promove o relaxamento sem sonolência, melhorando a qualidade do sono de forma natural.

Os efeitos relaxante e calmante ocorrem aproximadamente 30 minutos após a ingestão. As doses efetivas de l-theanina estão na faixa de 100 a 400mg.

4. 5HTP

5 Suplementos Para Melhorar a Qualidade do Sono

5-hidroxitriptofano, ou resumidamente 5-HTP, é um aminoácido natural, que tem ação semelhante ao triptofano, que é um precursor do neurotransmissor serotonina, que proporciona sensação de bem-estar. Na forma de suplemento, ele ajuda a aumentar os níveis de serotonina e reduz a depressão, obesidade, insônia, enxaqueca e a ansiedade. Melhora o humor e a autoestima.

O que faz com que o nosso corpo produza pouca quantidade de serotonina e endorfina são os maus hábitos que adquirimos no dia a dia. Às vezes também a má alimentação, elém de outros fatores como o estresse e a depressão. Devido à falta de serotonina e endorfina no corpo, muitas pessoas sofrem de ansiedade, excesso de peso, irritação, falta de concentração, entre outros sintomas que agravam a insônia. Dose recomendada: de 50 a 100 mg

5. Magnésio e Inositol

5 Suplementos Para Melhorar a Qualidade do Sono

O magnésio é um mineral que participa de diversas funções no organismo, mas também está envolvido com a boa qualidade do sono. Este mineral ajuda a relaxar os músculos e diminuir as cãibras e o espasmo, que podem atrapalhar o sono. O relaxamento dos músculos ajuda o corpo a descansar melhor.

Inositol é um composto derivado do metabolismo da glicose e também é considerado uma vitamina do complexo B. Age no funcionamento do sistema nervoso, nutrindo as células cerebrais e, desta forma, auxiliando a transmissão de impulsos nervosos. Também melhora a comunicação cerebral, memória e inteligência, além de tratar quadros de ansiedade.

O inositol maximiza a ação do magnésio, promovendo relaxamento muscular e mental, assim como a neuroplasticidade, sendo um grande aliado para a melhora do sono, no equilíbrio das emoções e do humor. Magnésio inositol promove qualidade de vida e bem-estar. A quantidade recomendada de magnésio é em torno de 300 a 500 mg.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *