significado e importância na decoração natalina


O Natal é uma celebração cristã, onde comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. No entanto, nem sempre o Natal foi comemorado no dia 25 de dezembro. Na Antiguidade, era comemorado em várias datas diferentes, afinal não se sabia a data exata do nascimento de Cristo. Dessa forma, no século IV a Igreja Católica definiu a data oficial da comemoração. Enfim, é comum nessa época decorarmos nossas casas com as cores do Natal.

Ademais, as comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias. Pois, foi este o tempo que os três reis Magos levaram para chegar até Belém. Onde entregaram ouro, mirra e incenso como presente ao menino Jesus. Todavia, atualmente é comum montar árvores e outras decorações natalinas logo no começo de dezembro e desmontando tudo até 12 dias após o Natal.

Cores do Natal: significado e importância na decoração natalina
Casa e Construção

Enfim, se você pretende criar sua decoração natalina, basta investir em artigos de decoração nas cores do Natal. Ou seja, verde, vermelho, branco e dourado ou prata. Dessa forma, vai facilitar seu trabalho na hora de compor sua decoração para as festividades de final de ano. Além disso, as cores são fortes e alegres, combinando com qualquer estilo. E você pode usá-las nas paredes, móveis e na escolha dos acessórios natalinos.

Mas, as cores também possuem significados importantes como paz e esperança, por exemplo. Inclusive, você pode adaptar as cores de acordo com seu gosto, deixando sua casa mais harmônica e charmosa para as festividades natalinas. Enfim, conheça um pouco mais sobre o significado e importância de cada uma das cores do Natal. Depois, é só usar sua criatividade e bom gosto para preparar a sua casa para o Natal.

O significado das cores do Natal

Cores do Natal: significado e importância na decoração natalina
Pinterest

Comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro, que é quando o hemisfério norte está no auge do inverno. Dessa forma, a cor mais evidente na natureza é o branco da neve, que cobre o verde das árvores. Ademais, é muito comum acenderem fogueiras ou lareiras nas casas para manter todos aquecidos. E é daí que vêm as cores vermelho e dourado, que representam o fogo.

Por isso, tradicionalmente, as cores do Natal são vermelho, verde, branco e dourado ou prata. Além disso, cada uma dessas cores possui um significado específico, que foi passado de geração para geração. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem o verdadeiro significado das cores do Natal. Portanto, confira:

Vermelho

Vix

O vermelho é uma das cores do Natal mais importantes, pois, representa o sangue de Jesus, o fogo e a caridade. Além disso, é uma cor quente e estimulante que simboliza a alegria, o sentimento de amor incondicional e a aproximação entre as pessoas. Que o que Jesus ensinou ao seu povo.

Ademais, Papai Noel também usa vermelho, cuja lenda foi baseada na lenda de São Nicolau. Um bispo (com vestes vermelhas) da Igreja Católica que distribuía doces e brinquedos para crianças de famílias humildes no Natal.

Enfim, você pode usar a cor vermelha para compor a decoração Natalia em sua casa. Pois, dessa forma, você vai encher seu lar com a cor que representa o amor, caridade e solidariedade, características dessa época do ano.

Cores do Natal: Verde

Zona Curiosa

Entre as cores do Natal, o verde representa a esperança, perseverança, juventude e renovação. Sentimentos que são muito importantes, principalmente durante as festividades de Natal.

Além disso, também é a cor tradicional da árvore de Natal, símbolo de vida eterna. E das guirlandas natalinas, usadas para decorar as portas das casas.

Curiosamente, na Antiguidade as pessoas costumavam usar ramos de pinheiro, azevinho e hera para enfeitar suas casas durante os meses frios. Já que essas eram as únicas plantas que não perdiam suas folhas durante o inverno.

Enfim, era uma maneira de lembrar a todos que os dias frios e escuros não durariam para sempre, mas, que logo a primavera chegaria. Portanto, o verde também é símbolo de resistência e resiliência, sendo muito usado nas decorações natalinas.

Branco

Decor Fácil

Em suma, o branco representa o inverno e a neve do hemisfério norte. Cujo significado está relacionado à alegria, paz, proteção, pureza e união entre amigos e familiares. Enfim, o branco simboliza o renascimento e a vinda de Cristo que é a luz para o mundo.

Cores do Natal: Dourado ou prateado

Dona Giraffa

Por fim, entre as cores do Natal temos o dourado ou prateado, cujo significado está relacionado ao brilho das estrelas. Ou seja, a luz que nos guia e nos livra da escuridão. Além disso, também pode simbolizar a sabedoria e a generosidade de presentear.

Ademais, os brilhos dourados ou prateados nas decorações natalinas representam a luz do sol e das estrelas. Lembrando que foi o brilho de uma estrela que guiou os três reis Magos até o menino Jesus. Por isso, também simboliza a presença divina.

Enfim, você pode usar as cores do Natal da forma que preferir, seja na árvore de Natal e guirlandas, nos enfeites, na composição da mesa da ceia e em cada detalhe de sua decoração natalina. Basta usar sua criatividade para criar um ambiente cheio de amor, generosidade, esperança e união para receber seus amigos e familiares para as festividades natalinas.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: 16 dicas para facilitar sua decoração de Natal.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *