O que é corrimento? Causas, tipos, sintomas e tratamentos


Apesar de ser muito comum, nem sempre todas mulheres sabem o que é corrimento vaginal e como ele funciona. Portanto, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. Primeiramente, é importante lembrar que pode ser considerado corrimento: lubrificação vaginal, fluido de excitação, esperma do dia anterior ou fluido cervical.

No entanto, hoje iremos frisar sobre o fluido cervical (também chamado muco cervical). Tipo de corrimento que acontece principalmente durante o ciclo menstrual. Aliás, ele é a única maneira de distinguir as fases da ovulação.

O que é corrimento? Causas, tipos, sintomas e tratamentos

Além disso, o muco cervical quando possui variações de cor, consistência, cheiro ou quantidade, também pode indicar possíveis infecções vaginais, como, por exemplo, desequilíbrio bacteriano ou DST.

Desta forma, é importante saber o que pode significar cada cor do fluido cervical, para saber quando procurar um(a) médico(a) ginecologista. Ademais, confira a seguir um guia de como identificar o corrimento normal e atípico. Além de dicas e cuidados para evitar possíveis complicações vaginais.

O que é corrimento normal?

Santo Remédio

Os mucos cervicais normais são os fisiológicos, essenciais para o normal funcionamento do trato genital inferior: constituído pelo exocolo, pela vagina e pela vulva.

Esses corrimentos acontecem em situações como, por exemplo: período periovulatório (corrimento gelatinoso transparente, semelhante a clara de ovo), pré-menstrual (corrimento branco antes da menstruação), na relação sexual e na gravidez.

Além disso, vale ressaltar que corrimentos normais são transparentes ou brancos, não têm cheiro e não provocam sintomas como coceiras e ardência.

O que é corrimento vaginal anormal?

O que é corrimento? Causas, tipos, sintomas e tratamentos
Tua Saúde

Corrimentos anormais são aqueles que possuem consistência encorpada, cor cinza, verde, amarelo ou marrom, volume maior e odor ruim que pode lembrar cheiro de peixe. Mucos cervicais assim, podem ser um sinal de problemas hormonais, infecções, DST ou, em casos raros, câncer no colo do útero.
Ademais, saiba o que pode significar cada cor de corrimento vaginal a seguir.

Corrimento branco: O corrimento branco e espesso é acompanhado de sintomas como, por exemplo, coceira, vermelhidão e queimação na região da vulva e da vagina. Pode ser um sinal de candidíase vaginal.

Corrimento amarelo ou amarelo-esverdeado: Esse tipo de corrimento possui cheiro forte semelhante ao peixe e pode ser causado pela Tricomoníase (Infecção vaginal sexualmente transmissível).

Corrimento marrom: Primeiramente, o fluido marrom pode ter a presença de sangue e está associado a sintomas como, por exemplo, dor e ardor ao urinar. Pode ser causado pela Gonorreia.

Corrimento rosado: O corrimento rosado, pode indicar o início da gravidez e, geralmente, ocorre 3 dias depois do contato íntimo.

Causas do corrimento vaginal atípico

Blasting News

O muco cervical atípico acontece quando a comunidade microbiana vaginal está desequilibrada. Entre os fatores que podem causar esse desequilíbrio está por exemplo:

  • Má higiene íntima;
  • Atividade sexual sem proteção;
  • Contraceptivos hormonais;
  • Uso de antibióticos ou esteróides;
  • Menarca, menopausa ou gravidez;
  • Diabetes.

Tratamento

Jaleko

O tratamento para corrimentos anormais variam de acordo com a causa. Por exemplo, doenças como a tricomoníase, clamídia ou gonorreia podem ser tratados através da aplicação de um gel ou creme antibiótico na vagina ou na ingestão de antibiótico por via oral ou injeção.

Vale ressaltar que o tratamento varia de pessoa para pessoa, por isso, é importantíssimo o acompanhamento de um(a) médico(a) ginecologista. Aliás, apenas através de exames é possível diagnosticar realmente o seu problema.

Prevenção

We Fashion Trends

Algumas atitudes e medidas são uma boa forma de prevenir e evitar doenças e infecções vaginais que podem causar fluidos anormais. Primeiramente, é importante manter uma boa higiene íntima feminina, feita com água corrente e com produtos, preferencialmente, líquidos, hipoalergénicos e com pH ácido.

Além disso, outras dicas são: usar calcinha de algodão, não usar protetor diário sem estar durante o ciclo menstrual, evitar o uso de lenços umedecidos ou papel higiênico com perfume e, por fim, evitar esfregar muito a região íntima.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Corrimento na gravidez é normal? O que significa e quando procurar um médico.

Fontes: Saúde Bem Estar, Hello Clue, Hello Clue 2, Tua Saúde.

Fontes imagens: Clue, R7, Blasting News, Tua Saúde, Santo Remédio, Jaleko, We Fashion Trends.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *