Fernanda Lima revela as seis regras de ouro na criação dos filhos: “O negócio é dar limite”; confira a lista


Criar filho não é bagunça, não, viu?! Na última quinta-feira (13), em seu programa “Bem Juntinhos”, no GNT, Fernanda Lima falou sobre as seis regras essenciais que impõe aos filhos, principalmente os gêmeos João e Francisco, de 13 anos. Apesar da liberdade que os pais proporcionam, a disciplina também faz parte da rotina para garantir uma relação saudável com os meninos. As regras determinam horários para navegar na internet, uso de celular e exigem atividades para exercitar o cérebro em diferentes campos.

Fernanda compartilhou que a criação dos filhos caminha entre erros e acertos e que os limites são essenciais, assim como abrir espaço para o diálogo com as crianças. “A gente fez algumas regras para a coisa não ficar muito solta”, declarou a apresentadora. Ela ainda complementou: “Nem sempre a gente acerta, mas o negócio é dar limite para as crianças porque eles pedem. E sempre abrir espaço para o diálogo”.

Fernanda Lima
Fernanda Lima compartilha regras de ouro para a criação dos filhos (Imagem: Reprodução/ GNT)

Durante o programa, a atriz disse se preocupar muito com a criação dos filhos e também com quem eles se relacionam na internet. “Ouvi uma história uma vez que nunca me esqueci: se você deixa um filho dentro de um quarto sozinho e, por exemplo, vai dormir, é como se você deixasse ele no meio de uma praça a noite, sozinho e fosse embora. Então isso sempre fica me atordoando quando estou à noite no meu quarto. A gente dorme mais cedo que os meninos. Eu vou para cama e fico assim: eles estão lá sozinhos, não sei com quem eles estão, eles podem estar conversando com qualquer pessoa no mundo inteiro”, desabafou. Todo cuidado é pouco, né?

Devido a preocupação com o uso excessivo de telas pelos filhos é que os acordos e normas foram criados. Listamos todas elas abaixo:

Primeira regra: Nada de internet de madrugada. “É um pacto que não tem discussão. Quando é hora de dormir, eu digo ‘chega por hoje’ e eles desligam tudo”.

Segunda regra: Celular à mesa, nem pensar! “Nem celular, nem televisão, nenhum tipo de tela, eletrônico ou distração. A gente foca na nossa comida e na interação”.

Continua depois da Publicidade

Terceira regra: Sem acesso a conteúdos impróprios para menores. “A gente coloca regra parental nos celulares e computadores com palavras que a gente considera impróprias para a idade deles.”

Quarta regra: Hora de tela é limitada! “Nos dias de semana, quando tem aulas, eles ficam menos tempo, mas nos finais de semana eu dou uma afrouxada e deixo um pouco mais.”

Quinta regra: Se quiser mais tempo de tela, tem que se dedicar a atividades criativas, lúdicas e intelectuais. É um dos tipos de acordo proporcionados aos gêmeos. “A gente barganha atividades lúdicas, criativas e intelectuais em troca de tempos de tela. Então eles têm que fazer uma redação, ler um livro, construir algo divertido, dançar, praticar um esporte, tocar instrumento, enfim, exercitar outras áreas do cérebro.”

Continua depois da Publicidade

Sexta: Respirar e se acalmar para controlar a irritação. “Depois de muito tempo de tela, acontece das crianças ficarem um pouco alteradas e eu sinto uma energia de agressividade. Quando isso acontece eu sento com eles e proponho três minutos de respiração. Depois que a gente passa por esse momento, a energia fica mais tranquila.”

Assista ao episódio de “Bem Juntinhos” em que a apresentadora compartilha suas regras de ouro:

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *