Quando é o período fértil? Aprenda como fazer o cálculo


O período fértil é a época marcada por determinado espaço de tempo que determina as maiores chances da mulher engravidar. Nele, o organismo passa por mudanças tanto hormonais quanto emocionais, como o aumento da libido, por exemplo. Além disso, o período é responsável pela preparação do útero e de todo o corpo da mulher para realizar a fecundação, ou seja, o primeiro estágio da gravidez. Ele dura 6 dias e acontece todos os meses que se seguem até a menopausa. Assim, aprender a calcular quando é o período fértil é extremamente importante.

É comum que o período fértil aconteça entre 1o a 14 dias após o primeiro dia da menstruação, mas cada organismo é singular. Muitas vezes, o ciclo pode ocorrer de forma irregular, alterando as datas e o cálculo que deve ser feito. Para aquelas que desejam engravidar, saber exatamente quais dias garantem o sucesso da gestação é essencial para uma boa gravidez.

Bem como o cálculo que deve ser feito para descobrir quando é o período fértil, existem sinais que indicam a chegada da época, facilitando o processo. Normalmente marcados pelas mudanças hormonais, emocionais e até mesmo físicas do corpo da mulher, eles apontam a época propícia para fecundação.

Quando é o período fértil
Fonte: Amor Saúde

Confira abaixo como calcular a data de seu período fértil, assim como os 6 sinais mais comuns que acompanham a chegada do ciclo.

Como calcular quando é o período fértil

Todo o cálculo do período de tempo mais propício para engravidar envolve entender a duração de seu ciclo menstrual, bem como o dia em que se inicia e termina. Para aquelas que possuem um ciclo regular, que compreende 28 dias, é comum que o período fértil se inicie no 11º dia, logo após o primeiro dia da menstruação. Essa janela de tempo dura até o 17º dia.

Ainda assim, é provável que a ovulação ocorra por volta do 14º dia do ciclo. Dessa forma, o período fértil deve acontecer entre 3 dias antes e 3 dias depois da data. Caso a menstruação desça no dia 10, por exemplo, o período fértil acontecerá entre os dias 20 e 26, sendo o dia 23 o mais fértil de todos, e o mais propício para fecundação.

Ciclo menstrual irregular

Todavia, para as mulheres que possuem um ciclo menstrual irregular, o cálculo deve ser feito com base nos últimos 12 meses do ciclo. Isso ocorre pelo fato da constante variabilidade do período menstrual, sendo necessário fazer comparações entre as datas.

Quando é o período fértil
Fonte: Unimed

Pelo fato da menstruação de um ciclo menstrual não acontecer sempre durante os mesmos dias, é extremamente improvável que as contas feitas com base em um ciclo regular estejam corretas. Apesar disso, é possível basear-se nas anotações de um ano de ciclos, atentando-se à duração de cada um deles. Dessa forma, subtraem-se do ciclo mais curto 18 dias e do mais longo 11 dias.

Como exemplo: no caso do ciclo mais curto ter durado 22 dias e o mais longo 28, subtraem-se 18 de 22 e 11 de 28. O resultado: 4 e 17. Assim, o período fértil deve ocorrer durante o 4º e o 17º dia do ciclo.

Existe ainda a possibilidade do teste de ovulação para aquelas que desejam maior confirmação de quando é o período fértil. O teste pode ser encontrado em farmácias, sendo necessário apenas maior atenção aos sinais do período para maior sucesso da avaliação.

No caso do anticoncepcional

Fonte: MD Saúde

As mulheres que tomam a pílula anticoncepcional corretamente não possuem período fértil. Dessa forma, não é possível engravidar enquanto a rotina do medicamento estiver sendo administrada, pois não há fecundação. Apesar disso, esquecimento constante e quebra da rotina da pílula pode desregular o efeito do remédio e permitir a gravidez no caso de contato íntimo sem a devida proteção.

6 sinais da chegada do período fértil

Determinados sintomas indicam a proximidade da época do período fértil, envolvendo as mudanças sofridas pelo organismo durante a liberação do óvulo. Para aquelas que possuem um ciclo menstrual irregular, atentar-se aos sinais de seu corpo é essencial para realizar o cálculo.

1 – Aumento da temperatura corporal

Você sabia que o ciclo menstrual pode alterar sua temperatura corporal? A mudança é mínima, mas perceptível. Isso ocorre pois o organismo realiza maior esforço para preparar-se para a fecundação, com os folículos liberando os óvulos e, consequentemente, o hormônio da progesterona. Ele é responsável pelo aumento da temperatura, de 0,3 a 0,8°C.

2 – Instabilidade emocional no período fértil

Fonte: Santo Remédio

Um dos sinais mais comuns da chegada do período fértil é a constante variação de humor, que ocorre devido às alterações hormonais. Também é normal sentir-se mais animada, o que pode ser outra indicação de que a época chegou.

3 – Secreção transparente

A secreção vaginal transparente é um dos primeiros sinais de que o período fértil chegou. Ela é semelhante à clara de ovo crua, e ocorre durante a fase da liberação do estradiol, responsável por produzir mais líquido que o normal. O estradiol funciona como um mecanismo de lubrificação, facilitando a passagem dos espermatozoides pelo canal vaginal. Quanto mais fluido e transparente o muco, mais fácil é a fecundação.

4 – Apetite e libido

Da mesma forma, a alteração nos níveis hormonais também é responsável pelo aumento do apetite e da libido. O sinal é positivo, pois faz com que a mulher se sinta mais atraente e com mais desejo que o normal.

5 – Dores no baixo ventre durante o período fértil

Outro sintoma frequente é a dor no baixo ventre, ou a dor que se apresenta na parte de baixo da barriga, na altura dos ovários. É comum que muitas mulheres sintam dores que se assemelham à cólica e que são oscilantes, uma indicação da ovulação.

6 – Surgimento de espinhas

Fonte: Dermaclub

Além disso, o período fértil traz consigo a maior oleosidade da pele. Por fim, é comum que algumas espinhas surjam durante a época, pelo fato da mudança hormonal favorecê-las, bem como os cravos. O sintoma não é exclusivo da adolescência.

E aí, o que você achou dessa matéria? Se te interessou, confira também Sintomas de fecundação – Como ocorre, etapas e primeiros sinais

Fontes: Tua Saúde, Tua Saúde, Unimed

Imagens: Dermaclub, Unimed, MD Saúde, Amor Saúde, Art Fértil, Santo Remédio

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *