O que é alfaiataria, como reconhecer esse estilo e usá-lo


Você sabe o que é alfaiataria? Em suma, o termo se refere a roupas elegantes com corte refinado. Ou seja, alfaiataria é um estilo de corte e não um tipo de tecido ou peça de roupa. Portanto, são roupas de corte reto e estruturado, com modelagem complexa e acabamento elaborado.

Ademais, as primeiras peças desse estilo foram feitas por alfaiates. Sendo que, todas eram exclusivas e sob medida. No entanto, eram apenas roupas masculinas como blazers, calças e camisas, por exemplo. Por outro lado, com o avanço da moda e com as mudanças sociais, o estilo acabou conquistando as mulheres.

Dessa forma, hoje a alfaiataria faz parte do guarda roupas de homens e mulheres, que gostam de se vestir de forma elegante. Por fim, nos últimos 15 anos a indústria têxtil passou por grandes mudanças. Da mesma forma, a alfaiataria passou por uma renovação. Por isso, hoje é possível encontrar peças em alfaiataria feitas nos mais diversos tecidos.

O que é alfaiataria: história e origem

O que é alfaiataria: aprenda a reconhecer esse estilo e como usá-lo
Indústria Têxtil

O termo alfaiataria é uma palavra de origem árabe, al-ẖayyât, cujo significado é costureiro. Que surgiu na idade Média (entre os séculos XII e XIV). Enfim, era o nome dado ao local onde os alfaiates produziam peças exclusivas e sob medida para cada cliente. Como blazers, calças, ternos e camisas, por exemplo.

Lembrando que as peças eram feitas manualmente, além de serem exclusivamente masculinas. No entanto, no século XVI, a rainha Elizabeth I, foi uma das primeiras mulheres a usar alfaiataria. Mas, foi apenas nos anos 40, com o final da guerra, que o uso de alfaiataria pelas mulheres ganhou força.

Universo Retrô- Marlene Dietrich

Pois, com o final da guerra veio à crise econômica. E como as mulheres não tinham dinheiro para comprar muito tecido para seus vestidos, aderiram à alfaiataria ao seu guarda roupa. Que por ser um estilo com roupas com cortes retos, gastavam menos tecido. Portanto, mais econômico. Além disso, a cantora e atriz Marlene Dietrich eternizou o terninho bem cortado e ajustado com calça comprida e cintura alta.

No entanto, foi um escândalo na época, já que mulheres não usavam calça comprida, exceto para cavalgar. Dessa forma, os ternos masculinos se transformaram nos Tailleur (saia ou calça com blazer e camisa), muito usado por mulheres até os dias de hoje.

O que é alfaiataria: evolução do estilo

Indústria Têxtil

Foi no século XIX, que as roupas de alfaiataria passaram a fazer parte do guarda roupas de mulheres no mundo inteiro. Pois, várias grifes como Coco Chanel, Saint Laurent, Céline, Chloé, Lanvin, Dior e recentemente, a Botega Venetal, começaram a incorporar o estilo de alfaiataria aos modelos femininos.

Armonie

No ano de 1920, Coco Chanel lançou seu famoso Tailleur. Posteriormente, lançou blazers, calças e saias, com o toque único da marca. Da mesma forma, o lançamento do Tailleur da Dior, que revolucionou o mundo da moda, servindo como inspiração até os dias de hoje. Já na década de 1960, Yves Saint Laurent lançou o smoking feminino.

Ademais, até a década de 70 as peças em alfaiataria eram feitas por alfaiates, sendo que as roupas eram feitas sob medida. Além disso, o acabamento era feito à mão, já que as máquinas de costura da época não faziam costuras mais elaboradas.

Por outro lado, hoje em dia as peças podem ser feitas em ateliês ou em fábricas. E podem ser modelos exclusivos ou em série. E claro, vestem tanto homens, quanto mulheres.

Tipos de alfaiataria

Cora Canela

Para diferenciar o que é alfaiataria de outros estilos, basta lembrar que se trata de uma peça estruturada, com o corte reto e ajustado. Geralmente, são feitas com tecido mais estruturado, com bom caimento, elegante e social. Portanto, as roupas não são fluídas.

Além disso, a alfaiataria possui uma técnica de modelagem e costura diferenciada, usada na criação de roupas sociais e executivas. No entanto, não há problema em criar peças de alfaiataria para uso esportivo, desde que siga as técnicas e padrões do estilo alfaiataria.

Ademais, existem diversas linhas de alfaiataria, como a alfaiataria francesa, que é a mais antiga. Além da alemã, conhecida pelos uniformes militares impecáveis e a italiana, conhecida como a mais elegante. E por fim, a alfaiataria inglesa, considerada a mais tradicional.

O que é alfaiataria: aprenda a reconhecer esse estilo e como usá-lo

O que é alfaiataria: aprenda a reconhecer esse estilo e como usá-lo

Dessa forma, alfaiates renomados se destacaram ao longo dos anos, transformando a alfaiataria de simples uniformes militares e trajes executivos, em alta costura cercada de elegância e glamour. São eles:

  • Monsieur Guilson – França nos anos 50 e 60
  • Hugo Boss – Alemanha nos anos 50
  • Paul Smith – Inglaterra nos anos 60 e 70
  • Ermenegildo Zegna e Giorgio Armani – Itália nos anos 60 e 70

Atualmente, a alfaiataria faz parte das passarelas da alta costura, consideradas como peças de luxo. Graças a estilistas como Yves Saint Laurent, Jean Paul Gaultier e Alexandre Mcqueen e marcas como Just Cavalli, Gucci, e Carven.

Características

O que é alfaiataria: aprenda a reconhecer esse estilo e como usá-lo

Alfaiataria é sinônimo de elegância e bom gosto. Para isso, as peças são confeccionadas com acabamento invisível. Ou seja, as roupas possuem acabamento e forração interna. Além disso, tanto os modelos masculinos, quanto femininos possuem a mesma modelagem da queda de ombro.

Ademais, os casacos, blazer e paletós possuem entretela e ombreiras, que deixam o ombro mais reto. Geralmente, as mangas costumam ter duas folhas, que servem para dar formato à curva do braço e cotovelo. Já as calças, não são justas e nem largas, possuem corte reto.

Dessa forma, os tecidos usados na alfaiataria costumam ser mais secos, com caimento reto, liso e mais firme. Por exemplo, lãs frias, linho, crepe, garbadine, jacquard, zibeline, tweed, cashmere, microfibra two way, oxford, entre outros.

No entanto, todos esses tecidos possuem primeira linha, segunda e terceira. Sendo que, o que os diferencia é a quantidade de fios usados na fabricação do tecido. Portanto, é preciso tomar cuidado com as falsificações. Pois, o que determina a beleza de uma peça de alfaiataria é a qualidade dos tecidos, a modelagem e a finalização impecável.

Como usar

Armonie

As peças de alfaiataria são bem versáteis, com diversas possibilidades de combinações. Por exemplo, uma camisa branca com um short ou calça de alfaiataria preta. Que é uma combinação perfeita e elegante tanto para um ambiente profissional, quanto para um mais descontraído. Além disso, você pode combinar a alfaiataria com peças de tecidos mais maleáveis ou brincar com outras texturas.

O que é alfaiataria: aprenda a reconhecer esse estilo e como usá-lo

Dessa forma, para dias mais quentes, você pode optar por peças mais curtas, como saias ou shorts, combinadas com croppeds. Outra opção são os vestidos de alfaiataria e a combinação de blusas com tecidos leves usadas com um bottom de alfaiataria e um colete para finalizar. Além disso, para um look casual, a combinação de t-shirt e alfaiataria é perfeita.

Ademais, a cada ano uma nova coleção de alfaiataria é lançada, acompanhando a tendência do momento. Dessa forma, o estilo ganha um refresh em suas peças. Por exemplo, blazers em versões mais curtas e com bolsos, que se consagraram tendência para 2021.

O que é alfaiataria: aprenda a reconhecer esse estilo e como usá-lo

O que é alfaiataria: aprenda a reconhecer esse estilo e como usá-lo O que é alfaiataria: aprenda a reconhecer esse estilo e como usá-lo O que é alfaiataria: aprenda a reconhecer esse estilo e como usá-lo O que é alfaiataria: aprenda a reconhecer esse estilo e como usá-lo

Quanto às cores, a alfaiataria também pode ser bem versátil. Dessa forma, não fique presa às cores neutras, use tons de vermelho, rosa e bege. Da mesma forma, crie looks com listras e xadrez, que nunca saem de moda.

Enfim, agora que você já sabe o que é alfaiataria, você pode brincar com as combinações. Dessa forma, use shorts nos dias mais quentes, misture tecidos de textura diferentes com a alfaiataria criando looks perfeitos para o dia a dia ou para ambientes mais formais. O importante é criar looks que combinem com você e que sejam confortáveis, sem perder a elegância que a alfaiataria proporciona.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Como usar Blazer? Dicas e inspirações de looks.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *