Está com a Pele Ressecada e Sensível? Saiba como Tratar!

Está com a Pele Ressecada e Sensível? Saiba como Tratar!


Está com a Pele Ressecada e Sensível? Saiba como Tratar!

Nessa época do ano é bem comum ter problemas com ressecamento, irritação, sensibilidade  e descamação da pele. Os principais fatores para o ressecamento são o frio, vento, poluição, banhos muito quentes, ingestão de pouca água e efeitos de tratamentos faciais (como por exemplo os famosos tratamentos com ácidos).

O que acontece quando você faz tratamentos com ácidos?

O uso do ácido retinoico pode causar sensibilidade na pele, deixando-a avermelhada e grosseira. No início de um tratamento com este retinoide, a pele apresenta uma maior sensibilidade do tipo hiper-reativa e, com o tempo, torna-se mais resistente e passa a tolerar até outros ingredientes mais fortes. No início de um tratamento com ácidos, são toleráveis à irritação e à descamação, mas se esses sintomas persistirem por várias semanas ou piorarem, é recomendável suspender o uso e procurar um especialista.

Tempo Seco

O Brasil está com falta de chuvas e o clima está muito seco. A baixa umidade do ar, característica nesta época do ano, pode trazer diversos incômodos. Tanto a pele como as mucosas internas do corpo sofrem com o tempo seco, propiciando surgimento de doenças, como as dermatites e problemas nas vias respiratórias.

O tempo seco, o frio e o banho quente diminuem a camada natural de proteção da pele, que perde a lubrificação natural, razão pela qual as coceiras e dermatites podem surgir ou se agravar. A pele resseca, pois seu manto de gordura diminui e ele é o responsável por reter a umidade.

Soluções Naturais para Hidratação da Pele

Para melhorar a hidratação da pele, os cremes hidratantes são nossos aliados. Porém, nem sempre os cremes hidratantes industrializados são eficientes. Nesse caso, é interessante testar alguns tratamentos naturais bem eficazes para garantir uma pele macia, com viço e luminosa!

Está com a Pele Ressecada e Sensível? Saiba como Tratar!
  • Manter uma dieta rica em alimentos com vitaminas, minerais e proteínas, especialmente vitaminas A, C, E e do complexo B;
  • Preparar máscaras caseiras com frutas como: banana, abacate, uva, babaçu e mamão. Podem ser preparadas amassando-as e aplicando-as na pele por vinte minutos;
  • Tome banhos rápidos, mornos e use sabonetes neutros ou naturais;
  • Mantenha a esfoliação semanal e a hidratação diária, além do uso de filtros ou bloqueadores solares;
  • A babosa (aloe vera) tem inúmeras propriedades, entre elas a cicatrizante, antibacteriana e anti-inflamatória, por isso, é especial no tratamento da acne, evitando assim, produtos que ressequem e também pode ser aplicada (seu gel) como uma máscara hidratante;
  • O óleo de amêndoas já é muito conhecido no universo da cosmética e promove a hidratação e nutrição;
  • O óleo de coco cria uma barreira que retém a umidade da pele, mantendo-a hidratada, também a protege do sol, sendo um protetor solar natural e protege a pele dos efeitos da água do mar;
  • O óleo de prímula é usado para tratamento de doenças de pele, como psoríase e eczema, é ótimo para hidratar;
  • As rosas  também são bastante utilizadas na indústria cosmética para diversos fins, mas um dos principais, que podem ser obtidos com a água de rosas, é a regeneração e retenção de umidade;
  • O azeite de oliva hidrata as cutículas secas, faz maravilhas com as mãos e cotovelos, remove a maquiagem e acalma e condições de pele seca, coceira por todo o corpo. Quando sua pele está muito ressecada, você pode passar  uma fina camada de azeite de oliva extra-virgem orgânico sob seu hidratante para uma dose extra de antioxidantes e ácidos graxos bons.

Receita de Hidratante Natural com Óleo de Coco para Pele Ressecada.

Está com a Pele Ressecada e Sensível? Saiba como Tratar!

Nada substitui a suavidade de produtos de beleza feitos em casa. Além disso é um produto 100% livre de substâncias químicas prejudiciais.

Para a receitinha você vai precisar de:

  • Óleo de coco. O óleo de coco é muito eficiente para hidratar a pele, é rico em vitamina E e ácido graxos que nutrem a pele. O óleo de coco ainda contém substâncias bactericidas e antifúngicas, o que o torna um agente de proteção da pele.
  • Mel. O mel posssui propriedades nutritivas e hidratantes.
  • Óleo essencial de lavanda. O óleo essencial de lavanda é um excelente anti-séptico, cicatrizante e pode ser usado em queimaduras, feridas, picadas, dermatites e qualquer tipo de inflamação de pele. Ajuda acalmar a pele. Veja mais informações sobre os óleos essenciais.
  • Óleo essencial de Ylang Ylang (opcional). Óleo essencial de Ylang Ylang, suaviza a pele e hidrata.

Instruções de preparo:

  1. Primeiramente, se o óleo de coco estiver duro em forma de pasta, derreta 2 colheres de sopa, misture 4 gotas de óleo essencial de lavanda, uma colher de chá de mel e 2 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang.
  2. Misture bem e coloque em potinho pequeno com tampa.
  3. Coloque na geladeira e em pouco tempo ele estará pronto para uso. Você pode usar no rosto e também no corpo. A durabilidade desse hidratante é em torno de 3 semanas.

Cremes que Hidratam e Acalmam a Pele

Se você está fazendo algum tratamento com ácidos na pele, ou está sentindo sua pele mais ressecada e irritada, é essencial usar alguns creminhos que ajudam melhorar a sensibilidade e o ressecamento da pele. Segue algumas dicas:

E você? O que faz para cuidar da pele ressecada e sensibilizada?

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *