Curiosidades sobre o Dia Internacional Da Mulher, 8 de março


Dia 8 de março é comemorado o dia internacional das mulheres. Em suma, era uma data celebrada no início do século XX, voltada para comemorar os direitos trabalhistas. Posteriormente, em 1975, essa data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas. Enfim, muitas pessoas usam esse dia para presentear e homenagear as mulheres que amam. No entanto, existem muito por trás dessa data, muitas curiosidades sobre o dia da mulher. Confira.

Curiosidades sobre o dia da mulher

Uol

1 – A origem da data

Entre as curiosidades sobre o dia da mulher, encontra-se a origem da data. Ademais, muitas pessoas acreditam que o dia das mulheres tem relação com o fato ocorrido no Brasil em 25 de Março de 1911. Isto é, quando ocorreu um incêndio na Companhia de Blusas Triagle. E, nesse dia 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres, e 21 homens.

No entanto, essa data surgiu em um período anterior. A princípio, em Nova York, no dia 26 de fevereiro de 1909, algumas mulheres realizaram uma passeata. Ademais, foram cerca de 15 mil mulheres que saíram nas ruas para protestar.

Em síntese, elas protestavam pelo direito do voto e por melhores condições de trabalho. Diante disso, surgiu o primeiro Dia Internacional da Mulher.

2 – A Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialista

Posteriormente, em agosto de 1910, Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a criação de uma jornada com várias manifestações.

Em suma, ela propôs que houvesse uma jornada anual de manifestações das mulheres pela igualdade de direitos, sem data exata. Dessa forma, em 19 de março de 1911, celebraram o primeiro dia oficial da mulher. A partir dessa data, a comemoração seria feita todo ano.

Enfim, durante a comemoração mais de 1 milhão de pessoas participaram, nos países da Alemanha, Suíça, Áustria e Dinamarca.

3 – Curiosidades sobre o dia internacional da mulher

Outra curiosidade sobre o dia da mulher é que os movimentos femininos se espalharam por todo o mundo. Ademais, pelo antigo calendário Russo, em 23 de Fevereiro de 1917 houve um protesto nas ruas de um grupo de operárias.

Em resumo, elas protestavam contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. Diante disso, O czar Nicolau II, líder do país na época, mandou os militares colocarem fim aos protestos e atirar em qualquer mulher que se recusasse a parar.

Porém, as mulheres não se intimidaram e continuaram o que levou o czar a abdicar. Nesse aspecto, surgiu uma faísca para o início da Revolução Russa e foi estopim para que o governo provisório concedesse às mulheres russas o direito de voto.

Entretanto, apenas em 1918 que os soviéticos adotaram a data do 8 de março no calendário gregoriano, visando à celebração da “mulher heroica e trabalhadora”.

 4 – A oficialização

O Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano em que foi intitulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como “Ano Internacional da Mulher”. Pois, queriam que existisse uma data para lembrar e homenagear as conquistas políticas e sociais femininas.

Ademais, se tornou um feriado nacional em vários países. Desse modo, muitos homens buscam presentear suas amadas com flores nessas datas.

5 – Curiosidades sobre o Dia da Mulher: É um feriado internacional

O Dia Internacional da Mulher se tornou uma celebração popular por todo o mundo. Dessa forma, se tornou um feriado nacional em diversos países. Por exemplo, Afeganistão, Cuba, Vietnã, Uganda, Mongólia, Geórgia, Laos, Camboja, Armênia, Bielo-Rússia, Montenegro, Rússia e Ucrânia.

6 – A cor roxa

Por fim, entre as curiosidades sobre o dia da mulher, a cor roxa é considerada a cor global para o Dia Internacional da Mulher. Ademais, ao longo da história, para representar a data usavam as cores roxo, verde e branco.

Entretanto, não se usa mais essa combinação. Visto que, a cor branca simbolizava a pureza das mulheres, o que atualmente é visto como um conceito polêmico e desatualizado.

Enfim, o Dia Internacional da Mulher tem como objetivo relembrar a eficiência e a destreza de mulheres fortes do passado. Que graças a elas, as mulheres de hoje têm a possibilidade de conquistar seus sonhos cada vez mais. Além de servirem de inspirações para que as mulheres não desistam e continue lutando por seus direitos.

Então, se você gostou desse post, leia também: 100 frases de mulheres fortes, para reafirmar todos os dias.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *