Príncipe William quebra silêncio sobre entrevista bombástica do irmão, Harry: ‘Não somos nem um pouco uma família racista’; assista


Nesta quinta-feira (11), o príncipe William quebrou o silêncio sobre a entrevista explosiva de príncipe Harry e Meghan Markle a Oprah Winfrey. Ele visitava uma escola do leste de Londres, ao lado da esposa, Kate Middleton, quando foi questionado por um repórter sobre as revelações do irmão sobre o racismo na realeza.

Não somos nem um pouco uma família racista“, garantiu William. Em sua primeira aparição pública desde a entrevista, o futuro rei contou que ele e Harry ainda não conversaram. “Ainda não falei com ele, mas o farei“, respondeu William. Assista:

Continua depois da Publicidade

 

A Rainha Elizabeth II foi a primeira integrante da família a comentar as declarações de Harry e Markle. “Toda a família está triste ao saber o quão desafiadores os últimos anos têm sido para Harry e Meghan”, afirmou a monarca na terça-feira (9), através de uma sucinta nota emitida pelo Palácio de Buckingham.

As questões levantadas, principalmente de raça, são preocupantes. Embora algumas recordações possam diferir, elas são levadas muito a sério e serão tratadas pela família em particular“, prometeu a rainha. “Harry, Meghan e Archie sempre serão membros da família muito queridos”, encerrou o texto.

Nota enviada pelo Palácio de Buckingham à imprensa britânica na terça (9)

Como se sabe, durante a entrevista veiculada no domingo (7) à noite, nos EUA, Harry e Meghan fizeram uma porção de revelações delicadas. O casal apontou que um dos membros da família real chegou a discutir e demonstrar preocupação com a cor de pele que o bebê Archie teria. O racismo, segundo Harry, foi um dos principais motivos para a saída deles do Reino Unido. A duquesa de Sussex ainda afirmou que tinha pensamentos suicidas e que pediu ajuda psicológica à realeza, o que não foi atendido.

Continua depois da Publicidade

O comunicado de Elizabeth II vem mais de 4o horas após a exibição da entrevista e chama atenção pela ‘concisão’ diante de questões importantes para o debate. De acordo com informações da Associated Press, a rainha “queria mais tempo” para dar seu posicionamento. O jornal Metro apontou que qualquer ação da realeza sobre o assunto tem sido coordenada pela monarca, junto ao príncipe Charles e o Príncipe William. Os dois últimos mantém uma relação bastante estremecida com Harry. 

Segundo testemunhas ouvidas pela publicação, a entrevista resultou no “teste mais difícil em décadas” para a família real. Qualquer fala sobre Harry e Meghan “precisava atingir o tom certo ao invés de criar uma reação automática“. Os bastidores foram movimentados. Inicialmente, como reportou o The Times, uma equipe de assessores para ‘gestão de crise’ ficou encarregada de acompanhar a entrevista e emitir uma nota expressando o amor da família pelo casal. Diante das declarações contundentes de Meghan e Harry, porém, o plano foi abortado.

Ao final, após muita ponderação, o palácio optou pela nota aqui divulgada. Na manhã de terça-feira, o príncipe Charles foi visto em público pela primeira vez desde que as alegações foram ao ar. Enquanto ele visitava um centro de vacinação da Covid-19 no norte de Londres, um jornalista o questionou sobre o que achou da entrevista. De acordo com o The Guardian, Charles apenas riu e saiu andando sem tecer nenhum comentário.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *