Todo mundo deseja ter um cabelo bonito e saudável não é mesmo? E para ter isso é preciso muitos cuidados com os fios. No entanto, nem sempre é possível evitar as pontas duplas, principais inimigas das madeixas. Desse modo, você olha raiz e o comprimento do cabelo, e ambos estão bonitos e brilhantes, até chegar nas pontas e observar o cabelo com aspecto de palha.
Muito além de afetar a aparência do cabelo, as pontas duplas deixam os fios mais frágeis e propensos a queda. Isso porque as pontas duplas são decorrentes do ressecamento capilar. Sendo assim, muitas pessoas procuram formas de resolver o problema sem ter que recorrer ao temido corte. A boa notícia é que é possível prevenir e tratar as pontas duplas e ter um cabelo lindo e livre desse mal.
Por isso, hoje iremos entender melhor o que são as pontas duplas, as principais causas e o que fazer para resolver esse problema. Vamos lá.
Pontas duplas
As pontas duplas, como o nome já indica caracteriza o fio do cabelo quebrado e dividido em duas partes. Para ficar mais claro, precisamos conhecer a estrutura capilar. Os fios de cabelo são envoltos em uma película que tem como principal função a sua proteção. Essa película é o que chamamos de cutícula capilar.
No entanto, devido ao ressecamento e agressões diárias, como calor, sol, vento, poluição, químicas e etc, a cutícula capilar fica enfraquecida. Sendo assim, acaba perdendo a hidratação e os nutrientes necessários para manter a sua força. Então, na falta de determinados cuidados para devolver a nutrição ao fio, ele pode acabar quebrando nas pontas, abrindo a cutícula capilar resultando nas pontas duplas.
Além disso, tem o fator da oleosidade natural dos fios, que é produzia no couro cabeludo e percorre o comprimento do fio. Desse modo, é natural que as pontas do cabelo sejam mais ressecadas. Isso é ainda mais intenso em cabelos cacheados ou crespos, devido ao formato espiral dos fios.
Causas das pontas duplas
Então como vimos acima, o ressecamento e agressões internas são determinantes para o aparecimento das pontas duplas. Contudo, outros fatores podem agravar o problema e aumentar as chances de ter pontas duplas, tais como:
- Uso excessivo de secador, chapinha e ferramentas de calor no cabelo;
- Procedimentos capilares com químicas com muita frequência;
- Desgaste pelo sol, cloro e água do mar;
- Falta de hidratação;
- Pentear o cabelo de qualquer jeito, arrebentando os fios;
- Produtos que ressecam os fios.
Como tratar o problema das pontas duplas
Muitas mulheres cortam os fios quando percebem as pontas duplas. Contudo, nem sempre é preciso cortar as madeixas para se livrar das terríveis pontas duplas. Dependendo do grau de danos aos fios, você consegue fazer isso apenas com uma rotina de cuidados capilares e os produtos certos, que recuperaram a saúde dos fios e acabaram com as pontas duplas.
Hidratação
A hidratação é responsável por manter os fios nutridos e fortes, por isso é essencial manter os cuidados em dia para evitar as pontas duplas. Nesse caso, o ideal é ter um cronograma capilar, focado na necessidade dos fio, seja ela hidratar, nutrir ou reconstruir a fibra capilar. Fazendo isso, é possível dar aos fios tudo o que eles necessitam para ficar fortes e saudáveis, livres das pontas duplas. Uma ótima dica de produto para incluir na sua rotina de hidratação é o bepantol líquido, que reestrutura e fortalece os fios.
Uso do secador e chapinha
Como o uso em excesso de ferramentas de calor é um dos fatores agravantes do aparecimento da pontas duplas pode ser interessante diminuir o uso. O ideal seria usar o menos possível essas ferramentas, no entanto nem sempre é possível. Sendo assim, uma opção é proteger os fios antes de usar o secador ou chapinha. Nesse caso, o protetor térmico irá proteger a cutícula capilar.
Proteção solar
Outra medida para cuidar dos fios é usar produtos com fator de proteção solar. Desse modo é possível amenizar o efeito dos raios solares sobre os fios. Hoje em dia existem uma gama enorme de produtos capilares com fator de proteção, desde cremes até leave-ins. Então, escolha o que melhor se adequar ao seu tipo de cabelo.
Finalizadores
Além disso tudo, também é fundamental usar produtos finalizadores. Isso porque esse tipo de produto serve para selar a cutícula das pontas, o que ajudar a combater as pontas duplas. Uma ótima opção para usar como finalizador são os óleos vegetais. Óleo de coco, argan entre outros, além de promover hidratação e nutrição aos fios, ajudam a combater o ressecamento, então vale a pena investir nesses produtinhos.
Corte
Agora se em último caso esses cuidados não forem suficientes para acabar com as pontas duplas, a melhor saída é o corte. Mas não tenha medo de cortar as pontas, mesmo que você esteja buscando o comprimento. Se for esse o caso, corte apenas as partes danificadas, um ou dois centímetros. E mais do que isso, cortar as madeixas regularmente, a cada três meses, além de acabar com as pontas duplas, promove vários benefícios aos fios, melhorando a hidratação e até mesmo auxiliando no crescimento.
Dicas para evitar as pontas duplas
Como a prevenção é sempre o melhor remédio, veja como prevenir o aparecimento das pontas duplas:
- Evite lavar o cabelo com água muito quente, para não ressecar os fios;
- Sempre que usar o secador ou chapinha aplique o protetor térmico antes;
- Procure não usar ferramentas de calor em potência alta;
- A cada três meses apare as pontas do cabelo;
- Preserve o seu cabelo, respeitando os seus limites quanto aos procedimentos químicos;
- Ter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas também contribui para a saúde dos fios.
Seguindo todas essas dicas e cuidados terá menos chances de desenvolver pontas duplas.
Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Cronograma capilar, o que é? Quando fazer, como fazer e receitas.
Fontes: Hair Dicas de Mulher
Imagens: Cachuda Site de Beleza e Moda Softhair G. Hair Beleza Extraordinária