Aprenda a melhor receita de bolo de banana de todas (a mais deliciosa)


O bolo de banana é uma iguaria muito popular, que tende a agradar à maioria dos paladares. Além de ser uma fruta muito adorada, a banana proporciona para essa receita um doce natural muito característico que faz muito sucesso. Para quem está na onda fitness, o bolo de banana não pode faltar na dieta. Em todo caso, você precisa conhecer a melhor receita de bolo de banana de todas.

Você pode até já ter feito um bolo de banana e ter noções básicas de como preparar bolo, mas nós garantimos que essa receita vai se tornar a sua favorita da vida. Além disso, vamos também contextualizar a origem dessa fruta tão gostosa e nutritiva que faz parte da vida de quase todos os brasileiros.

Sendo assim, já prepara os utensílios e os ingredientes para fazer essa receita maravilhosa. Vamos lá.

Origem da fruta e do bolo de banana

Aprenda a melhor receita de bolo de banana de todas (a mais deliciosa)

Então, antes de partir logo para a melhor receita de bolo de banana vamos conhecer um pouco sobre a origem da fruta principal desse bolo.

Banana prata, maçã, nanica, da terra, existe uma boa variedades de bananas por aí, todas elas muito saborosas. De modo geral, a banana é uma fruta rica em diversos nutrientes, como vitamina A e C, fibras e potássio, por isso é uma grande aliada da nossa saúde, presente na dieta de várias pessoas ao redor do mundo. E apesar de ser cultivada em todas as regiões do planeta, a banana é originária do sudoeste asiático.

Além das espécies mais conhecidas e usadas na alimentação humana, existem ainda espécies selvagens. Essas bananas selvagens, ao contrário das consumidas por nós, apresentam diversas sementes, grandes e duras.

Quanto ao cultivo da bananeira, é mais comum feito através de via vegetativa. Ou seja, por meio da separação de brotos da “mãe”, que assim originaram outra bananeira. Um fato que muitas pessoas podem não saber, é que a banana amadurece após colhida. Sendo assim, é comum colocar os cachos de banana em ambientes fechados para favorecer o processo de amadurecimento.

Esse processo só é possível graças a grande quantidade de etileno na fruta, o hormônio responsável pelo seu amadurecimento. Para o preparo de doces e bolos, é essencial que as frutas estejam bem maduras, até mesmo para potencializar o doce e claro, evitar que fiquem com um gosto adstringente, comum quando a fruta ainda não está no ponto.

O bolo

Aprenda a melhor receita de bolo de banana de todas (a mais deliciosa)

O bolo é uma iguaria muito popular nos dias de hoje, mas que tem sua origem no Antigo Egito. Naquela época, os bolos eram preparados com massas mais adocicadas, muito parecidas com pães. A parti daí, os bolos foram se popularizando e ganhando novas formas, passando por diversas modificações.

Sendo assim, atualmente existe uma infinidade de receitas de bolos, dos mais variados tipos, formatos, recheios e ingredientes. O bolo de banana é um exemplo de receita que utiliza o doce da fruta para dar um sabor único à receita. Além do bolo de banana tradicional, tem ainda versões fit da receita que fazem o maior sucesso, substituindo a açúcar pelo doce da fruta. Tem ainda receitas que apostam em coberturas de açúcar e canela, ou até caramelo, e até bolo de banana verde.

Contudo, hoje iremos conhecer a melhor receita de bolo de banana que você nunca vai esquecer.

Receita de bolo de banana simples

Aprenda a melhor receita de bolo de banana de todas (a mais deliciosa)

Essa receita de bolo de banana é uma versão mais simples da iguaria, mas nem por isso menos saborosa. Para os paladares mais tradicionais e que não gostam de comidas muito doces, esse bolo é perfeito. Então, para a receita você irá precisar de:

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 colheres de manteiga
  • 1 colher de canela
  • 1 pitada de sal
  • 4 ovos
  • 1 colher de fermento
  • 5 bananas maduras amassadas

Modo de preparo 

Primeiramente, coloque as bananas amassadas, os ovos, o açúcar e a manteiga no liquidificador e bata muito bem. Feito isso, transfira a mistura para uma vasilha e adicione a farinha de trigo, a canela e o sal, e misture tudo com a mão mesmo. Em seguida adicione o fermento e deixe descansar. Enquanto isso, unte uma forma com furo no meio e coloque a massa do bolo. Com o forno preaquecido a 180º C adicione a forma e deixe assar por cerca de 40 minutos. Após 30 minutos abra o forno para ver se o bolo está pronto. A dica para saber é fazer o teste com o palito, se sair sequinho o bolo está pronto. Essa receita rende em média 10 pedaços muito saborosos.

Melhor receita de bolo de banana de todas

Aprenda a melhor receita de bolo de banana de todas (a mais deliciosa)

Agora sim, a melhor receita de bolo de banana de todos. Se bolo de banana já é bom, imagina com uma calda de caramelo por cima? Sim, essa receita além de ter uma massa fofinha tem uma calda que faz toda a diferença, perfeito para aqueles que gostam de um pouco mais de doce nas receitas.

Ingredientes Massa 

  • 3 ovos
  • 120 ml de óleo
  • 300 g de açúcar
  • 180 ml de leite
  • 1 colher de essência de baunilha
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento
  • pitada de sal

Ingredientes calda 

  • 1 xícara de açúcar
  • 80 ml de água
  • 6 bananas médias maduras

Modo de preparo

Comece preparando a calda. Sendo assim, coloque o açúcar e a água na forma do bolo, misturando delicadamente no fundo. Em seguida, leve ao fogo médio até caramelizar e espalhe pelo fundo e laterais da forma. Desse modo, adicione as bananas picadas em rodelas ou cortadas em tiras, preenchendo todo o fundo da forma e reserve.

Agora é hora de fazer a massa do bolo. Primeiramente bata no liquidificador os ovos com o açúcar e a manteiga derretida até formar uma mistura cremosa. E então, adicione o leite, a baunilha e bata mais um pouco. Assim sendo, adicione a farinha de trigo, o fermento e o sal e misture tudo muito bem até ficar uma massa lisinha. Por fim, adicione a massa na forma com a calda e as bananas e leve para assar por 35 minutos em forno preaquecido a 180ºC.

Depois de pronto, espere o bolo esfriara para desenformar, com cuidado para não ficar preso no fundo da forma. Aliás, caso isso aconteça, basta aquecer um pouco a forma no fogão para a calda se soltar por completo. Depois é só servir e apreciar o melhor bolo de banana de todos.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também: Aprenda a fazer bolo de banana sem farinha ou açúcar.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *