Você sabe como usar alho poró? Mesmo que não esteja entre os ingredientes mais populares do cardápio dos brasileiros, o legume ainda é uma substituição valorosa para quem quer mudar os ares. Tão saboroso quanto o clássico conjunto de alho e cebola, vale a pena conferir a diferença que o vegetal pode trazer ao prato.
O vegetal também faz parte da família da cebola e do alho. Além de seu nome comum, ele também é conhecido como alho-porró, alho-francês, alho-macho ou porro-hortense. Além disso, sua fama é advinda da culinária francesa, que usa e abusa de suas vantagens no prato e de suas combinações elegantes.
Formado por folhas espessas, caule branco e forma cilíndrica, o vegetal é consideravelmente diferente dos outros da mesma família. Como usar o alho poró tornou-se uma dúvida comum após a descoberta de seu sabor marcante, muito utilizado para incrementar pratos salgados.
Preparo do alho poró
Antes de mais nada, é importante se atentar à limpeza do legume, além de retirar as suas raízes. Em seguida, o vegetal deve ser lavado em água corrente para eliminar resíduos de terra ou qualquer impurezas, e deixado de molho em água com produto próprio para desinfetar alimentos.
Logo depois, é indicado fazer um corte no final do caule, na altura das folhas. Assim, pode se reservar as folhas e o talo branco pode ser cortado em rodelas, que é a forma mais popular, ou longitudinalmente.
Finalmente, vamos descobrir como usar alho poró?
Como usar?
Nesse sentido, a versatilidade do vegetal é grandiosa, fazendo com que o vegetal torne-se uma peça-chave na hora de cozinhar. Suas partes possuem diferentes possibilidades: as folhas verdes são ótimas para engrossar caldos e sopas, além de rechear pastéis e empadas. Já o talo branco, cortado em anéis, é utilizado de várias formas diferentes. Para temperos, por exemplo, é interessante refogá-lo.
Em síntese, possuindo um sabor levemente adocicado e delicado o suficiente para firmar sua popularidade na culinária, o alimento é ideal quando “al dente”, sem que perca seu sabor e textura. Agora você sabe como usar alho poró.
O alho poró nas receitas
Do mesmo modo, o vegetal pode ser utilizado em várias receitas de frutos do mar, principalmente por combinar com os sabores do peixe e dos condimentos utilizados para acompanhá-lo, como shimeji. Confira abaixo algumas possibilidades:
- Filé de tilápia com alho poró e molho branco
- Salmão ao forno com alho poró
- Risoto de alho poró com camarão
- Camarão ao alho poró
Apesar disso, sua variedade não se resume às especiarias marinhas. Afinal, esse alimento é peça-chave nos risotos, que ganham um novo nome quando o vegetal é adicionado à mistura. Como resultado, seguem outros modos de usá-lo:
- Risoto de alho poró
- Quiche de folhas e talos do vegetal
- Sopa do vegetal com batata
- Alho poró gratinado
- Creme do vegetal com batatas e bacon
- Sopa de shiitake e o vegetal
Enfim, o que você achou dessa matéria? Assim como essa, talvez você também goste de Alho-poró – O que é, benefícios, como consumir e 5 receitas
Fontes: Sabores Ajinomoto, Panela Terapia, Revista da Mulher
Imagens: Fashion Bubbles, Reserva, Dicas de Mulher