7 antioxidantes que vão melhorar sua saúde!


7 antioxidantes que vão melhorar sua saúde!

Você provavelmente já ouviu falar que deveria incorporar mais antioxidantes na dieta. Mas o que exatamente são os antioxidantes e onde você pode encontrá-los?

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger nosso corpo dos “radicais livres”, moléculas instáveis capazes de trazer danos a nossas células. Os radicais livres são formados durante processos normais do corpo, como comer e se exercitar, ou quando somos expostos a toxinas como a poluição e a fumaça de cigarros.

Os antioxidantes podem ajudar a neutralizar os radicais livres e reduzir os danos que eles causam em nossas células (também conhecido como estresse oxidativo). Então, simplificando, os antioxidantes neutralizam os radicais livres no corpo.

Onde encontrar os antioxidantes?

A melhor fonte de antioxidantes são os alimentos, principalmente frutas vermelhas, vegetais e grãos integrais. Hoje tem uma vasta quantidade de suplementos antioxidantes que complementam a dieta quando a alimentação não é suficiente. Os antioxidantes também podem ser encontrados no chá verde, no café e no chocolate amargo.

7 antioxidantes que vão melhorar sua saúde!

Antioxidantes Importantes para uma Boa Nutrição

1. Glutationa

A glutationa é considerada o antioxidante mais poderoso produzido pelo organismo. Ela ajuda a potencializar a ação de outros antioxidantes, como vitaminas C e E, CoQ10 e ácido alfa-lipóico. A principal função da glutationa é proteger as suas células de dano oxidativo e peroxidativo. Além disso, é essencial para a desintoxicação, utilização de energia e a prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento.

Nos alimentos, tem no abacate, ovos e proteína, mas a quantidade é pouca. Como suplemento, a glutationa é comercializada na forma de cápsulas. O melhor suplemento para ser convertido em glutationa é o N Acetil Cisteína (NAC).

2. Astaxantina

A astaxantina é um carotenóide vermelho, considerado não somente como um dos antioxidantes mais poderosos do mundo, mas também sendo conhecido como o “ rei dos carotenóides”, superando em antioxidantes em até 500 vezes a vitamina E e em até 50 vezes o beta-caroteno. Assim, promove a saúde e protege o sistema nervoso e vascular. É encontrada no salmão, mas é melhor consumir em cápsulas, pois hoje em dia é muito difícil encontrar o salmão selvagem (salmão de cativeiro não se alimenta de algas e, por isso, não possui astaxantina).

3. Vitamina C

A vitamina C auxilia no crescimento e no reparo ósseo, e é importante para a recuperação de ferimentos. Ela também pode ajudar a evitar resfriados ou fazer com que eles vão embora mais rápido, além de poder ajudar o corpo na absorção do ferro. Boas fontes alimentares incluem frutas cítricas, como laranjas e toranjas, pimentões, morangos e brócolis.

4. Betacaroteno

O betacaroteno é rapidamente convertido em vitamina A no corpo, e é importante para uma boa visão, um sistema imunológico forte e a saúde em geral. Boas fontes alimentares incluem cenoura, batata doce, abóbora, espinafre, couve, melão cantalupo e damasco.

5. Licopeno

O licopeno pode ter um papel na prevenção do câncer de próstata e doenças cardiovasculares. Boas fontes alimentares incluem frutas vermelhas e vegetais, como tomates e melancia. As fontes mais ricas de licopeno estão na forma concentrada de tomates, como ketchup, suco de tomate e molho de tomate.

6. Antocianinas

As antocianinas são associadas à saúde do coração, e podem ajudar com o controle do peso e da diabetes. Boas fontes alimentares incluem frutas vermelhas, frutas roxas, mirtilos, romã, uva verde e roxa e vinho tinto.

7. Resveratrol

O resveratrol é um antioxidante que age no organismo protegendo o cérebro e o sistema nervoso por ser capaz de passar a barreira sangue-cérebro. Age na prevenção do câncer de próstata, reduz a pressão arterial, mantém o coração saudável, previne a doença de Alzheimer, ajuda a reduzir a inflamação do corpo e melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos. O resveratrol é encontrado em alimentos como uva, cacau e vinho tinto orgânicos.

​Receita de Vitamina Rica em Antioxidantes

7 antioxidantes que vão melhorar sua saúde!

Ingredientes:

  • Leite de amêndoas
  • Morangos frescos ou congelados
  • Mirtilos frescos ou congelados
  • Folhas de couve
  • 1 colher de sopa de manteiga de nozes
  • 1 colher de sopa de proteína
  • 1 colher de café de extrato de curcumina
  • Canela e gengibre

Instruções: Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso. Beba logo em seguida. A receita fica bem nutritiva, mas para os amantes de açúcar ela fica bem neutra. Caso prefira mais doce, acrescente tâmaras ou uma banana bem madura.

Observação: As quantidades de leite e frutas depende da quantidade que será feita.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *