Envelhecimento precoce, como evitar? Principais causas e prevenção


O envelhecimento é um processo natural do corpo humano, no entanto, quando a formação de rugas, manchas e flacidez acontece antes da hora, em pessoas jovens, determinamos que houve um envelhecimento precoce.

As consequências do envelhecimento precoce se dão devido aos hábitos de vida e fatores ambientais. Além disso, vale ressaltar que esses sintomas são resultados da oxidação das células, que diminui a produção natural de colágeno, das fibras elásticas e da renovação celular.

Portanto, para evitar que o envelhecimento precoce aconteça, é importante manter a pele do rosto e do corpo hidratadas, praticar exercícios físicos para evitar o estresse e a depressão e ter uma alimentação rica em nutrientes e fibras como, por exemplo, frutas e verduras. Além disso, lembre-se sempre da importância de manter uma limpeza de pele e usar diariamente o protetor solar no rosto e no corpo.

Ademais, confira a seguir algumas outras informações essenciais sobre o envelhecimento precoce que ainda não te contamos e descubra como prevenir e adiar que esse fenômeno aconteça.

Causas

Doce limão

O envelhecimento precoce ocorre quando há um aumento da quantidade de radicais livres no organismo, trazendo prejuízos à saúde dos tecidos. As causas para esse acontecimento são diversas, então, pensando nisso, listamos as principais abaixo:

  • Exposição solar em excesso ou sem proteção;
  • Exposição a poluição;
  • Consumo de cigarros e álcool;
  • Estresse;
  • Má alimentação;
  • Sedentarismo.

Sintomas do envelhecimento precoce

Om the skin

Para saber se você está envelhecendo mais cedo do que deveria, fique atento aos seguintes sinais:

  • Aparecimento de rugas e linhas de expressão, em locais, como por exemplo, testa, olhos e ao redor dos lábios
  • Manchas escuras na pele;
  • Flacidez em excesso e falta de brilho na pele;
  • Olheiras fundas e escuras;

Além disso, vale ressaltar que o aparecimento de fios brancos no cabelo antes dos 30 anos também pode ser um sintoma do envelhecimento precoce.

Como combater e evitar o envelhecimento precoce

Envelhecimento precoce, como evitar? Principais causas e prevenção
Época Cosméticos

1. Use o protetor solar diariamente – O protetor solar é o melhor amigo na luta contra o envelhecimento precoce e do câncer de pele. Portanto, procure o ideal para você e aplique na pele por, no mínimo, 3 vezes ao dia.

2. Faça uma limpeza diária na pele: É importante que se faça todos os dias uma limpeza de pele com o auxílio de sabonetes e loções. Aliás, essa prática ajuda a manter a pele macia e revigorada.

3. Tenha uma boa alimentação – Não há nada melhor para o organismo, em geral, do que manter uma boa alimentação. Procure consumir alimentos ricos em nutrientes antioxidantes, como vitamina C, vitamina E, selênio, zinco e resveratrol, encontrados, por exemplo, em legumes, verduras e frutas.

4. Realize tratamentos de pele – Os tratamentos de pele são super indicados por médicos(as) dermatologistas, e são ideais para combater as linhas de expressão e manchas, além de darem um aspecto mais jovem à pele.

5. Tenha hábitos de vida saudáveis – Mantenha hábitos saudáveis como, por exemplo: Praticar atividades físicas, beber bastante água, não fumar e dormir bem.

Então, o que achou da nossa matéria sobre envelhecimento precoce? Aliás, aproveite para conferir também: Benefícios do pepino para a pele – 5 receitas caseiras de beleza

Fontes: Tua Saúde, Loja Adcos, Clínica Saúde.

Fontes das imagens: Dermaweb, Om the skin, Doce Limão, Época Cosméticos. 

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *