Ana Maria Braga pede desculpas por usar expressão racista no “Mais Você”: “Não se repetirá”; assista


Ana Maria Braga reservou um momento do “Mais Você” dessa quinta-feira (23) para se retratar, após ter usado uma expressão racista no dia anterior. A falha aconteceu quando a apresentadora batia um papo com o repórter Fabrício Battaglini, que estava em uma plantação de girassóis no interior de São Paulo, para falar sobre o início da primavera.

“Fabrício do céu. Você sabe que tem alguns momentos — não são todos, quando vocês passam perrengue, não — mas tem momentos que eu morro de inveja. Inveja boa, inveja branca de poder estar aí, por exemplo, onde você está”, disse ela, na ocasião. O termo “inveja branca” é considerado racista, pois associa a cor branca a algo positivo, em detrimento de estereótipos que associam o preto a coisas ruins.

Continua depois da Publicidade

Após ser alertada por diversos internautas, Ana reconheceu seu erro. “Preciso falar sobre uma situação que aconteceu ontem. Eu fiz um comentário aqui sobre inveja, e teve gente, principalmente da comunidade negra, que se sentiu ofendida. Eu li os argumentos na internet e quero agradecer, porque eu vi que as pessoas tem razão”, começou a loira, ao voltar de um intervalo comercial.

“Pessoas que têm um R.G. mais antigo, como o meu, às vezes usam algumas expressões que fizeram parte de um outro mundo, de um outro momento, e eu faço questão de voltar aqui e pedir desculpas, porque com isso eu aprendo. Sinceramente, eu vejo uma oportunidade para todos nós de aprendizado, para que sumam rapidamente esses vícios de linguagem. Humildemente, venho aqui e peço desculpas. Não se repetirá”, prometeu a veterana, por fim. Veja:

Nas redes, a postura de Ana foi elogiada. “Amo a Ana Maria. Pediu desculpas sem dizer: ‘a quem se sentiu ofendido’ e disse ‘desculpa, isso não se repetirá’”, apontou uma internauta. “Boa, Ana Maria. Reconhecer vícios de linguagem racistas e, principalmente, expurgar essas expressões de seu vocabulário, é uma forma de evoluir como pessoa”, comentou outro. “Espero que parabenizem o que ela está fazendo, porque isso é a verdadeira desconstrução”, pontuou um terceiro. Veja mais reações:

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *