Triste notícia. Morreu na sexta-feira (29), aos 22 anos, o ator mexicano Octavio Ocaña. A princípio, foi divulgado que ele havia sido assassinado durante um assalto próximo à Cidade do México, mas o caso parece ter muitas perguntas sem respostas ainda…
A imprensa local relatou primeiramente que Octavio teria sido feito de refém durante um assalto e em seguida obrigado a dirigir em fuga, depois que oficiais em uma “blitz” sinalizaram que o automóvel parasse. A polícia mexicana iniciou uma perseguição, e em certo momento houve um disparo, até que o veículo bateu na lateral da estrada.
Segundo o site da BBC, a Procuradoria Geral da República do Estado do México informou que o jovem “perdeu a vida com um tiro na cabeça”. “O corpo foi encontrado dentro do carro que ele dirigia”, relatou. As autoridades ainda investigam o caso, e não souberam dizer ao certo por qual motivo atiraram no ator, e muito menos quem o fez.
No entanto, o caso tem deixado muitas dúvidas para o povo mexicano. Isso porque, em um vídeo que circula nas redes sociais, os policiais chegam no local do acidente, e embora Octavio Ocaña ainda esteja vivo e ferido, ninguém parece fazer muitos esforços para ajudá-lo. Ao contrário da nota divulgada pela Procuradoria, a imprensa reportou que o ator chegou a ser levado com vida para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O relato foi confirmado horas depois pela polícia de Cuautitlán Izcalli, sob fortes protestos de irregularidades no comportamento dos policiais.
Outra versão
Em outro pronunciamento, a Procuradoria Geral da República do Estado do México relatou que Octavio Ocaña estava acompanhado de outros dois homens dentro do carro, e que eles não pararam quando policiais solicitaram, fazendo com que a perseguição se iniciasse. “Durante a perseguição, o motorista perdeu o controle do carro e bateu na lateral da estrada, onde o motorista foi encontrado com um tiro na cabeça”, detalhou.
“Um dos acompanhantes declarou que o motorista portava uma arma de fogo, que havia retirado do porta-luvas do veículo. Tanto as testemunhas que viajavam com o falecido, quanto os policiais municipais que tentaram parar o veículo, afirmaram que não houve troca de tiros”, continuou. Ao inspecionar o automóvel, as autoridades encontraram “uma arma de fogo, uma cápsula de tiro e evidências balísticas no teto da unidade, bem na altura do motorista”.
Segundo o depoimento destas duas pessoas que acompanhavam o ator e foram presas, todos se conheciam há muitos anos e estavam juntos há dias consumindo bebidas alcoólicas, dando a entender que Octavio estava bêbado no momento em que dirigia. Em entrevista para a imprensa mexicana, Octávio Perez, pai do artista, desabafou sobre as especulações feitas, e garantiu que o filho não estava alcoolizado. “Estou acabado porque eles tiraram parte da minha alma e da minha vida”, lamentou. Segundo ele, os dois acompanhantes no carro com o ator são pessoas “de toda sua confiança”.
Octavio Pérez, padre de Octavio Ocaña, rechaza versión de la Fiscalía del Estado de México que señala que el actor iba manejando estado de ebriedad.
Video: Germán Espinosa – El Universal pic.twitter.com/kJ1eNTlOrs
— El Universal (@El_Universal_Mx) October 30, 2021
No sábado (30), a hashtag #JustiçaParaBenito – utilizando o nome de um dos personagens de Octavio, que era muito querido pelo público – ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no México. Os internautas acusavam as autoridades de manipular o local do acidente, tendo como argumento um boletim policial, que dizia que o tiro havia atingido apenas a mão do ator. Eugenio Derbezm, criador e diretor da série “Vecinos”, da qual Ocaña fez parte do elenco, foi uma das pessoas que exigiram respostas esclarecedoras sobre as circunstâncias da morte do astro.
Homenagens
No Brasil, o público vinha acompanhando o trabalho de Octavio Ocaña na exibição que o SBT tem feito da novela “Te Dou A Vida”, em que ele interpreta o personagem Benito. Na sitcom “Vecinos”, ele deu vida ao mesmo papel entre os anos 2005 e 2008. Ocaña também esteve em “En Familia Con Chabelo (2005-2007)”, “La Familia P.Luche (2007)”, “Amor Letra por Letra (2008)” e “Hermanos y Detectives (2009)”. Octavio ainda conseguiu o prêmio ‘TV y Novelas’, um dos mais importantes do México, na categoria de melhor atuação infantil pelo trabalho em “Lola, Érase Una Vez (2007)”.
“Querido Octavio, ‘Benito’, obrigado por toda a alegria que nos deu. Sempre estará presente em nossa memória e nos nossos corações. Sua luz não se apagará nunca. Descanse em paz”, escreveu a emissora Televisa nas redes sociais. Nerea Godínez, namorada do ator e mãe de seu filho, compartilhou um longo desabafo emocionado sobre a partida trágica e precoce do artista.
Querido Octavio, “Benito”, gracias por toda la alegría que nos diste. Siempre estarás presente en nuestra memoria y en nuestros corazones. Tu luz no se apagará nunca.
Descanse en paz. pic.twitter.com/lP0LwRpiGT
— Televisa Prensa (@Televisa_Prensa) October 30, 2021
“Queria encontrar a maneira correta de explicar ao nosso filho a sua ausência, a falta que você vai fazer no nosso dia a dia, que o ‘papai tavo’ não vai voltar para casa. Talvez ele ainda não entenda o significado do que aconteceu, ele simplesmente não vai te ver nunca mais. E isso faz meu coração despedaçado quebrar ainda mais. Você veio em nossa vida para ficar e assim será, embora agora de outra forma. De qualquer forma, peço que não nos deixe, que me acompanhe em meus sonhos para que aí possamos cumprir tudo o que almejamos. Eu te amo, Octavio, em cada milímetro do meu ser”, escreveu.