saiba como ser MUITO mais produtiva


Você tem uma sensação estranha de que 24 horas não são suficientes para fazer tudo o que você precisa? Existe um método, chamado Técnica Pomodoro, que pode te ajudar nisso.

Muitas pessoas relatam déficit de produtividade, principalmente em uma época onde a quantidade de trabalho é excessiva e a carga horária de trabalho é relativizada.

Um dos elementos que podem ajudar a lidar com esse problema é o gerenciamento do tempo. Mas, como fazer isso na prática? Simples, aplicando a técnica Pomodoro, como mencionamos trata-se de um sistema simples gestão de ciclos de tempo, que ajuda diretamente no desenvolvimento da produtividade.

Apesar de, tradicionalmente, ser usado um temporizador para auxiliar na técnica Pomodoro, hoje existe o temporizador online para facilitar nossa vida, como você pode ver aqui (falaremos mais sobre ele durante o artigo).

Continua após a publicidade

A técnica Pomodoro permite realizar trabalhos intensos ou tarefas diárias sem perder o foco e a concentração, cumprindo fielmente seus prazos.

Ela é ideal para aquelas pessoas que não conseguem concluir suas tarefas do dia a dia, e consequentemente sofrem ansiedade intensa com isso.

Continua após a publicidade

Vamos conhecer a técnica Pomodoro mais a fundo?

O que é a Técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro foi desenvolvida em 1988, pelo italiano Francesco Cirillo, desenvolvedor, empresário e autor.

Continua após a publicidade

A criação tem como fundamento um método de gestão de tempo que pode ser aplicado em diversos tipos de tarefas. Ela é muito útil, por exemplo, nos estudos e no trabalho.

O nome do método é uma homenagem ao timer de cozinha que Francesco utilizava para acompanhar seus trabalhos universitários, que curiosamente tinha o formato de tomate (Pomodoro em italiano).

O relógio girava por 25 minutos, e ao final emitia um som de alarme.

Durante esse período de sua vida, Francesco percebeu que ao dividir o fluxo de estudos em blocos de grande concentração, sua produtividade aumentava significativamente.

Continua após a publicidade

Após obter resultados satisfatórios, em 1992, Cirillo decidiu divulgar sua técnica para aumentar a produtividade através do gerenciamento de tempo.

De acordo com o livro de Francesco Cirillo, “The Pomodoro Technique”, a técnica tem como objetivo utilizar o tempo para realizarmos o que queremos da forma como queremos.

Além disso, é possível saber a quantidade de atividades que são feitas, assim como a qualidade e o que está atrapalhando a realização dessas atividades.

Quem pode usar a técnica?

A técnica Pomodoro é indicada especialmente para estudantes, profissionais, vestibulandos, concurseiros, etc.

Continua após a publicidade

Ela também funciona para qualquer pessoa que esteja tendo baixa concentração e produtividade, seja por cansaço ou por outros fatores.

Além disso, o método é útil para pessoas ansiosas que não conseguem organizar suas atividades e são constantemente cobradas por isso.

No fim das contas, a técnica Pomodoro pode ser aplicada por qualquer pessoa que sinta que ela pode ser útil em sua vida.

Como funciona?

A técnica Pomodoro é um sistema cíclico, que funciona partindo do princípio de que ao dividir o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, é possível melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

Continua após a publicidade

Técnica Pomodoro: como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Ou seja, ajuda a melhorar a gestão do tempo, proporcionando maior eficiência. Além disso, é possível fazer pausas regulares, que funcionam como uma motivação, mantendo você mais criativa. Dessa forma, para colocar a técnica em prática você vai precisar de:

  1. Use o timer online da Técnica Pomodoro para marcar o tempo, caso não tenha nenhum você pode usar o timer online e gratuito que faz a contagem da técnica automaticamente.
  2. Uma agenda de tarefas ou checklist com coisas a fazer.
  3. Lápis e borracha.

Em seguida, você precisa:

  1. Escolher uma tarefa ou trabalho que deseja realizar.
  2. Então, defina o cronômetro Pomodoro para 25 minutos (duração normal de um Pomodoro)
  3. Agora, trabalhe na tarefa escolhida até que o cronômetro toque.
  4. Coloque uma marca de seleção em um pedaço de papel, marcando a tarefa como concluída.
  5. Em seguida, faça uma pausa de 5 minutos, durante esse tempo você pode se alongar ou fazer outra coisa.
  6. Enfim, a cada 4 Pomodoros, aumente o tempo de pausa, de 20 a 30 minutos. Dessa forma, você poderá recuperar seus pensamentos e relaxar. Pois, essas pausas são fundamentais para oxigenar o seu cérebro, o que vai ajudar a aumentar a agilidade mental.

Uma dica, a cada pausa anote as tarefas que já estão concluídas e aproveite o tempo para ouvir música, alongar, comer, beber água, tomar um café, etc.

Continua após a publicidade

O que fazer quando houver interrupções?

Para que a técnica Pomodoro funcione de forma eficaz, é importante que a unidade de trabalho seja indivisível. Portanto, caso seja interrompida, ou você afasta a distração até que o Pomodoro encerre, ou você deve encerrar o Pomodoro e resolver a distração.

Uma dica de Francesco Cirillo é informar a parte distrativa que você está no meio de um trabalho e não pode parar no momento. Dessa forma, tente negociar qual seria o melhor momento para entrar em contato ou retornar a ligação, por exemplo.

Enfim, termine seu Pomodoro por completo e quando estiver pronta, resolva o motivo da distração.

A técnica Pomodoro funciona?

A resposta é sim! Por mais que seja um método simples e gratuito, a técnica Pomodoro realmente funciona. Como prova disso, foi realizada uma pesquisa recentemente.

Continua após a publicidade

Em suma, os pesquisadores da Universidade de Illinois comprovaram que intervalos curtos de uma tarefa e fazer pausas regulares auxiliam, e muito, a melhorar o foco e a concentração por períodos maiores.

Durante o estudo, 84 participantes foram divididos em 4 grupos. Dessa forma, durante o experimento foi testadas a capacidade de concentração de cada um desses grupos ao realizar uma tarefa longa e repetitiva, que durou por 50 minutos, em diferentes tipos de condições.

Enfim, o experimento aconteceu da seguinte maneira:

  • Grupo 1 – realizou a tarefa de 50 minutos sem pausas ou interferências.
  • Grupo 2 e 3 – tiveram que memorizar 4 dígitos antes de realizar a tarefa. Então, sempre que eles vissem um dos dígitos durante a realização da tarefa, deveriam fazer uma pausa. (mas apenas o grupo 2 pausou durante o experimento).
  • Grupo 4 – também recebeu os mesmos dígitos que os grupos 2 e 3, mas foram instruídos a ignorar esses dígitos quando o vissem. Então, ao longo da execução da tarefa, os pesquisadores notaram que o desempenho diminuiu. Já os participantes que fizeram pausas, não tiveram quedas significativas no desempenho.

Enfim, no final, os pesquisadores puderam concluir que ao realizar tarefas longas, fazer pausas breves ajuda a manter o foco e a concentração e a aumentar a produtividade.

Continua após a publicidade

Resultados obtidos com a técnica Pomodoro

Basicamente, o método consiste em cinco etapas:

  1. Planejar as tarefas do dia
  2. Acompanhar seus esforços
  3. Registrar suas atividades diárias
  4. Processar o que você fez
  5. Visualizar as áreas de melhoria

De acordo com Francesco Cirillo, a técnica Pomodoro é um método testado e aprovado que proporciona vários pontos positivos. Por exemplo:

  1. Aumenta o foco e a concentração por meio da redução das interrupções;
  2. Alivia a ansiedade;
  3. Aumenta a conscientização das decisões;
  4. Reforça a determinação para atingir os objetivos;
  5. Aumenta a motivação e mantém-na constante;
  6. Melhora o processo de trabalho ou estudo;
  7. Reforça sua determinação de continuar a aplicar-se em face de complexas situações.

Enfim, o método tem como objetivo simplificar seu trabalho e ajudar a descobrir quanto tempo e esforço uma tarefa exige. Assim como melhorar seu foco e concentração, de forma que possa fazer mais na mesma quantidade de tempo diariamente.

Benefícios ao adotar a técnica Pomodoro no trabalho

Quando a técnica Pomodoro é usada da forma correta, sempre com o timer online auxiliando, percebe-se inúmeros benefícios, como:

Continua após a publicidade

1- Define um tempo para distrações

É normal que ao longo do dia surjam distrações, mas a constante interferência pode prejudicar o rendimento na realização de tarefas. E isso acostuma acontecer devido a falta de planejamento. Portanto, com a técnica Pomodoro é possível organizar pausas ao longo do dia, de maneira que você saiba quando poderá parar o trabalho que está realizando e fazer pausas para poder se distrair e relaxar.

2- Reduz o número de tarefas inacabadas

A técnica Pomodoro ajuda a reduzir o número de tarefas inacabadas, como estudar, pesquisar, escrever, trabalhos, etc. Para isso, você deve encaixar cada tarefa em pomodoros, estabelecendo um limite de tempo para cada uma. Então, ao determinar períodos de tempo e dividir o trabalho em partes gerenciáveis, é possível completar e finalizar essas tarefas. O que não acontece se você tentar fazer todas ao mesmo tempo.

3- Transforma o trabalho em um jogo

Para algumas pessoas, o método pode ser até divertido, como um jogo. Enfim, o cronômetro funciona como uma contagem regressiva enquanto você realiza a tarefa. Dessa forma, você sentirá como que está trabalhando contra o relógio para ganhar o jogo. Isso faz com que evite a monotonia, consequentemente, vai te ajudar a aumentar sua produtividade.

4- Ajuda a afastar da procrastinação

A técnica Pomodoro vai te ajudar a afastar a procrastinação e ao mesmo tempo, vai te manter motivado para realizar suas tarefas. Pois, com o método você vai saber exatamente quanto tempo precisa trabalhar e quando vai poder fazer uma pausa e descansar.

Continua após a publicidade

Então, para evitar a procrastinação, você pode seguir as seguintes dicas:

  1. Estabelecer uma rotina diária.
  2. Começar o dia com a sua tarefa mais difícil.
  3. Dividir as tarefas em partes.
  4. Anote essas tarefas em uma agenda e marque quando concluir.
  5. Por fim, estipule recompensas para cada atividade concluída.

Enfim, é importante evitar a procrastinação, pois tarefas acumuladas atrapalham sua produtividade.

Ferramenta para aplicar o método

Como já foi dito anteriormente, o timer online do site da Técnica Pomodoro é o seu melhor amigo nessa hora, sendo seu companheiro durante sua jornada de trabalho ou estudos.

Trata-se de uma ferramenta completamente gratuita para auxiliar na contagem automática. Além disso, ele permite que você use música de fundo para ajudar a estimular sua concentração.

Continua após a publicidade

Além disso, você pode usar a ferramenta quando:

  • Tiver distrações atrapalhando sua produtividade.
  • Não conseguir concluir suas tarefas ao longo do dia.
  • Tiver muitas tarefas, mas evita fazê-las.
  • Quiser estabelecer metas e estiver disposto a alcançá-las.

Enfim, ao aplicar a técnica Pomodoro em sua rotina, ela vai te ajudar a manter o foco e sua produtividade.

Então, se você gostou do conteúdo desse post, leia também: Meditação para ansiedade – O que é, como fazer e exercícios.

Continua após a publicidade

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *