Chá de alho – Benefícios e as melhores formas de prepará-lo


O alho é um dos ingredientes mais utilizados na culinária brasileira para temperar diversos alimentos. No entanto, essa raiz apresenta muitas propriedades medicinais. Por isso, o chá de alho é muito utilizado na medicina popular contra diversas doenças e auxilia no bom funcionamento do organismo.

Como o alho apresenta um sabor muito forte, seu chá é uma ótima opção para quem quer aproveitar ao máximo seus benefícios com um sabor mais suave. Além disso, esse ingrediente pode ser incorporado a diversas outras receitas de chá, potencializando os benefícios na junção com outros ingredientes.

No entanto, o chá de alho deve ser pouco consumido por pessoas que tenham pressão baixa ou distúrbios hemorrágicos, pois suas propriedades diminuem a pressão arterial e aumentam riscos de sangramento. Por isso, a bebida deve ser consumida sem excesso e sempre consulte uma pessoa especializada antes do consumo em caso de dúvidas.

Benefícios do chá de alho

Benefícios do chá de alho e as melhores formas de prepará-lo
Fonte: Agrilojas

O alho é rico em alicina, um princípio ativo que ajuda a melhorar a pressão arterial. Além disso, também apresenta substância antioxidantes, potássio, cálcio, magnésio e propriedades anti-inflamatórias.

Como resultado da presença de alicina, o alho também é muito bom para melhorar a pressão arterial e ajuda a reduzir o enrijecimento das artérias. Por isso, listamos alguns dos principais benefícios do chá dessa raiz para a saúde.

É bom para o coração e para o colesterol

A alicina combate a gordura e colesterol nas paredes das artérias, melhorando o fluxo sanguíneo e, como resultado disso, o funcionamento do coração. Dessa forma, o chá de alho combate doenças como hipertensão, aterosclerose, ataque cardíaco e outras doenças cardiovasculares.

Melhora a respiração e a tosse

Benefícios do chá de alho e as melhores formas de prepará-lo
Fonte: Dicas de Mulher

Receitas que utilizam o alho já são muito conhecidas para o combate à gripe, isso porque a raiz apresenta propriedades expectorantes e antissépticas. Assim, seu chá facilita a respiração e auxilia na eliminação do excesso de muco. Ademais, as substâncias anti-inflamatórias reduzem a inflamação nos pulmões, que causam a dificuldade de respirar e a tosse. 

Fortalece o sistema imunológico

Rico em vitamina C, o alho ajuda o organismo na produção de glóbulos brancos, que protegem nosso corpo contra agentes infecciosos. Além disso, suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias atuam na defesa do nosso sistema imunológico. 

Previne o envelhecimento precoce da pele

Fonte: Adcos

As propriedades antioxidantes do alho atuam contra os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Desse modo, essas propriedades irão proteger a saúde das células e dos tecidos e prevenir o aparecimento de rugas na pele.

Como fazer o chá de alho

O chá de alho puro é muito simples de ser preparado. Basicamente, você deve ferver 200mL de água e adicionar em uma xícara com 2 ou 3 dentes de alho amassado. Depois disso, abafe com um pano e deixe descansar por 10 minutos antes do consumo. Mas trouxemos também outras formas de preparar esse chá.

Chá de alho com limão

Benefícios do chá de alho e as melhores formas de prepará-lo
Fonte: Conquiste sua vida

As substâncias antioxidantes do limão podem intensificar a ação do alho contra o envelhecimento precoce. Para isso, basta ferver 4 partes de um limão inteiro com 2 dentes de alho. Em seguida, abafe a mistura com um pano. Por fim, coe e espere esfriar antes de consumir.

Chá de alho com gengibre

Fonte: Mundo Boa Forma

Nessa receita, adicione 3 dentes de alho amassados a 500mL de água fervendo, acrescente um pedaço de gengibre à mistura. Em seguida, diminua o fogo e tampe a panela. Depois de 5 minutos apague o fogo e deixe o chá esfriar. Dessa forma, você pode aproveitar também todas as propriedades do gengibre, que é anti-inflamatório e analgésico.

Fontes: ECycle, Cuidaí

Imagens: Jornal de Brasília, Agrilojas, Dicas de Mulher, Adcos, Conquiste sua vida, Mundo Boa Forma

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *