o que é, para quê serve e onde encontrar

Se você gosta de assuntos relacionados à pele, já deve ter ouvido falar em ácido azelaico. Esse composto é geralmente receitado por dermatologistas para tratamentos variados. Pois hoje vou explicar direitinho o que é, para quê serve e onde encontrar o ativo!

O que é ácido azelaico?

Trata-se de um ácido dicarboxílico de cadeia saturada que, para o uso em cosméticos, vem do trigo, centeio e cevada. Além de ser encontrado em cereais, está presente também em seres humanos, já que é produzido por uma levedura que fica naturalmente nas peles saudáveis.

Para quê ele serve?

O ácido azelaico é capaz de:

  • Reduzir o crescimento de bactérias no folículo piloso (incluindo aquelas causadoras de acne);
  • Eliminar radicais livres, combatendo o envelhecimento;
  • Reduzir a inflamação, especialmente no caso de pessoas com rosácea;
  • Diminuir a pigmentação em pacientes com melasma.

As aplicações mais conhecidas são como tratamento antiacne, para melhorar a rosácea e também para diminuir manchas na pele. O composto é capaz de alisar sua superfície, removendo células excessivas e combatendo o aparecimento de imperfeições.

Maravilhoso, quero!

Ficou animada? Pois saiba que, infelizmente, a comercialização de cosméticos com ácido azelaico está proibida pela Anvisa. Mas calma que nem tudo está perdido: isso quer dizer apenas que você não vai ter acesso ao ativo sem prescrição médica. E vamos combinar que visitar um dermatologista pra conhecer melhor sua pele é fundamental antes de sair passando coisa na cara!

Em outros países, não é assim, mas aqui no Brasil é. Então, apesar de haver medicamentos de uso tópico nas prateleiras das farmácias, o ideal é usar com a indicação de um médico mesmo! Dentre eles, creio que o mais conhecido seja o Azelan, que vem numa concentração de 15% de ácido azelaico. As apresentações são em creme e em gel. O composto é também manipulável, mas não pode ultrapassar os 20%.

Veja mais: tudo sobre rosácea e pele sensível!

Tem efeito colateral?

Tudo vai depender de como é a sua pele. A literatura padrão afirma que ele pode provocar:

  • Queimação;
  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Descamação;
  • Dor no local de aplicação;
  • Distúrbios no sistema imune.

Eu disse pode, tá? Por isso mesmo, não canso de repetir: procure um dermatologista pra acompanhar você! Como todo medicamento, cada dosagem, apresentação e rotina de uso podem impactar nos resultados.

Eu mesma só usei um produto gringo com ácido azelaico (resenha aqui), mas nunca ele nesse tipo de concentração. Tô achando que pode ser uma boa pra minha rosácea, porém, só passando na dermato pra ver isso mesmo!

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *