Como usar alho poró? Principais dicas e uso na cozinha


Você sabe como usar alho poró? Mesmo que não esteja entre os ingredientes mais populares do cardápio dos brasileiros, o legume ainda é uma substituição valorosa para quem quer mudar os ares. Tão saboroso quanto o clássico conjunto de alho e cebola, vale a pena conferir a diferença que o vegetal pode trazer ao prato.

O vegetal também faz parte da família da cebola e do alho. Além de seu nome comum, ele também é conhecido como alho-porró, alho-francês, alho-macho ou porro-hortense. Além disso, sua fama é advinda da culinária francesa, que usa e abusa de suas vantagens no prato e de suas combinações elegantes.

Formado por folhas espessas, caule branco e forma cilíndrica, o vegetal é consideravelmente diferente dos outros da mesma família. Como usar o alho poró tornou-se uma dúvida comum após a descoberta de seu sabor marcante, muito utilizado para incrementar pratos salgados.

como usar alho poró
Fonte: Fashion Bubbles

Preparo do alho poró

Antes de mais nada, é importante se atentar à limpeza do legume, além de retirar as suas raízes. Em seguida, o vegetal deve ser lavado em água corrente para eliminar resíduos de terra ou qualquer impurezas, e deixado de molho em água com produto próprio para desinfetar alimentos.

Logo depois, é indicado fazer um corte no final do caule, na altura das folhas. Assim, pode se reservar as folhas e o talo branco pode ser cortado em rodelas, que é a forma mais popular, ou longitudinalmente.

Finalmente, vamos descobrir como usar alho poró?

Fonte: Reserva

Como usar?

Nesse sentido, a versatilidade do vegetal é grandiosa, fazendo com que o vegetal torne-se uma peça-chave na hora de cozinhar. Suas partes possuem diferentes possibilidades: as folhas verdes são ótimas para engrossar caldos e sopas, além de rechear pastéis e empadas. Já o talo branco, cortado em anéis, é utilizado de várias formas diferentes. Para temperos, por exemplo, é interessante refogá-lo.

Em síntese, possuindo um sabor levemente adocicado e delicado o suficiente para firmar sua popularidade na culinária, o alimento é ideal quando “al dente”, sem que perca seu sabor e textura. Agora você sabe como usar alho poró.

O alho poró nas receitas

como usar alho poró
Fonte: Dicas de Mulher

Do mesmo modo, o vegetal pode ser utilizado em várias receitas de frutos do mar, principalmente por combinar com os sabores do peixe e dos condimentos utilizados para acompanhá-lo, como shimeji. Confira abaixo algumas possibilidades:

  • Filé de tilápia com alho poró e molho branco
  • Salmão ao forno com alho poró
  • Risoto de alho poró com camarão
  • Camarão ao alho poró

Apesar disso, sua variedade não se resume às especiarias marinhas. Afinal, esse alimento é peça-chave nos risotos, que ganham um novo nome quando o vegetal é adicionado à mistura. Como resultado, seguem outros modos de usá-lo:

  • Risoto de alho poró
  • Quiche de folhas e talos do vegetal
  • Sopa do vegetal com batata
  • Alho poró gratinado
  • Creme do vegetal com batatas e bacon
  • Sopa de shiitake e o vegetal

Enfim, o que você achou dessa matéria? Assim como essa, talvez você também goste de Alho-poró – O que é, benefícios, como consumir e 5 receitas

Fontes: Sabores Ajinomoto, Panela Terapia, Revista da Mulher

Imagens: Fashion Bubbles, Reserva, Dicas de Mulher

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *