O renomado jornalista Fareed Zakaria teve de dar uma triste notícia na noite deste domingo (11). No ar em seu programa da CNN nos Estados Unidos, o âncora falou sobre a morte de sua mãe, que não resistiu às complicações da Covid-19, aos 85 anos. O apresentador também aproveitou o momento para fazer uma bela homenagem e despedida dela, que sensibilizou telespectadores.
Durante o segmento, Zakaria usou o exemplo de sua mãe para lamentar a situação do coronavírus. “Estamos nos aproximando de três milhões de mortes por Covid em todo o mundo, e as pessoas frequentemente apontam que por trás dessas estatísticas estão seres humanos individuais. Esta semana, minha mãe, Fatma Zakaria, se tornou uma dessas estatísticas. Ela morreu de complicações da Covid”, iniciou o jornalista.
O apresentador do “Fareed Zakaria GPS” lembrou a trajetória de Fatma, que foi pioneira em alguns trabalhos como jornalista, educadora e assistente social na Índia. “Se tem uma pessoa que é a responsável por quem eu sou hoje e as coisas que eu conquistei no mundo – grandes ou pequenas – é a minha mãe. Então pensei que eu poderia contar as vocês um pouquinho sobre ela”, mencionou.
Acima de tudo, Fareed guardou com muito carinho todos os sacrifícios de sua mãe pela educação dos filhos. “O maior sinal do seu amor pelos filhos é que ela encorajava que todos nós fôssemos aos Estados Unidos para fazer faculdade, mesmo que ela soubesse que isso poderia significar que acabaríamos ficando por aqui. Ela queria o melhor para nós, mesmo em troca de sua própria felicidade”, continuou ele.
Por fim, o jornalista contou que nem mesmo teve a chance de se despedir de sua mãe. Por isso, usou o espaço do programa para esse tocante tributo. “Por conta da pandemia, não pude ver minha mãe pela última vez e nem enterrá-la. Por isso pensei que poderia aproveitar esta oportunidade e dizer adeus. Te amo”, encerrou ele. Assista ao vídeo abaixo:
Em 6 de março, data da morte de Fatma, Fareed também fez uma homenagem através de suas redes sociais. “Minha mãe, Fatma Zakaria, faleceu na última noite – um ataque cardíaco após contrair Covid-19. Ela viveu uma vida longa, rica e cheia de acontecimentos, uma pioneira como mulher no jornalismo, então como educadora. Ela amava seus filhos e netos”, escreveu ele que ainda concluiu: “Descanse em paz”. Confira:
Após seu tributo na CNN, Fareed recebeu as condolências de milhares de pessoas nas redes sociais pelo mundo todo. “Sua notável mãe deve ter sido muito orgulhosa de você. Sinto muito por sua enorme perda”, escreveu a atriz Mia Farrow. “Um belo tributo para uma pessoa incrível. A memória dela é uma benção”, disse a jornalista Jamie Gangel. No Brasil, a cena comovente também repercutiu. Veja algumas reações abaixo:
@FareedZakaria Your remarkable Mother must have been so very proud of you. I am sorry for your enormous loss. pic.twitter.com/bZOlL9KC76
— Mia Farrow (@MiaFarrow) April 11, 2021
A beautiful tribute to an amazing person. Her memory is a blessing
— Jamie Gangel (@jamiegangel) April 12, 2021
Como não ficar de olhos marejados com as palavras de Fareed Zakaria, na semana em que a pandemia lhe roubou a mãe e a possibilidade de uma simples despedida. https://t.co/Z3IEhuf4jn
— Hugo Manuel Correia (@HugoManuCorreia) April 11, 2021
Emocionante demais: o grande jornalista Fareed Zakaria, da CNN, se despede da mãe, Fatma, importante jornalista e educadora indiana, que morreu de Covid-19. “Devido à pandemia, não vi minha mãe por um ano e não pude enterrá-la. (…) adeus, mãe, te amo.” https://t.co/nvCTIEAVCe
— André Barcinski (@andre_barcinski) April 11, 2021