Menstruação prolongada – Possíveis causas e tratamento


Uma constante na vida de toda mulher, o fluxo menstrual acompanha a passagem do tempo e o crescimento, desde a puberdade até a menopausa. Normalmente, sua duração é de 3 a 7 dias a cada mês, o que indica um ciclo regular e boa saúde. Ocorre então a ovulação feminina, que significa que o corpo está preparado para uma gestação. Todavia, existem casos onde o ciclo dura mais do que o período comum: é a chamada menstruação prolongada. Muitas vezes ignorada, é essencial se atentar às suas características, que influenciam a saúde.

Com a normalidade do ciclo menstrual, é comum que uma menstruação prolongada não costume ser motivo de preocupação de muitos. Contudo, a irregularidade do fluxo pode na verdade ser um sinal. Existem chances da ocorrência acarretar em doenças graves, que precisam de orientação médica e tratamento intenso. Assim, torna-se essencial atentar-se às datas da sua menstruação e à duração de cada uma, de forma que um período menstrual mais longo não seja razão para uma consulta médica.

Nesse sentido, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a menstruação prolongada, bem como suas causas, consequências e possíveis tratamentos.

O que é a menstruação prolongada?

Fonte: Korui

Mas afinal, o que é a menstruação prolongada? Antes de mais nada, é preciso entender mais sobre o que é considerado um fluxo menstrual saudável. É comum que ele se inicie na puberdade, dos 10 aos 17 anos. Porém, existem ainda mulheres que menstruem pela primeira vez antes ou depois da faixa considerada normal. Da mesma forma, enquanto menstruações regulares ocorrem entre 3 a 7 dias, boa parte da população feminina ainda sofre com períodos mais longos e incômodos.

A ocorrência é considerada tão comum que muitas já se acostumaram com a menstruação atrasada ou até mesmo a ausência dela. Todavia, o acontecimento ainda gera muita preocupação, já que pode preceder complicações ou gestações inesperadas. Mesmo assim, existem casos onde o fluxo menstrual apenas é mais longo do que o normal, sem que haja uma razão. É preciso ter em mente que a menstruação prolongada é aquela que se estende por mais de 8 dias. A intensidade do fluxo e a tonalidade do sangue também devem ser consideradas.

Assim, quando a menstruação dura mais de 8 dias, é preciso considerar que o fluxo irregular seja um sinal para alterações no sistema reprodutor. Inclusive, a perda contínua e frequente de sangue pode acarretar em fraqueza, anemia e tontura. No caso de uma menstruação prolongada tipo “borra de café”, a ocorrência pode ser um alerta para endometriose, miomas, possíveis DSTs e até mesmo gravidez. Dessa forma, um diagnóstico adiantado e um tratamento ainda nos primeiros estágios é essencial.

Possíveis causas da menstruação prolongada

Menstruação prolongada
Fonte: Vix

Primeiramente, é preciso se atentar à quantidade de sangue perdida e à cor dele, que serão bons indicadores para o que pode estar causando o problema. Trocar o absorvente mais de 6 vezes ao dia, por exemplo, pode indicar uma menstruação muito intensa. Se a cor for muito escura do tipo borra de café, é preciso consultar um médico. As possíveis causas da complicação são:

  • Mioma uterino;
  • Pólipos no útero;
  • Câncer;
  • Estresse e ansiedade;
  • Gravidez;
  • Erros de cálculo;
  • DIU de cobre;
  • Alterações hormonais;
  • Doenças hemorrágicas, como hemofilia;
  • Interrupção do uso do anticoncepcional.

Existem ainda situações onde a menstruação torna-se irregular e prolongada por motivos simples. Normalmente, o caso é atrelado ao uso da pílula do dia seguinte, mulheres que estão prestes a entrar na menopausa e também adolescentes que ainda não tem um ciclo regular. Seja como for, investir em um bom diagnóstico é a melhor forma de sanar quaisquer dúvidas.

Tratamento

Menstruação prolongada
Fonte: Dr. Atende

Depois de identificar o problema e realizar um diagnóstico completo, se necessários, serão então recomendados tratamentos pelo ginecologista. Cada quadro envolve uma alternativa diferente, já que a gravidade do problema influencia a solução. As opções mais indicadas, todavia, são:

  • Ingestão de medicamentos anti-inflamatórios, para diminuir o sangramento;
  • Uso de anticoncepcional para regular os níveis hormonais do organismo;
  • Suplementos de ferro para anemia;
  • Em casos mais graves, dilatação e curetagem do útero. Existe ainda a possibilidade de remover o endométrio ou colo do útero, se preciso.

Em casos mais simples, o médico pode indicar remédios caseiros como suco de couve, chá de folhas de framboesa e chá de ervas para tonificar o útero. A medida funciona como um extra, complementando o tratamento regular.

Seja como for, evite de qualquer modo a automedicação e possíveis remédios caseiros “milagrosos” que contornem o problema. Dessa forma, não hesite em buscar a ajuda de um especialista, de forma que o quadro não seja agravado e não seja preciso lidar com um possível tratamento mais agressivo.

E aí, o que você achou dessa matéria sobre menstruação prolongada? Se te interessou, confira também Fluxo menstrual – Volume, intensidade, fases, cores e irregularidades

Fontes: Tua Saúde, Tua Saúde, Metrópoles, GlobalMed

Imagens: Tua Saúde, Korui, Vix, Dr. Atende

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *