O creme de ureia é possui alto poder de hidratação, capaz de penetrar profundamente a pele, melhorando a aparência ressecada e áspera da pele. Principalmente, nas regiões das mãos, pés e cotovelos. Em suma, a ureia é um composto orgânico encontrado na urina e no suor.
Devido sua poderosa ação hidratante, efeito esfoliante e baixo custo, vem sendo usada cada vez mais nas formulações de cosméticos. Ademais, a ureia é capaz de passar pelas células mortas e penetrar as camadas da pele, fazendo com que fique hidratada por mais tempo.
Isso acontece graças a sua capacidade de transportar a água presente no interior dos vasos sanguíneos para as células da pele. Além disso, a ureia possui ação antimicrobiana, que impede a proliferação de microrganismos na pele.
Enfim, além de tudo, o creme de ureia possui uma textura leve, com rápida absorção. Portanto, não deixa com aspecto pegajoso como outros hidratantes. Garantindo uma pele mais macia, bonita e bem cuidada.
Creme de ureia: pele ressecada
Algumas partes do corpo são mais propensas ao ressecamento, rachaduras ou descamações, principalmente durante períodos com clima mais seco e frio. Isso acontece devido à perda da barreira lipídica, uma película gordurosa responsável por reter a umidade natural da pele. Normalmente, as regiões mais afetas costumam ser os pés, mãos, joelhos e cotovelos.
Dessa forma, as causas da perda da barreira lipídica podem estar relacionadas aos seguintes fatores:
- Atrito;
- Falta de cuidados adequados com a pele;
- Exposição constante ao sol, vento e poeira;
- Banhos muito quentes e longos;
- Fatores ambientais como clima seco, frio ou calor excessivo;
- Uso de certos tipos de medicamentos, que podem ajudar na diminuição da barreira lipídica da pele;
- Fatores genéticos;
- Contato constante com produtos químicos, sabonetes e detergentes;
- Algumas doenças como diabete, dermatite atópica e psoríase.
Creme de ureia: o que é
O creme de ureia é feito a partir do ativo ureia, que é um composto orgânico hidratante proveniente do suor e da urina. Em suma, a ureia possui grande capacidade de retenção de água na barreira epidérmica (higroscopia). O que promove a hidratação da pele.
Ademais, a ureia também possui ação antibacteriana. Por isso, é usada como base em diversos tratamentos dermatológicos. Por exemplo, eczema, dermatite atópica, psoriase, etc.
Além disso, o creme de ureia é muito eficaz no combate ao ressecamento da pele, evitando rachaduras. Também tem a vantagem de ser um produto com preço bem acessível. Que pode ser encontrado em forma de cremes, loções e géis. Com concentração de ureia que varia entre 3%, 5% e 10%. Além de formulações combinadas entre ureia e óleo de abacate e manteiga de karité.
Por fim, o creme de ureia deve ser usado à noite. Portanto, logo após o banho aplique no corpo e, caso seja necessário, reaplique o produto pela manhã. No entanto, é importante ressaltar que nem todos são indicados para o rosto, que é uma região onde a pele é mais sensível. Dessa forma, escolha um creme apropriado. E em caso de dúvidas, consulte um dermatologista. Pois, ele indicará o mais adequado para seu tipo de pele.
Benefícios do creme de ureia para cada tipo de pele
Pele seca
O creme de ureia além de suas propriedades hidratantes, muito eficazes no combate à pele seca. Também tem a capacidade de estimular a produção de colágeno, evitar rachaduras causadas pelo ressecamento e a melhorar a aparência da pele.
Enfim, para obter os resultados esperados na pele seca, o cosmético precisa conter entre 3% e 10% de ureia em sua composição.
Pele mista
Pessoas com a pele mista costumam apresentar uma oleosidade mais intensa no nariz, na testa e no queixo, a chamada zona T do rosto. Portanto, ao usar o creme de ureia é importante ficar atento a porcentagem de concentração de ureia presente na composição do produto.
Pois, a ureia tende a aumentar a oleosidade da zona T do rosto, o que provoca o surgimento de espinhas. Por isso, ao usar o creme de ureia, opte por produtos que tenham uma concentração menor do componente.
Pele oleosa
Para pessoas com pele oleosa, o creme de ureia só é indicado com concentração acima de 20% do componente. Pois, quando usado com grande concentração, a ureia perde sua função de hidratante. E começa agir como um esfoliante ao quebrar as células da pele, melhorando sua textura e removendo o excesso de oleosidade.
Entretanto, devido a uma regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é permitido produtos com uma concentração de ureia superior a 10%. Dessa forma, concentrações maiores só são encontrados em produtos manipulados, que sejam prescritos por um dermatologista.
Contraindicação
Mesmo com todos os benefícios proporcionados pelo composto orgânico, nem todo mundo pode usar o creme de ureia. Pois, a ureia possui alto teor irritativo, podendo causar diversas reações em peles sensíveis. Por exemplo, edemas, coceira, hipersensibilidade, irritação, etc. Portanto, fique atento a concentração de ureia presente na composição do produto.
Além disso, não é recomendado para gestante, pois pode colocar em risco à saúde e o desenvolvimento do bebê. Com exceção dos cosméticos que contenham apenas 3% de ureia em sua composição. Mas, antes de iniciar o uso do produto é melhor consultar um dermatologista para sanar quaisquer dúvidas sobre o creme de ureia.
Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Creme para os pés – O que é, propriedades e como escolher.
Fontes: Terra; Beleza na Web; Certa Farmácia; Folha de São Paulo;
Imagens: Revista Cláudia; Quadro Feminino; Tua Saúde; Vix;