Como tirar mancha de água sanitária


A água sanitária é um poderoso aliado na hora da limpeza da casa e das roupas. Isso porque ela é capaz de limpar, desinfetar roupas e ambientes, matar germes e bactérias, remover manchas e odores e pode até ser usada para desinfetar alimentos. No entanto, um problema muito comum envolvendo o alvejante são as manchas indesejadas. Por isso, hoje nós iremos te ensinar como tirar mancha de água sanitária.

Como a água sanitária é composta por substâncias muito fortes como soda cáustica e cloro, ela pode deixar manchas horríveis e difíceis de remover nos tecidos. Além disso, a água sanitária pode também ser tóxica, por isso deve-se ter muito cuidado durante sua utilização. Sua composição pode até causar alergias em algumas pessoas e seus cheiro forte pode dar dor de cabeça.

Antes de aprender as dicas para tirar mancha de água sanitária, saiba que manchas mais recentes são mais fáceis de remover. Por isso, logo que você perceber a mancha, seja ágil para tentar diminuir o estrago. Portanto, utilize um tecido ou um papel-toalha para tentar absorver o alvejante e diminuir seu contato com a peça. Com a mancha seca, se torna mais difícil removê-la, mas você pode acompanhar as dicas a seguir e escolher qual a melhor alternativa.

Como tirar mancha de água sanitária

Detergente ou vinagre

Como tirar mancha de água sanitária - passo a passo
Fonte: CPN News

Essa é uma ótima alternativa para remover a mancha de alvejante das roupas coloridas e peças jeans. Você precisará de:

-pano limpo

-água gelada

-1 xícara água morna

-1 colher de detergente ou vinagre

Primeiro, dê leve batidinhas na mancha com o tecido embebido em água gelada, mas com cuidado para não deixar o tecido com a mancha muito molhado. Em seguida misture a água morna com detergente ou vinagre branco e aplique sobre a mancha. Deixe agir por 5 minutos e depois remova com uma esponja limpa. Você pode repetir o processo de aplicar o detergente ou vinagre sobre a mancha até ela ser removida.

Remover mancha de alvejante com álcool

Fonte: Vamos Mamães

Nessa receita é preciso ter bastante cautela para, ao invés de remover a mancha de água sanitária, não espalhar ainda mais pelo tecido. Você irá precisar de:

-álcool

-algodão

Molhe um pedaço do algodão com álcool e pressione sobre a mancha com bastante cuidado, sem esfregar. Desse modo, o álcool “puxará”a tinta do tecido de volta, suavizando a mancha deixada pela água sanitária.

Tirar a mancha com bicarbonato de sódio

Como tirar mancha de água sanitária - passo a passo
Fonte: A Minha Festinha

Essa dica é bem simples, mas demanda um pouco mais de tempo que as outras para que o bicarbonato consiga agir. Ela também é uma ótima alternativa para remover manchas de água sanitária de tênis, tapetes e estofados, que possuem um tecido mais duro.

Para isso, você deve fazer uma mistura do bicarbonato de sódio com água até formar uma pasta. Em seguida, aplique sobre a mancha e deixe secar. Espere alguns minutos e, quando estiver seco, utilize uma escova de dentes velha para esfregar delicadamente a mistura de bicarbonato sobre a mancha. Por fim, remova o restante da mistura com uma pano limpo e úmido.

Remover mancha com água oxigenada

Fonte: Tudo Ela

Já falamos de como remover a mancha de alvejante das roupas coloridas e jeans, mas você sabe como tirar as manchas das roupas brancas? Acompanhe agora uma essa ótima dica para salvar suas peças claras. Você irá precisar de:

-água oxigenada

-sabão de coco

Primeiro você deve diluir a água oxigenada em um pouco de água. Depois disso, esfregue a parte manchada com o produto diluído na água. Por fim, lave a peça com sabão de coco e enxágue normalmente.

Utilizar caneta para tecido

Essa dica é para aquelas peças mais escuras. Depois que a mancha seca, principalmente em tecidos com a cor preta, é muito difícil remover as manchas de alvejante. Por isso, utilizar canetas para tecido pode ser a melhor opção, dessa forma você consegue disfarçar a mancha e não perder sua peça.

Entretanto, tenha bastante cuidado na hora de colorir a região com a mancha. O indicado é que um pepelão ou outro tecido seja colocado embaixo da região que será colorida para não acabar manchado ainda mais o tecido, mas dessa vez com a caneta.

Tingir o tecido pode ser a solução

Como tirar mancha de água sanitária - passo a passo
Fonte: Casa Um Como

Ainda falando em tecidos de cor escura, talvez tingir o tecido seja a melhor alternativa. O processo é muito simples e você pode fazer em casa. Basta comprar um tintura própria para tecido, pode ser líquida ou em pó, diluir em uma bacia com água quente e mergulhar a peça que será tingida. Deixe a roupa de molho por uma hora e, em seguida, enxágue em água morna.

Para que a tintura não saia nas lavagens seguintes, você pode utilizar também um corante ou fixador. Dessa forma, o resultado será ainda melhor.

Customizar a a roupa

Outra ideia para salvar suas roupas manchadas com água sanitária é customizar as peças. Assim, você pode ter outra peça mais moderna a partir da parte manchada. Use a criatividade para fazer novas manchas na roupa. Ou então, você pode mergulhar a peça inteira no alvejante ou enrolada com um elástico.

Outra ideia, é recortar a parte manchada e também outras partes da peça, fazendo um padrão. Você pode até utilizar tachinhas, tinta de tecido e outros materiais de artesanato para deixar a peça com a sua cara e não ter que jogar sua roupa fora por causa da mancha de água sanitária.

Fontes: Consul Casa Prática Qualitá Dr. Lava Tudo

Imagens: O Petróleo CPN News Vamos Mamães A Minha Festinha Tudo Ela Casa Um Como

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *